Depois de mais ou menos 15 anos na versão 2.x, Linus Torvalds finalmente anunciou que o kernel do Linux passará para a versão 3.0 já no próximo release. E o que muda com essa alteração de versão? Segundo o próprio Torvalds: “nada”.

De acordo com Torvalds, que fez o anúncio na lista de desenvolvedores do kernel, a decisão de mudar tão drasticamente a versão do kernel tem muito mais a ver com a comemoração dos 20 anos do Linux do que com novas funções ou a reescrita de código.

Linha do tempo do kernel Linux (clique para ampliar)

Torvalds também comenta que parte da mudança vem da sua dificuldade de contar acima de 40, motivo que qualquer um com mais de 30 anos entenderá perfeitamente (a versão atual está na versão 2.6.39, e como podemos ver na linha do tempo acima, dificilmente o kernel passa dessa numeração).

Obviamente, muitos podem esperar grandes mudanças a partir dessa nova numeração do kernel, mas a verdade é que a versão 3.0 do Linux será um lançamento sem qualquer mudança drástica. Não esperem algo como foi visto no GNOME 3 ou KDE 4; não é isso o que Linus quer no momento.

As eventuais correções de bugs estarão lá, algumas atualizações nos drivers também, mas é só isso. Não espere mudanças na API, não espere novas funções, não espere uma longa lista de mudanças no código-fonte que podem acabar quebrando outros programas que fazem uso do kernel. No momento, Torvalds só quer mesmo é partir para uma nova versão do Linux. E evitar as centenas de problemas que ocorrem quando um projeto lança uma nova versão “.0”, com bugs, problemas de compatibilidade, e afins.

Por enquanto, a versão 3.0 do kernel Linux está na versão RC1, e o código-fonte pode ser baixado no site kernel.org. Lembramos a todos que embora versões RC (release candidate) estejam bem próximas da versão final, deve-se evitar o uso em ambientes de produção. E, se você não tem a menor idéia de como começar a compilar um código-fonte, talvez seja melhor esperar que a sua distro favorita libere o pacote já compilado. 🙂

Receba mais sobre Linus Torvalds na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Relacionados