Início » Internet » Blogger libera novo visual para usuários

Blogger libera novo visual para usuários

Avatar Por

A espera chegou ao fim. O Google começa a liberar nessa quarta-feira a nova interface do Blogger, o serviço de hospedagem de blogs mais usado no mundo. Essa reformulação foi anunciada em março desse ano, mas somente dois meses depois é que está sendo finalmente lançada para todos os usuários.

No entanto, não adianta correr para o Blogger imediatamente para conferir as novidades. De acordo com responsáveis pelo serviço, a transição do Blogger na interface anterior para o Blogger na nova interface será feita aos poucos, para um número usuário de blogueiros. Num primeiro momento, a interface sequer estará disponível no endereço tradicional do Blogger.

O espaço escolhido para a transição, que garante principalmente um visual mais apurado e moderno para o serviço, é o Blogger in Draft. Usuários que acessarem essa página têm chances de ver o novo visual do Blogger em funcionamento (não foi o meu caso, infelizmente). Ao longo das próximas semanas, o novo Blogger será liberado para mais gente, até que toda a base de usuários esteja utilizando a versão mais nova.

Escrever posts lembra interface do Google Docs | Clique para ampliar

Camila Fitzgerald, que responde pelas operações de consumidor no Google, afirma que o código do Blogger foi essencialmente escrito do zero. Com isso, a equipe de desenvolvimento pode empregar as tecnologias mais recentes, em especial parâmetros visuais sacramentados pelo HTML5.

Uma das novidades do novo Blogger é o editor de posts, que ficou bastante semelhante ao editor de textos do Google Docs. Uma estratégia interessante de replicar a mesma interface de um serviço em outro bastante similar, devo dizer. A diferença fica por conta da opção de editar diretamente o HTML do post, algo que os documentos em texto do Docs não oferecem.

O Blogger conta atualmente com 400 milhões de leitores ativos.

Sugestão enviada pelo leitor Cauê Madeira.

Mais sobre: , , ,