Início » Gadgets » A OMS anunciou mesmo que celulares causam câncer?

A OMS anunciou mesmo que celulares causam câncer?

Avatar Por

Se você está ligado nas últimas notícias de tecnologia, provavelmente já leu hoje em alguns sites (provavelmente muitas pessoas lerão mesmo amanhã nas manchetes dos jornais impressos) textos alarmistas que citam que a OMS confirmou que celulares causam câncer. A Organização Mundial da Saúde, entidade respeitadíssima da área, liberou um relatório hoje que gerou tais notícias. Mas o relatório não diz nada que você já não sabe há tempos.

O IARC, que é o braço da organização responsável por pesquisar câncer, fez um estudo que envolveu 31 cientistas de 14 países. Eles analisaram uma grande quantidade de dados e pesquisas feitas até agora. Veja bem: eles não fizeram nenhum novo estudo ou algo do tipo, apenas conferiram as conclusões de centenas de outros. Com isso, o grupo chegou à conclusão de que é possível que um tipo de câncer cerebral esteja ligado à radiação de celulares. E isso causou as manchetes que você vê espalhadas por sites afora.

Mas o que os veículos (provavelmente jornais) vão esquecer de citar é que a OMS também diz que isso é apenas uma teoria e que, para que ela seja comprovada com certeza, são necessários estudos mais longos e mais detalhados sobre os efeitos da radiação dos celulares. Algo que todo mundo já sabe desde que o medo do aumento da ocorrência de câncer em usuários de celular surgiu.

Um dos pesquisadores do IARC ainda repete o que já ouvimos desde sempre: por via das dúvidas, é bom tomarmos medidas de precaução e reduzir o tempo de fala com o celular próximo à orelha, como ao usar headsets Bluetooth ou enviar mensagens de texto.

Então até tais estudos de longo prazo serem concluídos, vamos tentar manter a calma.

Com informações: The Telegraph. Leia o documento completo nesse arquivo PDF.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keith
Gente eu acho essa notícia incrivelmente absurda, a faixa de operação de um celular é 800/900/1800/1900MHz aqui no Brasil e são raros os que usam 2100MHz no exterior. Com uma potência tão limitada quanto a dos celulares, creio que só a longo prazo (60-70anos) poderia causar algo. Se isso é verdade todos devem desligar seus Wi-Fi's e nunca mais usar, pois nós não podemos ficar com o microondas aberto não é? No entanto a maioria dos dispositivos (100% dos 802.11b ou g e uns 70% dos 802.11n) operam em aproximadamente 2450MHz que é exatamente a onda que o microondas usa para ferver a água, então ao usar o Wi-Fi você está fervendo o próprio cérebro.
Caio Furtado
Opa, então dá pra fumar em paz agora! É celular quem dá câncer!
danielr_
Vou zoar meu sogro que se gaba de morar no meio do mato,vida saudavel e tals ,só que aluga uma parte do terreno para TIM colocar antena... kkkk
@bestknighter
Mais uma hipótese: Cancêr também pode ser causado por doenças profundas no emocional da pessoa. As pessoas que foram afetadas por cancêr no cérebro provavelmente devem ter sofrido algo muito pesado emocionalmente (divórcio, perda de ente querido, ou até um fora) que deve ter advindo por, não nescessariamente, usar o celular. O que deixou a pessoa absurdamente passível a adquirir o cancêr, ou já o causou.
Guilherme Mac
Mas por isso q eu falo. Qdo o assunto é sério (saúde é algo tão sério que é um bem indisponível), o anúncio é feito por prevenção. Seria uma irresponsabilidade saber que algo pode acontecer, mesmo que com chances pequenas e com pesquisas inconclusivas, do que esconder pra beneficiar, ou não prejudicar, certos setores da indústria e seus gordos lucros. Já tivemos isso na história com o DDT e deu muito errado.
Fabio's
O celular causa é vício, isso sim!
Thiago Sabaia
Por favor,não deixe minha mãe saber disso :P
Breno Caldeira
E bluetooth causa câncer do tipo azul, pronto falei! :D
@thiagones80
É que nem a história do ovo... Sim, o OVO... ele entrou na lista negra 432 vezes, mas vira e mexe sai.. E ninguém me devolve os "pão-com-ovo" que eu parei de comer enquanto o o ovo é do mal. Outro é o café...ele entra e sai da lista negra como se pulasse amarelinha Em suma, pouco sabemos....
@talesruan
Que venha o câncer, então.
marcoscs
...o problema é que há meio que uma banalização de pesquisas e teorias precipitadas no meio acadêmico. Imagina o consumidor (aliás, vc nem precisa imaginar, voce tb é um) que vê uma pesquisa alertando para os males do sal para a pressão arterial, e meses depois vê outra dizendo que o sal é até bom pra pressão. O mesmo com o ovo, que uma hora é vilã, na outra é altamente recomendável... E a carne vermelha também. Daqui a pouco virá uma pesquisa de cientistas altamente gabaritados dizendo que os efeitos da radiação proveniente de celulares são desprezíveis quando em comparação com outras fontes naturais ou artificiais de radiação. E o cidadão fica mais uma vez sem saber direito o que é benéfico, maléfico, eficaz ou ineficaz. Resultado: pesquisas caem cada vez mais no descrédito popular. Infelizmente hoje muitas pesquisas científicas são feitas por encomenda, com resultados ao gosto do freguês.
marcoscs
aí voce escolhe se prefere ficar broxa ou demente :)
rafaelverolla
Hipotese, teoria é algo já comprovado.
rafaelverolla
Pelo contrário, o risco é cancêr de cerebro apenas
Daniel Luiz
Boa! Boa! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Se bem que eu acredito que as lesoes de quem utiliza o iphone são pre-existentes a compra...
Exibir mais comentários