Como funciona o Valve Anti-Cheat [VAC System]

Pelo fim dos cheaters! Saiba como funciona o Valve Anti-Cheat, programa oficial de caça os trapaceiros no CS:GO

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 11 meses
como funciona o valve anti-cheat / Logan Weaver / Unsplash

Com certeza o que mais atrapalha os jogos online são os cheaters, trapaceiros buscando ter vantagens sobre outros jogadores de forma irregular. No CS:GO não seria diferente, um dos games FPS mais jogados na história, é cheio desses “malandros” que tentam atrapalhar o ambiente de jogo. Veja como funciona o Valve Anti-Cheat (ou VAC System), que está sempre na caça de pessoas mal intencionadas nas batalhas. 

O que é VAC?

A sigla VAC significa Valve Anti-Cheat, um sistema automatizado utilizado pela produtora Valve para prevenir que jogadores maliciosos façam uso de trapaças para obter vantagens sobre outros jogadores.

Quando um jogador têm programas de cheats instalados em seu computador já é um alvo. Ao entrar nos servidores protegidos pelo VAC, geralmente os oficiais, tendo algum software do tipo instalado, o jogador já pode, automaticamente, ser banido pelo Anti-Cheat.

Como o VAC detecta cheats?

O sistema detecta as assinaturas dos cheats. Como assim? Todo o software feito por terceiros para o uso de cheats age modificando arquivos base do jogo. Essas modificações são consideradas cheats ou hacks, e levam ao banimento do jogador pelo VAC. Dentre os mais conhecidos estão as modificações dos arquivos executáveis do jogo de a biblioteca de ligação dinâmica (arquivos do tipo .dll).

como funciona o valve anti-cheat / Leandro Kovacs / Foto

Eu preciso baixar o VAC?

Não, os jogos que contam com a proteção desse sistema já estarão com o Anti-Cheat ativado ao serem executados. Isso torna a experiência mais tranquila para o usuário, sem a necessidade de procurar por modelos atualizados.

Só funciona no CS:GO?

O Valve Anti-Cheat é utilizado por um certo número de jogos além do CS:GO, que tem a maior base de players. Podemos destacar alguns jogos que utilizam o VAC:

  • DOTA 2
  • Team Fortress 2
  • Day Z
  • Rust
  • Left 4 Dead 2
  • Dying Light
  • ARK: Survival Evolved

Como faço para não ser banido pela VAC?

O primeiro passo é não usar cheats. A segunda opção é, caso tenha cheats no PC ou estar em um computador que não é o seu, não entrar nos servidores oficiais protegidos pelo Valve Anti-Cheat. Existem muitos servidores da comunidade que não necessariamente são protegidos pelo VAC, porém está arriscado a sofrer com os cheaters também.

O que acontece se eu for banido pela VAC?

Se acontecer o banimento pelo Valve Anti-Cheat, o jogador ficará impedido de entrar em servidores protegidos pelo VAC ― a maioria dos servidores conta com essa proteção ― para sempre, sem chance de “desbanimento”. 

Alguns jogos que utilizam o Valve Anti-Cheat permitem a criação de servidores desprotegidos, não todos, vale verificar essa questão para calcular os riscos.

como funciona o valve anti-cheat / Leandro Kovacs / Foto

Dicas

Algumas dicas são importantes para prevenir um banimento acidental:

  • Não empreste sua conta para terceiros;
  • Não faça login com sua Steam em computadores desconhecidos;
  • Não compartilhe sua biblioteca de jogos;

Seguindo esses cuidados o jogador ficará protegido. É muito mais divertido jogar em um ambiente sem trapaças, treinando para vencer os adversários, não torne a experiência dos outros players tóxica. Bons Jogos.

Mais informações: Support Steam

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Valve Anti-Cheat na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Canal Exclusivo

Relacionados