Início » Aplicativos e Software » Windows 8: Microsoft prova que sistema foi projetado pensando nos tablets

Windows 8: Microsoft prova que sistema foi projetado pensando nos tablets

Veja imagens e vídeo da próxima versão do Windows.

Avatar Por

Nem só de tela inicial será feito o Windows 8. Durante a conferência D9, a Microsoft revelou a nova interface do futuro Windows, que foi totalmente pensada para ser usada em dispositivos com tecnologia touchscreen. Confira abaixo algumas capturas de tela feitas a partir de um vídeo que a companhia divulgou entre jornalistas.

De acordo com a companhia, esses são alguns dos aspectos que podemos esperar do Windows 8:

  • Interface com tiles de notificação e informações em tempo real dos aplicativos, como já acontece no Windows Phone 7.
  • Troca entre aplicativos, inclusive com redimensionamento automático das imagens apresentadas em aplicativos de foto e de vídeo.
  • Navegador “totalmente otimizado” para toques, “com o poder de aceleração por hardware do Internet Explorer 10”.

A empresa deixa bem claro que a nova tela inicial, que você pode ver nesse post, vai tomar o lugar da tradicional área de trabalho que nós conhecemos. Ela também fará as vezes de menu Iniciar (uma baita quebra de paradigma, não?).

Na demonstração, a Microsoft deixou bem claro que a interface do Windows 8 é voltada para dispositivos touch, mas a interface convencional do Windows 7 estará disponível para quem quiser usar aplicativos tradicionais que não estejam preparados para esse tipo de entrada de dados, como o próprio Office (considerando a versão 2010, que fique bem claro).

A nova interface vai funcionar com e sem teclado, bem como com e sem mouse. A Microsoft espera poder instalar o Windows 8 em laptops, desktops, computadores do tipo all-in-one, e até mesmo telas maiores com uso voltado para salas de aula.

Vídeo do Windows 8 em funcionamento

Assista abaixo ao vídeo de demonstração do Windows 8, liberado há poucos minutos pela Microsoft (em inglês).

(YouTube)

Cabe lembrar que essa é a primeira vez que a Microsoft vem a público para mostrar a nova interface do futuro Windows. Até agora, a empresa vinha fazendo muito mistério acerca do que devemos esperar a próxima versão do sistema operacional mais usado no mundo.

Por sinal, repare que, na filmagem acima, o efeito blur foi colocado em determinadas partes da parede. O que será que a MS está guardando de tão importante?

Pesquisa de opinião

Agora que você já viu as capturas de tela e o vídeo com o novo visual do Windows 8, responda abaixo se você curtiu ou não.

[polldaddy poll=5104622]

 

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

sudokudasilvatetris
A pessoa que projetou o windows 8 estava pensando em tudo menos em fazer um windows melhor. Só pelo aplicativo fotos desse novo sistema ( que ele abre uma foto e não passa para outras com a setinha pro lado) já é uma prova disso.
henrique
acho que o windows 8 não aguenta o ANDROID !!! por questão de preço e tecnologia !!! o preço é que o nexus 7 ta saindo por 199 obamas e ele é super potente !!!! e outra porque a tecnologia ARM para dispositivos moveis é superior , porque ela não esquenta nada comparado a tecnologia da INTEL ,,, quem nunca usou um notebook esquentadinho !! outra coisa boa da tecnologia arm é que ela é voltada para graficos e dispositivos moveis !!! a da intel seria adaptada para dispositivos moveis ( entre ser propria e ser adaptada a grande diferença ) windows tb ta se adaptando !!! ja android é feito para ser movel ! !!!! o microsoft tem o windows rt para arquitetura arm mais é imcompativel com todos os programas existentes hoje para windows comum !!!! só sei que a briga vai ser boa !!! e VIVA A CONCORRÊNCIA !!
ednilson
eu ja estou usando e é muito bom
bernaction
To gostando..
vinnicius
Eu não critico a MS só porque é a MS. Você é que,
vinnicius
Eu não critico a MS só porque é a MS. Você é que,
vinnicius
Meu dinossauro usa um Linux atual (Ubuntu 11.04) e funciona muito bem. Com o Unity, para reforçar.
vinnicius
Alguém ainda acredita nisso? Acho que já inventaram outro sistema de arquivos...
vinnicius
Chrome OS = Linux Seria bom o Chrome OS / Linux rodando apps do Android, assim como o Mac rodando apps do iOS e o Windows rodando apps do Windows Phone.
vinnicius
Ah, desde quando a Microsoft ouve os outros? Ela só vai ligar para a opinião dos outros quando começar a perder mercado, isso sim. A Microsoft não sabe concorrer, com certeza ela vai trapacear (e muito) para conseguir destruir os concorrentes no mundo dos tablets (Apple, Acer, Samsung) assim como fez com o desktop (Linux, Mac).
vinnicius
Eu já parei de usar desde que o Vista saiu. Usuários do Windows, fujam para as colinas!
vinnicius
A função mais utilizada no Windows (CTRL+ALT+DEL) feita por touchscreen eu ainda não sei como faz. Acho que as fabricantes de tablets com Win8 vão colocar um botão para acionar esse comando, ou então haverá um teclado com essas três teclas exclusivo para Windows 8. Já desenvolveram um protótipo para isso: http://www.tudolink.com/wp-content/2007/07/teclado_windows.jpg
lanir
eu antes falava que ele era d+ o windows 8 se for assim os sistemas eu to fora de hoje em diante ñ compro ñ ñ vou aposentar nada só por um ipad ñ gosto de ipad preferia ter meu windows xp to fora 789 e vista to fora chato !
O Blog do seu PC
O Windows 8 é uma verdadeira reimaginação do Windows, desde o chip até a interface. Apesar desse novo desenho, a Microsoft vai manter ou reduzir as exigências de sistema. Para rodar o Windows 7, os PCs precisam ter ao menos um processador de 1GHz, 1GB de RAM, 16GB de espaço disponível no disco e placa gráfica DirectX 9.
O Blog do seu PC
O Windows 8 é uma verdadeira reimaginação do Windows, desde o chip até a interface. Apesar desse novo desenho, a Microsoft vai manter ou reduzir as exigências de sistema. Para rodar o Windows 7, os PCs precisam ter ao menos um processador de 1GHz, 1GB de RAM, 16GB de espaço disponível no disco e placa gráfica DirectX 9.
Exibir mais comentários