Está cada vez mais difícil entender exatamente o que o Google anda fazendo com o Android. A mais nova decisão da empresa é que aparelhos que tenham sido rooteados não poderão alugar filmes usando o Android Market, com a desculpa de que isso poderia facilitar a pirataria.


Assim, se você possui um tablet ou um smartphone com Android e tiver realizado o root do aparelho, receberá uma mensagem de erro ao tentar alugar um filme pelo novo serviço de aluguel de filmes do Google, o Movies (por enquanto, disponível apenas nos EUA). A mensagem que o usuário recebe é “Failed to fetch license for [movie title] (error 49)“.

Diversos filmes, mas disponíveis apenas com celulares não-rooteados, puros e inocentes

Segundo o Google, essa decisão diz respeito a “exigências relacionadas à proteção de direitos autorais”. Ou seja: por razões completamente desconhecidas, alguém que tenha feito o root no equipamento é um pirata em potencial, e portanto não pode ter acesso aos filmes. O que é engraçado, em teoria é muito mais fácil usar a própria ferramenta de busca do Google para encontrar versões em alta qualidade dos filmes do que descobrir uma forma de pirateá-lo através do tablet ou celular com root.

De qualquer forma, usuários já começaram a questionar essa decisão do Google, revoltados com mais uma tentativa de bloquear ou impedir o uso de um sistema “livre” como o Android. Em tese, não deveria haver problema algum em rootear um celular com Android, quer seja para instalar uma versão modificada do sistema, quer seja para atualizá-lo de forma não-oficial, quando o fabricante desiste de liberar novas versões do Android para o equipamento.

Não custa nada lembrar também que a Apple não faz qualquer restrição a iPhones e outros dispositivos que tenham passado por jailbreak. Irônico, não?

Com informações: Engadget

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados