Início » Aplicativos e Software » Windows 8: Microsoft prova que sistema foi projetado pensando nos tablets

Windows 8: Microsoft prova que sistema foi projetado pensando nos tablets

Veja imagens e vídeo da próxima versão do Windows.

Avatar Por

Nem só de tela inicial será feito o Windows 8. Durante a conferência D9, a Microsoft revelou a nova interface do futuro Windows, que foi totalmente pensada para ser usada em dispositivos com tecnologia touchscreen. Confira abaixo algumas capturas de tela feitas a partir de um vídeo que a companhia divulgou entre jornalistas.

De acordo com a companhia, esses são alguns dos aspectos que podemos esperar do Windows 8:

  • Interface com tiles de notificação e informações em tempo real dos aplicativos, como já acontece no Windows Phone 7.
  • Troca entre aplicativos, inclusive com redimensionamento automático das imagens apresentadas em aplicativos de foto e de vídeo.
  • Navegador “totalmente otimizado” para toques, “com o poder de aceleração por hardware do Internet Explorer 10”.

A empresa deixa bem claro que a nova tela inicial, que você pode ver nesse post, vai tomar o lugar da tradicional área de trabalho que nós conhecemos. Ela também fará as vezes de menu Iniciar (uma baita quebra de paradigma, não?).

Na demonstração, a Microsoft deixou bem claro que a interface do Windows 8 é voltada para dispositivos touch, mas a interface convencional do Windows 7 estará disponível para quem quiser usar aplicativos tradicionais que não estejam preparados para esse tipo de entrada de dados, como o próprio Office (considerando a versão 2010, que fique bem claro).

A nova interface vai funcionar com e sem teclado, bem como com e sem mouse. A Microsoft espera poder instalar o Windows 8 em laptops, desktops, computadores do tipo all-in-one, e até mesmo telas maiores com uso voltado para salas de aula.

Vídeo do Windows 8 em funcionamento

Assista abaixo ao vídeo de demonstração do Windows 8, liberado há poucos minutos pela Microsoft (em inglês).

(YouTube)

Cabe lembrar que essa é a primeira vez que a Microsoft vem a público para mostrar a nova interface do futuro Windows. Até agora, a empresa vinha fazendo muito mistério acerca do que devemos esperar a próxima versão do sistema operacional mais usado no mundo.

Por sinal, repare que, na filmagem acima, o efeito blur foi colocado em determinadas partes da parede. O que será que a MS está guardando de tão importante?

Pesquisa de opinião

Agora que você já viu as capturas de tela e o vídeo com o novo visual do Windows 8, responda abaixo se você curtiu ou não.

[polldaddy poll=5104622]

 

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

sudokudasilvatetris
A pessoa que projetou o windows 8 estava pensando em tudo menos em fazer um windows melhor.
Só pelo aplicativo fotos desse novo sistema ( que ele abre uma foto e não passa para outras com a setinha pro lado) já é uma prova disso.
henrique
acho que o windows 8 não aguenta o ANDROID !!! por questão de preço e tecnologia !!! o preço é que o nexus 7 ta saindo por 199 obamas e ele é super potente !!!! e outra porque a tecnologia ARM para dispositivos moveis é superior , porque ela não esquenta nada comparado a tecnologia da INTEL ,,, quem nunca usou um notebook esquentadinho !! outra coisa boa da tecnologia arm é que ela é voltada para graficos e dispositivos moveis !!! a da intel seria adaptada para dispositivos moveis ( entre ser propria e ser adaptada a grande diferença ) windows tb ta se adaptando !!! ja android é feito para ser movel ! !!!! o microsoft tem o windows rt para arquitetura arm mais é imcompativel com todos os programas existentes hoje para windows comum !!!! só sei que a briga vai ser boa !!!
e VIVA A CONCORRÊNCIA !!
ednilson
eu ja estou usando e é muito bom
bernaction
To gostando..
vinnicius
Eu não critico a MS só porque é a MS. Você é que,
vinnicius
Eu não critico a MS só porque é a MS. Você é que,
vinnicius
Meu dinossauro usa um Linux atual (Ubuntu 11.04) e funciona muito bem. Com o Unity, para reforçar.
vinnicius
Alguém ainda acredita nisso? Acho que já inventaram outro sistema de arquivos...
vinnicius
Chrome OS = Linux

Seria bom o Chrome OS / Linux rodando apps do Android, assim como o Mac rodando apps do iOS e o Windows rodando apps do Windows Phone.
vinnicius
Ah, desde quando a Microsoft ouve os outros? Ela só vai ligar para a opinião dos outros quando começar a perder mercado, isso sim. A Microsoft não sabe concorrer, com certeza ela vai trapacear (e muito) para conseguir destruir os concorrentes no mundo dos tablets (Apple, Acer, Samsung) assim como fez com o desktop (Linux, Mac).
vinnicius
Eu já parei de usar desde que o Vista saiu. Usuários do Windows, fujam para as colinas!
vinnicius
A função mais utilizada no Windows (CTRL+ALT+DEL) feita por touchscreen eu ainda não sei como faz. Acho que as fabricantes de tablets com Win8 vão colocar um botão para acionar esse comando, ou então haverá um teclado com essas três teclas exclusivo para Windows 8.

Já desenvolveram um protótipo para isso: http://www.tudolink.com/wp-content/2007/07/teclado_windows.jpg
lanir
eu antes falava que ele era d+ o windows 8 se for assim os sistemas eu to fora de hoje em diante ñ compro ñ ñ vou aposentar nada só por um ipad ñ gosto de ipad preferia ter meu windows xp to fora 789 e vista to fora chato !
O Blog do seu PC
O Windows 8 é uma verdadeira reimaginação do Windows, desde o chip até a interface. Apesar desse novo desenho, a Microsoft vai manter ou reduzir as exigências de sistema. Para rodar o Windows 7, os PCs precisam ter ao menos um processador de 1GHz, 1GB de RAM, 16GB de espaço disponível no disco e placa gráfica DirectX 9.
O Blog do seu PC
O Windows 8 é uma verdadeira reimaginação do Windows, desde o chip até a interface. Apesar desse novo desenho, a Microsoft vai manter ou reduzir as exigências de sistema. Para rodar o Windows 7, os PCs precisam ter ao menos um processador de 1GHz, 1GB de RAM, 16GB de espaço disponível no disco e placa gráfica DirectX 9.
rakan
O que tem de xiita que NÃO leu se quer o texto é imprecionante! O Thiago mesmo fica repetindo...pra desktop nao presta...caramba tá explícito no testo e tambem no video pra ouvir que há opção para a interface padrão. Nossa, o povo falou tanto q a MS nao inova,temos que tar a cabeça aberta e esperar, pode ser um desastre, mas pra isso temos que testar primeiro...
Pessoalmente gostei,mas vamos ver se sedar usual...
Thiago
Interessante hein?!
Tomara que coloquem junto um navegador mais otimizado também!
Gabriel Fernandes
Custo do app Office To Go (com suporte cloud) para Android: R$ 29,00

Custo do app Microsoft Office para Windows 8: R$ 499,00


Tem louco que vai comprar o Windows 8 mesmo??
Gabriel Fernandes
Ja to vendo estes usuarios de tablet com Windows 8:

"Vizinho amiguinho, voce me empresta seu PC com Windows XP ou 7 classico para eu formatar meu tablet porque fui rodar um crack pra ativar um programa e me lenhei, meu IE10 não abre site NENHUM e esta super lento, demora 90 minutos para ligar..."


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gabriel Fernandes
Eu vou trocar o Android pelo Windows????????????? kkkkkkkkkkkkk

Ter um tablet sem drive de CD/DVD com um sistema que carrega bilhoes de virus e sem possibilidade de formatar (claro, so usando o PC para isso) perdendo os dados desnecessariamente????

TO FORA!!!!!!!!!! VIVA O ANDROID!!!!!!!
@filipemalkavian
Interessante essa interface do Windows 8, mas não aceitaria esse tipo de interface no meu PC ou Notebook... num tablet acho que seria funcional.
PoolS
Minha grande dúvida é: Como será feito o CTRL + ALT + DEL nos Windows 8 via touchscreen?
;)
Luciano Carvalho
Concordo com você.
Mas eu já tive muitos PC's na minha vida (alguns eram máquinas top), sempre com Windows original, e nunca fiquei sem passar raiva...
Luciano Carvalho
Quando eu fiz meu comentário, tomei o cuidado de pedir desculpas de antemão por suspeitar que poderia estar me comportando como um "troll".
Depois de ler o comentário acima, do Andre, andei pensando...acho que, quando a gente comenta sobre o assunto do texto, independente de qual é a nossa opinião e de qual empresa nós estamos atacando, o nosso comentário acaba sendo útil e somando de alguma forma, pois sempre se acha quem tem o mesmo pensamento.
Quando, porém, o foco de um comentário não é o texto em si, mas sim uma crítica destrutiva a alguém que emitiu uma opinião contrária à sua, aí sim está configurado um comportamento de "troll", aquele que quer criar discórdia.
Pense nisso e seja mais tolerante com opiniões contrárias.
@lucasklain
se eles querem um sistema para dispositivos touch scren porque não investir no WP7? nada a ver isso para pcs convencionais, esse pode ser o maior err da microsoft (ou não).
@LeoO_Ooliveira_
Concerteza esse Windows promete!!!Creio que ele sera o melhor SO ja feito pela GIGANTE DO SOFTWARE, que podera superar ate mesmo o 7, justamente por exigir menos recursos segundo a empresa :)
@ebarreiros
Eu até gostei da cara dele, mas eu não meto o dedo na tela do meu computador de jeito nenhum.
@luizfrancotj
Aceitem! O futuro é Touchscreen e comandos por voz e movimento (Kinect).
A Microsoft conseguiu honrar seu Novo Slogan "Be what's Next".
É um primeiro passo para o Fim do Teclado e Mouse, que continua o Mesmo dos Primeiros PCs
Essa vai ser a nova interface padrão do Windows. Substituindo o antigo menu iniciar. A interface do Windows 7 vai continuar só por compatibilidade com softwares ainda não adaptados. Provavelmente no Windows 9 ela não existirá.
Uma nota: Li em algum lugar que existe uma resolução mínima para rodar essa interface Metro, não lembro qual. So lembro que se um pc não chegar a tal resolução ele desativa essa interface e fica com a do Windows 7 simplesmente. ;)
Gabriel Bemfica
Não consegui não pensar no Inspiron Duo rodando isso. Imaginem só, ele como notebook, rodando a interface clássica. Gire a tela, e ele muda de interface automaticamente.
De qualquer modo, ainda assim acho que essa interface, com alguns poucos retoques, ficaria sim boa em computadores tradicionais.
Kudos à MS, conseguiu inovar (com W7, WP7 e agora W8) como há muito tempo não estava conseguindo :D
@gregoriomenzel
Tá, dá até pra engolir ele um tablet, mas num PC, ME POUPE! Graças a Deus que meu Mac está firme e forte!
oi,eusouoney
eu achei muito bom, uma grande inovaçao, só vou demorar um pouco para me adaptar!
Erick
Você e outros (eu incluso) não são o foco dessa demonstração. Ainda existe a interface antiga e o terminal aí pra quem quiser.
Rafael
Hahahaha clássica!
Leandro de Souza
Uma mescla de windows phone 7 com zune HD #fato
Denis
Para um Tablet tá mais bonito que os sistemas disponível.
@reinaldografico
Sinceramente achei muito abaixo da expectativa, abaixo do potencial da Microsoft, e muito aquém de outros sistemas....
Alex Pimenta
Pois é amigão. Como você consegue User Windows XP e IE 6 ainda? Masoquismo?
@ThiagoCapuano
Coloca uma nova enquete: Você usaria a nova interface em desktop? Quem responde sim é entusiasta.
@ThiagoCapuano
O tema é a nova interface e sua aplicação... como a própria enquete sugere na alternativa:

"Não. Não tem nada a ver com um sistema operacional para PCs."

A possibilidade de reversão ou não, não está na voga. O tema é a interface é onde e quando.
@ThiagoCapuano
Supoem-se, o ideal é que a implementação de qual interface seja feito automaticamente e transparente na instalação... pois se não for, eu acho que vou ganhar uma grana preta na reversão de interface.

50R$ em 30min por reversão tá bom!
@ThiagoCapuano
Eu sou.
@ThiagoCapuano
Que seja, mas que fique claro, li no artigo, e assistindo o vídeo inteiro não vi essa mudança... a não ser que esteja se referindo ao vídeo do outro artigo, o qual eu não assisti.
Turdin
Ficou muito bom, a M$ ta mostrando a grande empresa que é e o potencial que tem para crescer ainda!
Andre
Típico comentário sem argumentos de fanboy da Apple. A interface é baseada na Metro UI do WP7, mas aparentemente mais adaptada a tablets, que no fundo são como smartphones grandes.

Eu achei que essa interface está bem feia, nem de longe tem o refinamento e simplicidade do WP7, mas é um bom caminho a ser seguido.

Foda é gente que critica a MS só porque é a MS. Se a Apple tivesse lançado essa interface pro iPad, em vez de usar a mesmíssima interface do iPhone, tenho certeza que vc e várias outras pessoas que estão aqui comentando mal estariam babando ovo.
@wslemos
Ficou impressionante mas parece mais uma interface de tablet acho que vem concorrência para o Ipad por aí...
samuell
Para tablet ok, para desktop não obrigado!
@trovalds
Windows nos tablets? Perigoso a MS sair com um tablet rodando "Windows 8" antes do lançamento propriamente dito pra PCs. E, como bem dito, uma BAITA mudança de paradigma. Pena que a MS indo por esse caminho tá condenando o desktop e qualquer outro hardware sem tela de toque de vez à extinção.
Gustavo
às vezes ele tá no trampo...
Rafael
Porque não me surpreendo em ver Apple fag criticando a M$? Vai lamber as bolas do Jobs vai.
Rafael
Bah tem gente que realmente não leu a matéria direito ou não assistiu o vídeo né? SÓ PODE! Dá para desabilitar essa interface e usar o windows convencional, parem de reclamar sem necessidade.

Eu achei muito bonito e espero que faça sucesso para formar um tablet que seja concorrente de peso ao iPad.
flavio
só digo isso. HATERS GONNA HATE .
mozart
a M$ arriscando-se mais... gosto disso
Guilherme Mac
A a mudança pro Ribbon foi de bobeira?
@renanferrari2
Um tablet da Nokia que vira netbook e tem Windows 8. Onde eu compro?
Thássius Veloso
Cássia Eller. =)
@renanferrari2
Tá tudo impressionante mesmo. A Microsoft acertou a mão e de quebra calou a boca de muita gente (inclusive a minha).

Essa possibilidade de trocar de UI à vontade é fantástica. Imaginem um Asus Eee Pad Transformer com Windows 8. É tudo o que muita gente sonhou.
Denis
Esse tema é para tablet. E pra quem não viu o Windows explorer está com o Ribon.
Ricardo
windows nunca mais
marcoscs
eu tenho mas é em máquina virtual de repente é o caso dele, sei lá...
refux
uma salva de palmas para quem teve a ideia de fazer o teclado separado mais "proximo" das laterais...
Jorge
E o Windows 8 é voltado para que? Anta. Android 3 só pq é 3 não deixa de ser Android, antes fosse 2.3 que teria mais aplicativos e jogos =)
davividal
O pessoal chilica, chilica, chilica, mas acredito que a mudança possa ser comparável à Windows 3.11 -> Windows 95.

