Instagram hackeado? Veja como tentar recuperar a sua conta invadida

Tutorial mostra como tentar ter acesso a uma conta comprometida por criminosos; saiba o que fazer se seu Instagram foi hackeado

Lupa Charleaux Victor Toledo
Por e
• Atualizado há 1 semana
Ilustração mostra um bandido roubando um celular com o logo do Instagram
Saiba o que fazer quando o seu Instagram for invadido por criminosos (Ilustração: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Ter o Instagram hackeado é a situação em que uma conta na rede social é acessada e controlada por um terceiro sem autorização.

Isso pode acontecer por meio de técnicas como phishing, engenharia social, uso de senhas fracas ou aproveitamento de vulnerabilidades no próprio sistema do Instagram.

Uma vez que um invasor tenha hackeado uma conta, é possível realizar diversas ações maliciosas. Por exemplo, publicar conteúdo não autorizado, alterar informações do perfil, enviar mensagens fraudulentas ou roubar informações pessoais do proprietário.

Para tentar recuperar sua conta é necessário solicitar a troca de sua senha ou reverter o processo de alteração de e-mail ou número de telefone junto ao suporte do Instagram.

A seguir, saiba o que fazer se sua conta da rede social foi comprometida.

Como recuperar uma conta hackeada do Instagram com e-mail ou telefone

1. Vá até a tela de login no Instagram

Abra o aplicativo do Instagram no seu celular e acesse a tela de login. Então, selecione a opção “Esqueceu a Senha?” (no iPhone) ou “Obtenha ajuda para entrar” (no Android).

Capturas de telas da tela de login do aplicativo Instagram no iOS e no Android

2. Informe o nome de usuário da conta comprometida no Instagram

Digite o nome de usuário da conta invadida do Instagram e toque no botão “Avançar” para continuar.

Capturas de telas aplicativo Instagram mostram como informar o nome de usuário para recuperar o acesso a uma conta

3. Toque em “Não consegue redefinir sua senha?”

Você verá as opções de contato para receber o código de recuperação do Instagram. Entretanto, como sua conta na rede social foi invadida, toque na opção “Não consegue redefinir sua senha?”.

Capturas de telas aplicativo Instagram mostram como acessar a opção "Não consegue redefinir sua senha?"

4. Escolha como receber o código de recuperação

Confirme se o invasor não alterou o número de telefone ou o e-mail cadastrado no Instagram. Selecione um dos meios de contato para receber o código de recuperação e toque no botão “Avançar” para continuar.

Capturas de telas aplicativo Instagram mostram como enviar o código de recuperação da conta no telefone ou e-mail

5. Digite o código de confirmação do Instagram

Veja o código de confirmação do Instagram enviado no seu e-mail cadastrado ou como SMS no seu celular. Então, digite os seis dígitos no aplicativo da rede social e, depois, toque no botão “Confirmar”.

Capturas de telas aplicativo Instagram mostram como inserir o código de recuperação da conta invadida

6. Cadastre uma nova senha

Crie uma senha para a sua conta do Instagram e repita a combinação no campo seguinte. Por fim, toque no botão “Enviar” para confirmar a alteração.

Importante: a conta do Instagram será desconectada em todos os dispositivos após você alterar a senha. Essa é uma medida de segurança da rede social da Meta para evitar que o invasor continue com acesso à sua conta.

Capturas de telas aplicativo Instagram mostram como alterar a senha da conta invadida

Posso recuperar meu Instagram se mudaram o e-mail ou número de telefone?

Não há como recuperar a conta do Instagram se o e-mail ou número de telefone for alterado pelo invasor. Contudo, a Meta cita que você recebe um e-mail de “security@mail.instagram.com” para confirmar as alterações de informações de contato.

Você pode evitar a mudança ao clicar na opção “Proteger minha conta” no e-mail. Caso outros dados forem alterados e não for possível evitar a alteração do e-mail, será necessário solicitar um link para login ou código de segurança da rede social.

