Como usar TweetDeck [Guia para iniciantes]

Precisa gerenciar mais de uma conta no Twitter e organizar todas as informações dos perfis? Entenda como usar o TweetDeck

Alvaro Teixeira
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Conheça o TweetDeck, ferramenta para gerenciar várias contas do Twitter (Imagem: Alexander Shatov/Unsplash)

Se você precisa gerenciar mais de uma conta no Twitter, seja profissionalmente, como social media e perfis de empresas, ou por motivos pessoais, o TweetDeck é a ferramenta que oferece uma experiência mais avançada e permite, além do controle de múltiplas contas, o acesso às métricas de engajamento e citações, facilitando a organização. Entenda a seguir como usar o TweetDeck.

O que é o TweetDeck

Quem precisa cuidar de diversas contas simultaneamente no Twitter sabe das dificuldades que essa tarefa enfrenta. Profissionais de mídias sociais e perfis de empresa, por exemplo, necessitam monitorar um grande volume de dados, além de precisar de ferramentas como agendamento de posts e acompanhar métricas, engajamento e citações. O TweetDeck funciona como um gerenciador de perfis e oferece os recursos necessários para toda essa gestão de informações e controle de perfis em um mesmo lugar.

Imagine se você precisasse gerenciar três perfis do Twitter e para analisar métricas, monitorar o engajamento e agendar posts, tivesse que ficar mudando de usuário a todo instante. Difícil, não? É exatamente para dar praticidade a esses casos que existe o TweetDeck.

Como usar o TweetDeck

Para acessar o TweetDeck é preciso logar no site online, ou usar o aplicativo para Mac. Basta fazer o login com uma conta do Twitter e depois você poderá entrar com os demais perfis que você tem acesso e pretende gerenciar.

TweetDeck: ferramenta com recursos para gerenciar contas e monitorar métricas no Twitter (Imagem: Reprodução/TweetDeck)

No começo, a tela inicial pode parecer um pouco confusa, já que a estrutura é através de colunas, com diversas informações dos perfis que o usuário gerencia. A timeline é atualizada em tempo real, portanto, você verá um quadro bem dinâmico na sua frente.

As colunas são personalizáveis e você pode escolher quais recursos deseja visualizar, portanto, com um pouco de costume, a ferramenta se torna muito útil para quem precisa monitorar tantas informações.

Como conectar várias contas no TweetDeck

Veja como você pode incluir os demais perfis que irá gerenciar após logar com sua conta na ferramenta:

Tempo necessário: 1 minuto

  1. Clique em “Contas”;

    O recurso está na barra de navegação à esquerda.

  2. Clique em “Vincular outra conta que você possui”;

    Depois de contas, basta procurar esta opção no menu que irá abrir.

  3. Leia a mensagem e clique em “Continuar”;

    A mensagem explica que irá criar uma conta de equipe.

  4. Entre com as informações da conta que irá gerenciar;

    Digite o login e senha da conta que pretende controlar.

Como usar as colunas na tela inicial

A estrutura da tela inicial do TweetDeck é organizada em colunas. Nelas, são dispostas as linhas do tempo de cada perfil ou informações de monitoramento, como o engajamento ou trending topics. As colunas são bem personalizáveis, portanto você consegue incluir novas colunas ou editar a informação que elas exibirão.

A estrutura em colunas do TweetDeck (Imagem: Reprodução/TweetDeck)

As informações principais que as colunas podem exibir são:

  • Página inicial dos perfis;
  • Usuário: Tweets de uma conta específica;
  • Notificações;
  • Buscas;
  • Listas;
  • Coleções;
  • Atividade;
  • Curtidas;
  • Menções;
  • Mensagens diretas;
  • Seguidores;
  • Tweets programados;

Para reorganizar as colunas, basta clicar, segurar e arrastá-las entre uma e outra, alterando sua posição. Se quiser mudar o que cada coluna exibe, clique no ícone de configuração no topo de cada coluna.

É possível, ainda, aplicar filtros em colunas. O recurso ajuda a monitorar informações mais precisas, como tweets em uma localização específica, palavra-chave ou usuários.

Ao clicar no ícone de configuração em cima de cada coluna, você poderá aplicar os filtros: Conteúdo, localização, usuários, engajamentos e alertas.

Como gerenciar várias contas

Aqui, vou te mostrar os principais recursos do TweetDeck: postar ou curtir posts a partir de várias contas e agendar publicações.

Você pode selecionar uma conta padrão, que será a principal conta usada para publicar, curtir e responder tweets. Basta clicar em “Contas” e na conta que deseja usar como padrão, ativar a opção “Conta Padrão”.

Como publicar em várias contas

Para publicar tweets em várias contas simultaneamente, basta clicar no botão “Novo tweet”, no menu lateral e selecionar os perfis que deseja usar para a publicação. Com todos selecionados, crie a publicação e o tweet sairá nos perfis escolhidos.

Para curtir com várias contas ao mesmo tempo, o processo é parecido. Selecione a opção “Curtir a partir de contas” no menu lateral e selecione os perfis com os quais deseja curtir uma publicação.

Como agendar publicações

Este é um dos recursos mais utilizados e interessantes do TweetDeck. A programação de posts é fundamental para perfis comerciais e relevantes, já que há um planejamento a ser seguido para as publicações. Veja como fazer:

  1. Clique em “Novo Tweet”;
  2. Selecione as contas que deseja que publiquem seu post;
  3. Escreva seu Tweet;
  4. Clique em “Programar tweet”
  5. Selecione a data e hora da publicação;
  6. Clique em “Programar tweet para [data/hora];

Use o TweetDeck e explore seus filtros, recursos e organização de colunas. Quanto mais você usa, mais fácil se torna a tarefa de gerenciar várias contas e organizar o monitoramento de todas as métricas.

Com informações: Twitter.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre TweetDeck na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Alvaro Teixeira

Alvaro Teixeira

Ex-redator

Alvaro é formado em comércio exterior e apaixonado por tecnologia desde 2005, quando cursou matemática aplicada computacional na UFRRJ. É experiente com games, principalmente FIFA, o qual jogou profissionalmente por cinco anos. Tem afinidade com videogames, celulares, além de outros assuntos tech. No Tecnoblog, atuou como redator entre 2020 e 2023.

Relacionados