Acho *bem* arriscado e não sei se eu me adaptaria, mas estou animado.
Apesar de preferir usar Linux, programar em C/Ruby e usar Git, eu sempre me animo com as novidades da Microsoft. Por piores que sejam, mostram que a empresa ainda não morreu.

Não sei se o Windows 8 (mantenham esse nome, por favor) será bom, ou até mesmo uma revolução, mas acho que o Windows 9, se seguir essa linha, será promissor.
davividal
Eles tem o IE 10. Ele vai compilar o HTML pra rodar nativamente no Windows. :)

Mal posso esperar. :)
@feelipelannes
Como você consegue usar Windows XP, com IE 6.0, amigo?
Scott
Cara, ele abriu o Windows Explorer "normal" só pra mostrar que é possível. E essa nem deve ser a versão beta ainda.
Scott
Não é. É a pra desktop mesmo. Mas claro que a Microsoft pode mudar isso até a versão final.
Quincas Borba
Vocês leram o texo?????
Quincas Borba
Ler faz bem, ver o vídeo também. Se você leu ou, pelo menos, viu o vídeo deve ter percebido que há uma possibilidade de usar o tema clássico do Windows 7.
Leia esse trecho que está no texto: "Na demonstração, a Microsoft deixou bem claro que a interface do Windows 8 é voltada para dispositivos touch, mas a interface convencional do Windows 7 estará disponível para quem quiser usar aplicativos tradicionais que não estejam preparados para esse tipo de entrada de dados, como o próprio Office (considerando a versão 2010, que fique bem claro)."
Veja o vídeo que ele mostra essa troca para o tema clássico sem grandes dificuldades ou configurações, bela jogada da Microsoft.
@gribeiro_dev
Galera, vocês são BURROS!?

Essa é a interface para TABLETS e dispositivos TOUCH SCREEN.
É MUITO MAIS QUE ÓBVIO que a interface para desktop, com teclado e mouse será diferente. A Microsoft tem um público corporativo muito grande (maior que o pessoal, diga-se de passagem) que não se adaptaria à essa interface, por usar desktops. A MS não vai perder esse público nem a pau.
marcoscs
em breve veremos um tablet com windows 8 fabricado pela Nokia.
Para interfaces touch tá ótimo mas para PC's convencionais eu sou adepto da filosia tic-toc, só vou mudar do Seven quando sair o Windows "revolution nine" :)
Seqko
Eu D U V I D O de vc com todas a minhas forças !
Renato Flief
"Mas é você
Que ama o passado
E que não vê
É você
Que ama o passado
E que não vê
Que o novo sempre vem..."
@thiagoleite
Só falta terem um navegador decente.
Smess
Cada fanboy da M$ que aparece...
Android 3 é voltado para tablets. Anta
Alisovsky
Exatamente, mas acho que a Microsoft não é boba.
Jorge
Não há inovação? E qual foi a inovação do tablet com Android e iPad, pq para eles o tablet é um celula com tela gigante. A Microsoft tá dando um grande passo nos tablets, colocando um sistema de verdade e ótimo!


É o que o povo queria, "Windows 7" em tablets, só que agora muito bem aprimorado e muito leve. Ficou Show. Depois dessa só louco compra iPad ou Xoom, melhor esperar a HTC ou Nokia lançarem brinquedinhos com isso.
Rodrigo Fante
Se você instalar em um 486 não, mas com a máquina certa, com certeza.

