Quando o Windows Phone 7 “Mango” foi exibido, na semana passada, a Microsoft comentou que existiam 18 mil aplicativos para o sistema. Sete dias depois, o WP7 comemora a importante marca de 20 mil apps disponíveis para download imediato dos usuários. Steve Ballmer sorri; todos comemoram.

No entanto, o Neowin mostra que o quadro não está tão belo como se pinta para nós. O crescimento em número de apps tem sido feito ao custo da qualidade dos aplicativos na loja mobile da Microsoft. Eles descobriram uma série de apps que são essencialmente a mesma coisa, mas aparecem listados no Marketplace individualmente, o que por si só infla os números a favor do WP7.

Windows Phone 7: inflando artificialmente a quantidade de apps

Os esforços da Microsoft para atrair mais desenvolvedores para o Windows Phone até agora têm sido muitíssimo válidos. A empresa só não pode se deixar influenciar negativamente por ideias como essa, de replicar aplicativos várias vezes, apenas para deixar o número de apps do Marketplace maior.

Embora os avaliadores de apps da Apple sejam por vezes considerados tiranos, eles seguem um padrão mínimo de qualidade compatível com o propósito da App Store. A Microsoft terá que seguir caminho semelhante se quiser chamar a atenção dos usuários. Milhares de apps que fazem exatamente a mesma coisa não é um cartão de visita dos mais bonitos.

Por falar em App Store, a loja da Apple levou quase dez meses para chegar aos 20 mil apps disponíveis para download.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados