Início » Gadgets » A OMS anunciou mesmo que celulares causam câncer?

A OMS anunciou mesmo que celulares causam câncer?

Por
8 anos atrás

Se você está ligado nas últimas notícias de tecnologia, provavelmente já leu hoje em alguns sites (provavelmente muitas pessoas lerão mesmo amanhã nas manchetes dos jornais impressos) textos alarmistas que citam que a OMS confirmou que celulares causam câncer. A Organização Mundial da Saúde, entidade respeitadíssima da área, liberou um relatório hoje que gerou tais notícias. Mas o relatório não diz nada que você já não sabe há tempos.

O IARC, que é o braço da organização responsável por pesquisar câncer, fez um estudo que envolveu 31 cientistas de 14 países. Eles analisaram uma grande quantidade de dados e pesquisas feitas até agora. Veja bem: eles não fizeram nenhum novo estudo ou algo do tipo, apenas conferiram as conclusões de centenas de outros. Com isso, o grupo chegou à conclusão de que é possível que um tipo de câncer cerebral esteja ligado à radiação de celulares. E isso causou as manchetes que você vê espalhadas por sites afora.

Mas o que os veículos (provavelmente jornais) vão esquecer de citar é que a OMS também diz que isso é apenas uma teoria e que, para que ela seja comprovada com certeza, são necessários estudos mais longos e mais detalhados sobre os efeitos da radiação dos celulares. Algo que todo mundo já sabe desde que o medo do aumento da ocorrência de câncer em usuários de celular surgiu.

Um dos pesquisadores do IARC ainda repete o que já ouvimos desde sempre: por via das dúvidas, é bom tomarmos medidas de precaução e reduzir o tempo de fala com o celular próximo à orelha, como ao usar headsets Bluetooth ou enviar mensagens de texto.

Então até tais estudos de longo prazo serem concluídos, vamos tentar manter a calma.

Com informações: The Telegraph. Leia o documento completo nesse arquivo PDF.

Mais sobre: , , ,