Quem fundou a Microsoft?

Fundada em 1975, a casa do Windows conseguiu revolucionar o mercado de computadores pessoais; saiba quem fundou a Microsoft

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano
A sede da Microsoft fica em Redmond, Washington (Imagem: Unsplash / Mohammad Rezaie)

A Microsoft é uma gigante no ramo de computadores e tecnologias. Segundo a Forbes, a empresa tem um valor de mercado em 2021 de cerca de 2 trilhões de dólares. Porém, ela começou pequena, levando anos para crescer substancialmente e alcançar os patamares conhecidos. Confira, no artigo a seguir, quem fundou a Microsoft e todos os detalhes de sua criação.

Quem fundou a Microsoft?

Fundada no ano de 1975 na cidade de Albuquerque no Novo México, a previamente chamada Micro-Soft veio da ideia de dois amigos de infância: Paul Allen e Bill Gates. O objetivo inicial era o de desenvolver software para o computador pessoal Altair 8800, por isso a decisão de ter a sede no local. A cidade era o lar da empresa de eletrônicos MITS, criadora e dona do Altair 8800.

Poucos anos depois, a Microsoft cresceu muito e acabou se mudando para Washington. Em 1978, as vendas da empresa superaram a marca de 1 milhão de dólares, o que em 2021 seria algo em torno de $4,194,428 segundo o calculador do site Dollar Times.

Em 1980, a instituição conseguiu um acordo para desenvolver o sistema operacional do primeiro computador pessoal da IBM. Sendo assim, no importante ano de 1985, a corporação lançou a primeira versão do Windows.

No ano de 1987, a empresa se torna pública, alcançando patamares nunca vistos na empresa tanto de forma monetária quanto de reconhecimento. No fim da década de 80, a corporação havia se tornado o maior nome na área de desenvolvimento de software para computadores pessoais do mundo, baseando-se nas vendas.

Paul Allen (à esquerda) e Bill Gates (à direita), em 1981 (Foto: Microsoft)
Paul Allen (à esquerda) e Bill Gates (à direita), em 1981 (Foto: Microsoft)

Tudo teve seu início com os fundadores Bill Gates e Paul Allen que abandonaram seus empregos e estudos para criarem a Microsoft. Ao todo, trabalharam juntos por 8 anos, visto que Allen deixou a companhia em 1983 para se tratar de uma doença. Após curado, ele continuou a realizar negócios em diversas empresas como a Ticketmaster e a Charter Communications. Paul Allen faleceu em 2018.

Oficialmente, Bill Gates se retirou da Microsoft em junho de 2008, porém mantendo sua posição de chairman e conselheiro. A maior parte de seu trabalho é direcionado à Fundação Bill & Melinda Gates, uma instituição filantrópica que luta contra a pobreza e doenças ao redor do mundo.

Com informações: Microsoft.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Microsoft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Canal Exclusivo

Relacionados