Investidor conhecido por colocar seu rico dinheirinho em empresas como Twitter, Tumblr, Foursquare, Zynga e Delicious enquanto elas eram apenas apostas, Fred Wilson afirmou nesta quinta-feira que “acredita que patentes de softwares não deveriam existir”.

Ao comentar em seu blog o caso da empresa Lodsys — empresa especializada em comprar patentes e infernizar desenvolvedores do iOS e Android com seu exército de advogados —, Wilson disse que o atual modelo de licenciamento de programas permite situações “ridículas e constrangedoras”.

“Eles não criaram a ideia. Compraram patentes e agora as usam para bombardear desenvolvedores de toda comunidade móvel. Eles são os típicos patent troll, que taxam a inovação em nome de seu egoísmo”, escreveu em seu blog, falando especificadamente sobre o caso de uma patente que permite que transações comerciais sejam realizadas dentro dos aplicativos.

“O Google e a Apple já pagam royalties à Lodsys pelo uso desta patente, mas isso parece não ser suficiente para eles (…) Isso é uma loucura. Não posso entender por que os governos permitem que isso aconteça. É errado e ruim para a sociedade, um câncer que cresce dentro de nossa economia”, completa.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Flavio
O problema aí não são as patentes. Mas a esperteza da empresa Lodsys. Outra coisa também é o sistema de patentes norte-americano.
Yuri Ramos
Concordo com você, o único ponto que me deixa intrigado é:"faça algo parecido". Isso é muito vago se tratando de justiça, o que é parecido para uns, para outros é copia descarada.
@houstondapaz
Exato, se você trabalhou duro para criar algo novo, nada mais válido do que ter uma segurança de não copiarem isso. Mas o caso da Lodsys é totalmente revoltante.
Breno Caldeira
Como é mesmo o nome do cara? Fred Wilson? Hmm... vou anotar aqui e colocar na sessão de caras legais... :] ... junto com o Steve Jobs (/Not!)
Breno Caldeira
Ninguém disse em copiar fonte e republicar, mas sim... evitar que, por eu ter tido uma ideia/software, impedir que qualquer outra pessoa faça algo parecido, isto é extremamente ridículo e acaba com a concorrência. Hoje existem centenas de softwares gratuitos, eu posso atacá-los e lucrar com isto, mas para isto, preciso que meu software pago tenha algo que faça que alguém pague por ele.
Eduardo T.
Concorrência estimula aperfeiçoamento desde que haja lucro envolvido, ninguém investe dinheiro e tempo em algo que não vende uma vez que qualquer um pode pegar este código e publicar sem custo. A Lodsys vive a margem da lei, como inúmeras empresas que fazem coisas que todos sabem que é errado, mas não existe regulamentação ou legislação proibindo a prática
Caio Furtado
Disse tudo!
@brucedentada
Olha, eu acho que tá tudo bem se a empresa quiser proteger suas criações ou direitos comprados, mas pensem por outro lado: Haveria concorrência entre software, como se fosse um mercado livre, e concorrência estimula aperfeiçoamentos. Olhando por esse ponto, a destruição das patentes seria uma boa, imaginem : os softwares melhorariam rápido e as empresas se preocupariam em melhorá-los.
@evilmagus
O problema aí não é a existência das patentes não, e sim uma legislação incompetente em punir esses casos de má fé.