A Opera Software libera nesta terça uma nova versão do Opera Mini. Por enquanto, os felizardos são os donos de iPhones e de iPads, que já podem baixar e instalar o aplicativo gratuito a partir da App Store. O Android, por enquanto, vai ficar de fora dessa atualização.

Na nova versão, o navegador fica mais inteligente e tem foco na resolução de exibição das páginas nos aparelhos mais recentes da Apple. Por exemplo, donos de iPhone 4 perceberão uma melhoria na renderização das páginas, que agora tira total proveito do Retina Display. Estreando com uma interface própria no iPad, o Opera Mini 6 vai automaticamente modificar a exibição da página para algo amigável para o tablet da maçã.

Opera Mini 6 no iPod Touch não tira proveito do Retina Display

O Opera Mini 6 ganhou nova animação para quando o usuário abre um link: acontece um rápido efeito visual de deslizamento, no qual a página antiga dá lugar à nova página.

Download | Opera Mini (App Store)

Como de costume, cabe lembrar que o Opera Mini é mais rápido que os navegadores convencionais porque realiza a compressão das páginas no servidor da Opera Software. Tecnicamente falando, o aparelho não executa nada, mas apenas exibe os elementos visuais “montados” no servidor. Isso é bom porque a compressão pode chegar a 90%, mas também é ruim porque prejudica a exibição de elementos dinâmicos da página, como muito JavaScript disponível por aí.

Confira abaixo o vídeo de apresentação do Opera Mini 6:


(YouTube)

No embalo do lançamento do Opera Mini 6, a Opera Brasil vai sortear 10 capinhas de celular — eu tenho uma e posso dizer: é super bacanuda! Informações sobre a promoção, conduzida pelo honorável Victor Pencak, podem ser encontradas aqui.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rafael
É né pra que será que existem vários navegadores, tipo Chrome pra que? -.-
@EmanuelSchott
"Por enquanto, os felizardos são os donos de iPhones e de iPads, que já podem baixar e instalar o aplicativo gratuito a partir da App Store. O Android, por enquanto, vai ficar de fora dessa atualização." Até meu pobre 5530 com Symbian ja conta com o Opera Mini 6 e Mobile 11 desde o inicio do ano... Acho que os atrasados ai são os gadgets do tio Jobs!!!
Alexandre
imaginava que o safari mobile era suficiente....
Caio Furtado
No wifi, Safari > Opera, no 3G compensa o Opera, pela compressão.
Caio Furtado
Demorou por conta da Retina Display, e pra tablets Android, acho que não existe.
@Leonardo_Mellin
Continuo com o meu Mercury :D
@brunogdb
Adeus Safari, faremos festa.
Scheldon
Aí sim, um navegador de homem para iOS. Apple, enfia o Safari no CU
Thássius Veloso
O Opera está disponível para iPhone faz tempo mesmo. Mas essa é uma nova versão.
@davisilva02
Sinceramente, acredito que este opera já esta disponível desde ano passado para IOS, acredito que o que tenha sido lançado agora, tenha sido a versão para ipad, ou alguma versão dentro da 6, tipo 6. alguma coisa.
Natan
Já tem até em Java O_O
@SoaresGui
Até pra Symbian já tem.
Patrick
O Opera Mini 6 já estava disponivel para Android. Na verdade demorou foi para a AppStore devido ao já conhecido processo da Apple...