Também é possível usar o instagram.com/hacked para obter ajuda da plataforma. Vale dizer que a ferramenta não funcionou durante os testes realizados pelo Tecnoblog.

Dá para entrar em contato com o suporte do Instagram para recuperar uma conta?

Você consegue entrar em contato com o Instagram usando apenas o aplicativo da rede social. Vale dizer que os assinantes do Meta Verified têm suporte prioritário com um bate-papo com um atendente real para auxiliar em eventuais problemas na rede social.

Caso você tenha perdido acesso à conta por conta da invasão, você pode buscar ajuda ao acessar o instagram.com/hacked. Infelizmente, você não há como entrar em contato com o Instagram por e-mail, telefone ou chat ao vivo.

É possível recuperar minha conta enviando uma selfie para o suporte do Instagram?

Sim. O Instagram pode pedir o envio de um vídeo-selfie para confirmar que você é o titular da conta e auxiliar na recuperação do acesso em alguns casos. O material será comparado com as fotos já publicadas no perfil e, assim, verificar a sua identidade.

Entretanto, se o seu perfil não possui fotos do titular, como uma conta comercial no Instagram, é necessário informar outros dados. Por exemplo, o e-mail, número de telefone e dispositivo usado na criação da conta.

Quais os riscos de ter uma conta do Instagram hackeada?

O Brasil é o segundo país com maior número de usuários do Instagram no mundo, de acordo com pesquisa publicada pelo DataReportal em 2023. Por isso, os perfis da plataforma são cobiçados por criminosos que pretendem roubar dados confidenciais e aplicar golpes. Esses são alguns riscos que você corre ao ter uma conta comprometida:

  • Vazamento de informações pessoais: o hacker que invade sua conta na rede social pode encontrar dados confidenciais, como endereço de e-mail, número de telefone e informações de pagamento;
  • Tentativas de golpes em seguidores: o invasor pode tentar aplicar golpes nos seguidores da sua conta no Instagram. Principalmente, se for um perfil com grande número de seguidores e amplo alcance das publicações;
  • Perda de credibilidade: perfis comerciais ou de figuras públicas podem ter a reputação prejudicada, perder seguidores e ter o alcance das publicações reduzido após a conta ser hackeada;
  • Exposição da conta do Facebook: se a conta do Instagram comprometida estiver vinculada ao Facebook, também há chances do hacker acessar os dados e tentar aplicar golpes na outra rede social;
  • Perda total do acesso à conta: o invasor pode bloquear o acesso ao perfil do Instagram ao alterar o e-mail ou telefone e até excluir a conta. Em certas situações, é necessário fazer um novo perfil na rede social.

Tem como saber se estão tentando hackear meu Instagram?

Sim. Dá para identificar alguns sinais de que criminosos estão tentando invadir seu Instagram. Um exemplo comum são alertas constantes de tentativas suspeitas de login na sua conta.

Também é possível ver ações suspeitas ao verificar os dados de “Onde você fez login” na área de segurança da Central de Contas da Meta. O espaço registra logins não reconhecidos e informa dados de localização e os dispositivos usados nas tentativas de acesso.

Ao notar qualquer um desses sinais, aja rápido para proteger sua conta do Instagram. Para dificultar a vida dos criminosos, use senhas fortes e ative a autenticação em duas etapas.

Posso fazer um boletim de ocorrência se meu Instagram foi hackeado?

Sim, é essencial fazer um boletim de ocorrência online logo após ter seu Instagram hackeado. O documento comprova a perda do acesso ao perfil na rede social e facilita a investigação policial. Principalmente, se o criminoso usar a sua conta para aplicar golpes de estelionato.

O BO online também é útil se você tiver dificuldade para recuperar o perfil e necessite de apoio jurídico. Advogados especialistas em Direito Digital afirmam que, em certos casos de invasão de contas de redes sociais, é possível pedir uma indenização por danos morais.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lupa Charleaux

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Relacionados