Início » Internet » Blogger libera novo visual para usuários

Blogger libera novo visual para usuários

Avatar Por

A espera chegou ao fim. O Google começa a liberar nessa quarta-feira a nova interface do Blogger, o serviço de hospedagem de blogs mais usado no mundo. Essa reformulação foi anunciada em março desse ano, mas somente dois meses depois é que está sendo finalmente lançada para todos os usuários.

No entanto, não adianta correr para o Blogger imediatamente para conferir as novidades. De acordo com responsáveis pelo serviço, a transição do Blogger na interface anterior para o Blogger na nova interface será feita aos poucos, para um número usuário de blogueiros. Num primeiro momento, a interface sequer estará disponível no endereço tradicional do Blogger.

O espaço escolhido para a transição, que garante principalmente um visual mais apurado e moderno para o serviço, é o Blogger in Draft. Usuários que acessarem essa página têm chances de ver o novo visual do Blogger em funcionamento (não foi o meu caso, infelizmente). Ao longo das próximas semanas, o novo Blogger será liberado para mais gente, até que toda a base de usuários esteja utilizando a versão mais nova.

Escrever posts lembra interface do Google Docs | Clique para ampliar

Camila Fitzgerald, que responde pelas operações de consumidor no Google, afirma que o código do Blogger foi essencialmente escrito do zero. Com isso, a equipe de desenvolvimento pode empregar as tecnologias mais recentes, em especial parâmetros visuais sacramentados pelo HTML5.

Uma das novidades do novo Blogger é o editor de posts, que ficou bastante semelhante ao editor de textos do Google Docs. Uma estratégia interessante de replicar a mesma interface de um serviço em outro bastante similar, devo dizer. A diferença fica por conta da opção de editar diretamente o HTML do post, algo que os documentos em texto do Docs não oferecem.

O Blogger conta atualmente com 400 milhões de leitores ativos.

Sugestão enviada pelo leitor Cauê Madeira.

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

asrsantos
Não, só uso o draft.blogger.com e não liberaram não. Aliás, mesmo agora não liberaram. Pra variar o Brasil é sempre o último na lista dos gringos.
Thiago Sabaia
Mesmo assim prefiro o WordPress :D
@brunogdb
Blogger, não é porque eu falo que você é pior que WordPress que você vai me deixar sem essa né? D:
Caio Furtado
Ficou TÃO melhor que o Wordpress.
Kadu
Em ritmo lento, pelo visto, uma vez que eu ainda nem cheguei perto dela :D
Crazyseawolf
Quanto a nova interface, ela começou a ser distribuída no mês passado. Vejam aqui: http://crazyseawolf.blogspot.com/2011/04/novidades-blogger-in-draft-novo-painel.html
Crazyseawolf
O Intense Debate é uma droga, demora demais, trava o navegador e nunca aceita os meus diferentes logins.
O Disqus é infinitamente superior.
omestrebin
opa o meu jah tah em uso, legal foi poder ativar a versão pra celular
João Pedro C. Motta
Mas quando você migra do Blogger con IntenseDebate para o WordPress, você perde todos os comentários, não tem como exportar para o ID do WP.
@fernandoquest
Prefiro o Tumblr!
Kadu
O Blogger in Draft é o "canal beta" do Blogger, onde as novidades chegam primeiro e são testadas. Se forem aprovadas, vão para a versão final (normal) do Blogger.

Na prática, não muda muita coisa (ou eu que já me acostumei ao Draft).
Kadu
Você pode usar sistemas de comentários terceiros, como o IntenseDebate que o Renato citou acima. Muita gente, inclusive no mundo do Wordpress, faz isso :)
Pedro
O meu também não mudou. Qual a diferença entre o Blogger e o Blogger in Draft?
Kadu
Eu uso o Blogger in Draft como padrão e o meu ainda não mudou.
Nem mesmo o editor, tudo está como sempre é, com cara de 2000.
Estou aguardando ansiosamente! Rs.
@ferramentasblog
Esta nova interface do Blogger já está sendo disponibilizado oficialmente desde o dia 19 de abril/2011. Não foi hoje que começaram com as mudanças.

Poderá levar várias semanas (ou meses) até que todos os usuários da plataforma consigam acessar a nova interface. Também só estará disponível pelo Blogger in Draft (canal de testes do Blogger), o que indica que as novidades podem levar mais tempo ainda para serem de fato adotadas por todo o sistema do Blogger.

Vocês podem ver mais detalhes aqui sobre essas mudanças: http://www.ferramentasblog.com/2011/04/nova-interface-do-blogger-ja-esta-sendo-disponibilizada-new-blogger-dashboard.html

Espero ter ajudado a esclarecer o assunto.

Marcos Lemos, editor do [ Ferramentas Blog ]
@renatosiqueira
Eu uso o IntenseDebate para comentários...
MUITO melhor do que qualquer outra coisa que você possa encontrar no Blogger
Matheus Marques
Faz seculos que eu não acessava o Blogger in Draft e o meu já mudou... agora se faz tempo ou não eu não sei .-.
Percebi hoje.
Cristiano
400 milhões de leitores do Blogger ou usuários do Blogger?
Pedro
Mudou algo no sistema de comentários? Caso contrário, prefiro continuar com o Wordpress.
João Pedro C. Motta
Eu esperava mais mudanças, como no sistema de comentários, e não só no editor de textos.
Gsmlife
Legal, mas já mudei para o Wordpress a muito tempo...
Thássius Veloso
É uma possibilidade real. Como eu quase não uso o Blogger, muito menos o Blogger in Draft, ainda não tive a chance de testar essa belezinha. Pelas capturas de tela, parece que o Blogger acertou dessa vez.
@spasmocriativo
Estranho, já estou com esse visual faz quase um mês. Provavelmente eles já liberaram há tempos pra quem usa o Draft como default nas postagens.