Início » Celular » Google quer ser o substituto para a sua carteira

Google quer ser o substituto para a sua carteira

Empresa demonstra Google Wallet, sistema de pagamentos baseado em NFC.

Avatar Por

Bem que a gente desconfiou: a tecnologia NFC embutida no Google Nexus S não está lá por acaso. O gigante das buscas anunciou nessa quinta-feira o ambicioso desejo de se tornar a próxima carteira (de dinheiro mesmo) dos usuários de smartphones. Para tanto, pretende usar e abusar da plataforma Android.

Em um evento em seu escritório em Nova York, o Google reuniu parceiros importantes do segmento financeiro para demonstrar o Google Wallet (Google Carteira, em tradução livre). Trata-se de um aplicativo que utiliza o sensor de proximidade NFC para realizar pagamentos em estabelecimentos comerciais, tomando lugar do dinheiro vivo e também do cartão de crédito.

Google Wallet (imagem: Google)

De acordo com informações fornecidas pelo Google, o Google Wallet vai funcionar como um PayPal, que ainda depende dos cartões de crédito convencionais. Depois de cadastrá-los no serviço (o que envolve todas as verificações de segurança), o smartphone será usado para efetuar os pagamentos. Com um toque na tela, se depender da empresa.

“O Google Wallet é parte fundamental do nosso esforço corrente para alavancar as compras tanto para os comerciantes como para os consumidores”, escreveu a empresa. A parte de alavancar as compras para consumidores fica por conta das inúmeras possibilidades de ofertas especiais que o serviço permite. Por exemplo, clientes que foram tantas vezes no mesmo estabelecimento poderiam facilmente ganhar descontos em produtos específicos. O céu é o limite, por assim dizer.

O pagamento com Google Wallet será baseado no Citi Mastercard ou no cartão pré-pago do Google, que será oferecido de modo avulso para os clientes interessados. Num futuro próximo, todos os cartões MasterCard devem ser aceitos pelo serviço.

Para usar o Google Wallet, é necessário que o estabelecimento tenha um equipamento específico leitor de NFC, que é produzido nos Estados Unidos pela First Data Corp. Entre os parceiros do Google nessa empreitada está a rede de lanchonetes Subway e Macy’s e a loja de departamentos American Eagle Outfitters.

Há promessas de liberar APIs para desenvolvedores que queiram fazer uso do Google Wallet, bem como construir um ecossistema aberto de comércio. O Google também prometeu liberar o Wallet para outros aparelhos em breve.

Visa

A investida do Google no comércio baseado em tecnologia é grandiosa e merece o nosso aplauso. Cabe lembrar que a Visa também tem feito testes relacionados ao NFC. A empresa de cartões de crédito iniciou um programa piloto — também na cidade de Nova York, veja que coincidência — no qual clientes pagam o metrô simplesmente aproximando o smartphone do leitor NFC.

Assista abaixo ao vídeo que demonstra a funcionalidade.


(YouTube)

Até onde sei, a tecnologia da Visa para NFC depende do iPhone e um chip próprio para isso.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leandro de Souza
Então porque usa o google chrome??
leandro de souza
Mas...eu estava me referindo ao chip na mão que querem implantar...Eu nao quero ser chipado
Jean
Caraca, o Google quer dominar o mundo mesmo! Por que a empresa não se contenta só com o segmento da internet? Não é saudável uma única empresa dominar vários setores da sociedade! O Google quer virar a Microsoft da era da internet! Eu tenho um android e me arrependi. Não compro mais. O sistema é um lixo. Sem falar que não vou contribuir pra que essa empresa domine os segmentos da sociedade.
@agnatos
Não é bem com essa tecnologia é com RFID, mas realmente é usado a pelo menos 4 anos. Se chama "osaifu keitai" (Celular carteira - tradução livre minha) Mas como você disse. Nippon é Nippon, USA é USA
Gabriel Fernandes
Alô?? Ninguem aqui pensou numa CAPA DE COURO para celular que na parte interior tenha entradas para cartão de credito e CNH?? Seria melhor que toda essa baboseira ai. Não vou deixar de andar com RG e/ou CNH. Muito menos com documento de licenciamento do veiculo. Se a google quiser inventar uma capa de couro personalisada e a prova dagua para guardar dentro meu Android e documentos, eu compro!!!!
Tio Z
Só eu que pensei no fato de Android já ter tido problemas com dados sendo transmitidos sem criptografia avacalhar com sua conta nessa budega? Povo corre tanto para colocar quinquilharias novas nos seus OS que nem arrumam as cagadas do que já existe.
Alexandre
soh fiquei com uma duvida: e se roubarem seu celular??? estariam roubando sua carteira!!! OMG!!!
Erick
Deve ter uma senha. Mesmo assim, esse troço tem de ter uma desativação bem fácil pela web, por segurança!
Erick
Eu estava pensando nisso. Afinal, sem uma senha, ia ficar foda de emprestar o smart pra alguém dar uma olhada em qualquer coisa!
Thiago Sabaia
Google e suas armas para dominar o mundo,ou pelo menos a web.
rafaelverolla
Shadowrun em 3,2,1
rafael
acho q seria muito mais pratico poder ter todas as contas concentradas num lugar, mas ... sei n~ao
Caio Furtado
Apagar o celular remotamente é uma boa opção, o Mobile Me conta com isso, e no Android, salvo engano, só os smartphones da Motorola com essa função.
Alexandre
Pelo menos 1 funcao pra esse NFC... Jah tentei ler etiquetas de loja com ele mas nao deu certo...
Fabio
Faltou falar mais afundo da segurança do Wallet. Acabo de ver na página oficial que será usado um PIN, que deve ser digitado sempre quando o consumidor for pagar algum produto.
Exibir mais comentários