Início » Internet » Google indexa imagens do arqui-inimigo Bing

Google indexa imagens do arqui-inimigo Bing

Avatar Por

Em fevereiro, o Google não economizou palavras duras para denunciar que o Bing estava copiando os seus resultados de busca para palavras que não existiam no índice de buscas do serviço de pesquisas da Microsoft. Agora é a vez da Microsoft fazer acusação similar, se depender do testemunho de um usuário do fórum do Google para webmasters.

De acordo com o The Next Web, o Google está sistematicamente indexando as imagens que o Bing usa em seu cache dos resultados de busca por imagens. Ou seja, os robôs do Bing vasculham a rede em busca de fotos, que são copiadas para o servidor deles e são exibidas quando o usuário faz uma busca. Já o Google está indexando essas imagens (já copiadas) e exibindo nos próprios resultados de busca por imagens.

Um simples comando de busca no Google Imagens revela quase 8 milhões de imagens hospedadas em mm.bing.net, o endereço do buscador da Microsoft para manter as miniaturas de imagens. Veja só:

Google indexa imagens salvas no servidor do Bing

Há duas implicações nessa situação. A primeira diz respeito ao Google indexar resultados de um concorrente direto. Da mesma maneira que eles não querem que o Bing faça buscas dentro do sistema deles, o contrário deveria valer para o próprio Google.

A segunda implicação diz respeito ao próprio modus operandi dos buscadores de imagens. Atualmente eles criam cópias próprias das fotos, que ficam no ar mesmo quando o dono da foto tira ela do ar. Por exemplo, se eu publico uma galeria de imagens no TB e depois decido removê-la, é provável que essas imagens continuem armazenadas no cache dos buscadores. Como fica os meus direitos sobre as fotos? Algo ainda inexplicado.

Atualização em 30.05.2011 às 14h44 | Um exame mais apurado da situação, feito pelo Renê Fraga do Google Discovery, mostra que as imagens estão sendo indexadas pelo Google porque foram incluídas nas páginas a partir dos arquivos armazenados no Bing. É como se o usuário buscasse por uma imagem e, ao encontrá-la no Bing, simplesmente copiasse seu endereço, sem se dar ao trabalho de fazer o upload do arquivo para o seu próprio servidor.

Na linguagem de internet, é o que nós chamamos de hotlink. Ainda assim, não dá para entender por que o Google indexa o diretório de cache de imagens do Bing.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Paulo Freitas
É natural da indexação indexar tudo o que lhe for indexável. Todos crawlers fazem isso. TODOS.
Olaides Duarte Ferreira
É o algoritmo do google está ficando muito louco!!!!
Caio Furtado
Olho por olho. Copia meus resultados de pesquisa que eu copio suas imagens. Abs.
@jeanfranco

E me chamaram de louco dia desses que eu disse que achei um resultado do Bing dentro do google :/

joex
"Um exame mais apurado da situação, feito pelo Renê Fraga do Google Discovery" Google fanboy tentando achar uma desculpa.
@oroshy
Eu acho que não deveria indexar nada dos servidores de busca da microsoft. É facil deixar o seu sistema de busca melhor usando recursos de outras empresas. Acessando o cache de imagens do bing para jogar nos seus resultados, nem se dá ao luxo de copiar, praticamente pega os resultados do bing e lista como se fosse do google.
@samuell_b
Ok tô voando..
@samuell_b
Pensar na possibilidade de que talvez o sistema do google faça isso sozinho e eles nem saibam. Já que ele busca automaticamente por imagens, o endereço provavelmente não faz muita diferença.
Bruno
Tem gente que fecha os olhos para a verdade, visto que a barra do Google faz a mesma coisa... Esse negócio de "Anti" isso ou aquilo já deu..
EDI LOPES
eu so tenho uma coisa a dizer sobre o BING http://goo.gl/YHajX
Paulo Freitas
Não é a mesma coisa. No caso a Google está indexando páginas de pesquisa do Bing, nada anormal: é assim que a indexação funciona. Encontrou um link em alguma página, seguiu, passou a indexar. No caso do Bing, estavam usando a barra de ferramentas para indexar páginas que até então sequer existiam, numa manobra pra lá de inteligente da Google. Cópia, até agora, só no caso do Bing.
Asrail
Olá, comentário desnecessário sobre a reclamação do Google. O Google reclamou porque a Microsoft estava copiando os resultados que o Google exibia, para páginas que não existem. Isso é relevante. O Google fez um teste com consultas inexistentes, adicionou resultados, fez pessoas com a barra do bing buscarem pelo termo e clicarem e apareceu no bing. A Microsoft se explicou dizendo que ela usa os dados do usuário que ele concordou (cof) em enviar ao utilizar a barra, não "copiou" do Google. Enquanto que o que essa reportagem de agora quer dizer é que o Google está proibido de indexar imagens do servidor do bing só por que ele é um cache? Tal qual querer impedir de fazer uma busca por "microsoft" no Google e aparecer no resultado uma página da Microsoft ou buscar por imagens da Microsoft e aparecerem imagens que estão hospedadas em servidores da Microsoft. Que horror!!! Falando sério, esse cache do bing é um servidor como qualquer outro, se utilizam imagens hospedadas nesse servidor em páginas, qual o problema? O Google deveria sumir com isso, piorar o serviço, começar com uma briga ridícula só pelas imagens estarem hospedadas no bing? Paciência.
Smess
Quando o não faz indexação é acusação de antitruste. Agora quando faz indexação é acusação de cópia. Vão entender como é esse direito no mercado global...
Guilherme7TW
Esse caso é bastante simples, se a Microsoft indexa imagens e "cacheia" em um servidor de domínio aberto, o Google também vai encontrar essas imagens indexadas pelo Bing. Isso está começando à parecer uma briguinha de criança mas fica mais feio pra Microsoft, pois primeiro usava o mecanismo rival para pesquisar resultados e agora nos trata como leigos para tentar manchar o nome da empresa concorrente
@dereck
Que eu me lembre o que o Bing fez anteriormente não era indexar, era pesquisar no concorrente e mostrar o resultado no seu buscador, eles fizeram teste pesquisando por coisas inexistentes no google e depois no bing e o bing mostrava exatamente as páginas que o google sugeria, ou seja, eles estavam copiando os resultados, o que o google está fazendo é simplesmente mostrar TODOS os resultados, inclusive os do servidores do Bing caso estejam de acordo com a pesquisa do usuário, uma coisa é você mostrar TODAS as opções, outra coisa é você pesquisar com a ferramenta do outro e falar que foi você que fez sozinho. microsoft fail
Exibir mais comentários