Início » Computador » Apple patenteia bateria que não explode, só vaza lentamente

Apple patenteia bateria que não explode, só vaza lentamente

Por
8 anos atrás

Baterias explodindo são um problema sério, não só para a Apple (que já teve sua parcela desse tipo de problema no passado) mas para qualquer fabricante de gadget que usa bateria. Por isso elas procuram meios de evitar ao máximo que isso aconteça, usando materiais seguros e distribuidores confiáveis. Mas a Apple foi um pouco além disso: a empresa da maçã patenteou um método para evitar que baterias explodam.

A tecnologia é bem simples e já é usada em baterias cilíndricas, mas até agora não havia equivalente para baterias planas como nas usadas nos Macbooks Pro. Pelo que entendi da patente, trata-se de um mecanismo que solta o gás que aparece em baterias de polímero ou íon de lítio quando elas são expostas à luz do sol e calor ou quando não são carregadas por muito tempo, por exemplo.

Com essa patente a Apple quer evitar casos como o da bateria extra do Macbook Pro do leitor Willian Max, que ficou sem carregar por um bom tempo e você vê logo abaixo.

Dependendo do tempo que passa desde a última carga ou da exposição da bateria a calor, o gás pode fazer a bateria inflar tanto que ela pode até explodir. Felizmente esse não foi o caso do Willian.

Com informações: PatentlyApple, 9to5mac.

Mais sobre: , ,