Você não pode ter um dinossauro em sua escrivaninha e achar que vai rodar os sistemas mais atuais de forma rápida.
Luciano Carvalho
E outra: não há nenhuma inovação. Apenas o transporte da interface de smartphone para o desktop.
Desculpem se meus comentários são de "troll", mas não dá pra não criticar a MS...sinceramente, viu?
Luciano Carvalho
Tá bom que vai funcionar redondo assim...dou minha cara a tapa.
Lucas Rodrigues
da pra deixar a desktop do win 7 assim, usando o rainmeter haha
Tiago Cesar
Graaaaaaande revolução... aff

A interface é bonita mas quando você vai ver... ahá tá ali o velho windows explorer.... só jogaram umas cortinas na sala, trocaram a iluminação e penduraram uns troços... mas no fundo continua a mesma velha sala...
Herbert Andrade
Galerias everywhere

Para tablet, está perfeito.
Parece que a Microsoft acertou mais uma vez.
Estou torcendo para que a versão desktop supere as espectativas.
João
Eu estava em pânico no início do vídeo. Crendo que seria essa mesmo a interface do Win8 para desktop.
Mas, aos 3:09 do segundo tempo (????), eis que a interface do Win7 aparece! UFA!

É, talvez essa interface seja a padrão mobile. Enquanto a atual continua para PCs. Assim espero.
Rodrigo Fante
Exato, esse "windows novo" é só uma camada rodando sobre o windows 7.
@ThiagoCapuano
Essa interface para mim, em uso em pc desk está fora de questão, não seria eficiente como para tablets... para quem usa o pc desk para banalidades perfeito, para tablets em qualquer tipo de uso ótimo...

...eu não vivo de fotinhos e redes sociais.
@lucashingis
E quem garante que ele não venha com o Sistema de Arquivos WinFS?
@ThiagoCapuano
Exato, entrou no meu raciocínio.
@ThiagoCapuano
Para desktops será um tiro no pé
@ThiagoCapuano
Espero que assim seja... se for a mesma versão de interface para pc desktop, futuramente terei que migrar da microsoft ou ficarei com um sistema desatualizado...

Me imagino usando software de desenvolvimento nesse troço.
@ThiagoCapuano
É, mas um exagero em surrealidade para que usa pc desktop com mouse.
@calvincfb
Ai, me poupe, agora que vi direito, isso tá um Windows 7 com um sisteminha de apps. pff. --'
@ThiagoCapuano
Barbaridade, a enquete dá para votar 500 vezes... não vale.
@ThiagoCapuano
Muito bom para quem não usa o PC profissionalmente. Serve para Tablets, mas PC de mesa, conforme o uso... um desastre.
@jeanfranco
Me lembrou o falecido Longhorn
@lucashingis
Vocês estão reclamando mas não perceberam que o "sistema antigo" continua por lá.
Revejam aos 3m02s do vídeo a seguinte fala: "Windows 8 also runs the existing windows apps".
@douglas_filipe
Achei nada a ver essa interface para rodar em desktop e laptops...
Em tablets até desce, mas mesmo assim... pra mim estragaram o Windows.
Jorge
O Xoom e o iPad podem brigar a vontade. Eu vou é de Windows 8, um sistema de verdade e não um celular gigante
Fabio's
Estragou o Windows...se ele seguir o sucesso estrondozo do Windows Phone,,, meus pezammes para MS....
@LTeraSUSHI
Resumiu meu pensamento.

Eu gostei, não sei por que todo mundo não está gostando. É sempre assim, anunciam alguma coisa, criticam até não poder mais e, um mês depois do lançamento, estão lá elogiando. Não dá para falar muita coisa, vamos usar e ver como é. Eu particularmente gostei demais, não importa se é a versão para PC ou para tablet.

E eu posso até pensar em voltar a usar Windows se ele for assim mesmo.
Rodrigo Fante
Eu gostei, 10 anos atrás não me via falando isso de um Windows, mas serei um dos primeiros a comprar.
Exibir mais comentários