Sem fazer muito alarde, o Google começou a excluir aplicativos considerados irregulares de seu Android Market, ambiente que até hoje era conhecido por ter regras bem menos rígidas que a App Store, que sua rival Apple disponibilida para o iOS.

De acordo com o blog Engadget, os programas estão sendo deletados sem prévio aviso pela gigante da web, que de quebra também está cancelando as contas dos desenvolvedores.

N64oid para Android: RIP

Os primeiros programas a serem minados da loja de aplicativos do sistema operacional do robozinho foram os emuladores N64oid, Ataroid, Gamboid e Snesoid, que eram vendidos na lojinha por preços entre US$ 1,99 e US$ 5,99, além do PSX4Droid, oferecido de graça. Responsáveis por rodar jogos do Nintendo N64, Atari, Game Boy, Snes e Playstation 1, tecnicamente os programinhas também feriam uma série de direitos autorais e por isso foram convidados a se retirar do ambiente.

Como lembra o site The Register, em teoria os desenvolvedores chutados do Android Market podem oferecer seus programas em outras lojas para o Android, como a obscura SlideMe, mas sem a mesma segurança nos pagamentos e a segurança de informações.

Falando em Android Market, dados de uma pesquisa feita pela empresa Distimo mostram que 97% dos programas baixados na loja no mês de Abril foram gratuitos, contra os 95% registrados em março e que apenas 96 programinhas foram responsáveis por 50 milhões de downloads.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Smess
Basta só baixar do site do próprio desenvolvedor ou de downloads. App da Apple e Steam são lojas que estão gerando mais renda para desenvolvedores. A diferença é que usuários da Apple pagaria até 10 reais no App Store por um aplicativo que faz barulho de peido. As lei dos Direitos Autorais estão pegando muito no pé do Google, ou essa gigante faz isso, ou muitas empresas vão culpa-lo enchendo de processos. Esse mesmo comportamento se aplicou bastante na Microsoft que agora está mais cauteloso.
Erick
Emuladores sempre na barbada XD Pow, agora basta o desenvolvedor disponibilizar em sua própria página e pronto ;) Daqui a pouco vão fazer uma lojinha alternativa a la Cydia (se não já tiver).
Erick
Rentável é, mas a App Store normalmente dá muito mais retorno para o desenvolvedor que o Market, infelizmente.
Gabriel Bemfica
Talvez, se você tiver alguns apps rendendo bons downloads, possivelmente.
Gabriel Bemfica
Tirando o PSX4Droid, todos são do mesmo desenvolvedor, por isso o nome.
cezar
Aliás, parece que o Angry Birds está sendo bem lucrativo, mesmo de graça. O jogo de matar porcos verdes com pássaros raivosos rende cerca de um milhão de dólares por mês para a desenvolvedora apenas no Android, renda que vem unicamente dos anúncios da AdMob inseridos no jogo. Tamanho sucesso transformou o Angry Birds em um case de sucesso que a AdMob (e o Google, obviamente) está até usando como propaganda no canal de publicidade móvel do Google no YouTube.
Welty
Putz, então eu to desatualizado mesmo, porque não vi isso em lugar nenhum. xD Thumbs Down pra mim ai... :P
Jorge
A Rovio já reclamou sim os lucros do Angry birds! Pode pesquisar que ela ganha mais com o iPhone e bem mais!
@chato_albert
Como aqui não tem mais o botãozinho, vai no texto: THUMBS DOWN.
Alexandre
Mas isso já faz alguns dias, não?
Welty
Não é rentável? Tem certeza? Acho que a Rovio discorda de você, o Angry Birds pra Android rende bons lucros pra ela, mesmo sendo gratuito, porque praticamente todo app gratuito do Market tem Ads, o que gera lucros pros caras sim. Pode não ser um lucro absurdo, mas não deixa de ser lucro.
@rubensbrilhante
Esses emuladores não são todos do mesmo desenvolvedor? Que usava parte de um código com licença que não permitia a venda, algo assim. E que ele vendia... Agora impressiona saber que 97% dos programas baixados por mês são gratuitos. Desenvolvedores de android conseguem sobreviver só com propaganda? Deve ser tenso.
Rodrigo Soncin
Fiquei impressionado com a criatividade dos nomes dos emuladores...
Christiano
Isso mostra que a Android Market não é nada rentável para os desenvolvedores. Quem quer lançar aplicativos bons e de graça e não ganhar nada pelo seu trabalho. Sem falar que a quantidade de hardwares diferentes faz com quem os desenvolvedores tenham muito trabalho pra fazer qualquer app que rode em todos os celulares.
Fabio's
Esses emuladores do Market gastava uma bateria danada no meu SP...nem vira...