Parece que, para tristeza dos fãs do Android, a onda de vírus, trojans e outros bichos feios disfarçados de aplicativos legitímos na Android Market não tem hora para acabar. Dessa vez, foram descobertos pelo menos 34 apps com código malicioso que era executado especificamente quando o dono do Android recebia uma ligação.

Segundo a empresa de segurança Lookout Security, esse novo vírus é uma variante do antigo malware DroidDream, que também infectou a Android Market em março desse ano.

Batizado de DroidDream Light e por ser uma versão mais simples do antigo malware, esse vírus se disfarçava de aplicativos legítimos na Android Market e estava disponível para download por qualquer usuário. Em alguns casos, o vírus trazia descrições e conteúdo “chamativos” para chamar a atenção dos mais desavisados.

Admita, você pensou em baixar

Uma vez instalado, o código malicioso ficava inerte, até que o usuário recebesse uma ligação ou uma SMS. Nesse momento ele era ativado, e enviava para os desenvolvedores diversos dados do celular, como o modelo, IMEI, IMSI e a versão do SDK, assim como informações sobre os aplicativos instalados no aparelho. O mais preocupante é que o aplicativo nem mesmo precisa ser aberto previamente para que isso aconteça. Uma vez instalado, é só esperar a próxima ligação.

A Lookout Security também diz que o malware pode instalar código malicioso no aparelho, mas para isso é necessário que o usuário autorize a ação. Uma estimativa diz que em torno de 30.000 a 120.000 podem ter sido infectados com o DroidDream Light.

Mas não jogue seu smartphone com Android pela janela ainda! O próprio Google já removeu essas apps da Android Market, e também removeu remotamente o malware de alguns aparelhos, através de um método um tanto quanto questionável: remotamente, a empresa instalou o aplicativo “Android Market Security Tool March 2011”, com privilégios de root e sem pedir a permissão do usuário. Esse aplicativo remove o malware, e depois se auto-desinstala.

Ou seja: por enquanto, o Android Market está livre de aplicativos maliciosos. Resta saber até quando, e como o Google pretende lidar com essas falhas de segurança constantes na loja.

Com Informações: H Online

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Maria Fernanda

Tem gente q fala a Android não precisa de antivirus mas eu não abro mão do Psafe Android depois q quase perdi o cel por causa de vírus

MRATOLOKO
mais que ironia wp8 limpo a android baseado em linux carregando virus ,,,kkkkkk
Gabriel Bemfica
Sim, é seguro. Agora, se o usuário baixa um app obscuro, e sequer lê as permissões que ele pede, autorizando de qualquer jeito sua instalação, o problema não é com o sistema. É com quem está o operando.
Gabriel Bemfica
Meu Defy também tem lanterna! Mas sofri por não poder jogar Snake :(
@fabianoweb
Na verdade nenhum SO é impenetravel... a diferença está na parcela da população que usa, pra que vc vai criar uma rede zumbi de processamento de dados e envio de spam em MAC ou Linux? Windows é muito mais eficaz nisso. Agora com a população do Android ele será o alvo. Concordo que o Market deveria ter uma politica de segurança melhor, mas sempre que eu instalo um APP ele mostra na tela "Esse app usa acesso total a internet, SMS, chamadas e GPS" pohha se o app usa tudo isso e é só um protetor de tela é obvio que não é pra instalar. O pc lá de casa (que eu mal uso) é infestado de vírus... mas isso só acontece porque a galera lá fica clicando em tudo quanto é banner que pisca. E pior sai baixando uns .exe e instalando de boa como se tivesse plena convicção que aquilo é certo =P
Jairo
Smartphones ... não sei qual é a pior plataforma !
igorknoxx
Android virou windows
Turdin
e ainda tem Lanterna e Snake. Durmam com essa.
Mike Metralha
Não a sistemas 100% seguros quando há um idiota que os opera. É o mesmo que ter uma casa com cercas eletrificadas, alarmes e sensores, pitbulls e seguranças, e convidar o Chico Picadinho para entrar e tomar um café apenas porque ele apareceu com um colete do IBGE e disse que era do CENSO 2012.
Marcos
A razão do seu medo está presente em qualquer sistema feito pelo homem. Dica: Não use mais sistema de nenhum. Não sou psicólogo, mas garanto que nunca mais sentirá esse tipo de medo.
Breno Caldeira
Não é Izzy, mas sim, iZzy
Alisovsky
Não entendo... Até bem pouco tempo atrás o linux e seus derivados não eram impenetráveis? Vejamos o que a galerinha "livre" tem a dizer...
Renato Mendes
Mas o que todos trollavam não era que o android era seguro por ser linux??? Que papelão heim?
@brunogdb
Enquanto isso meu iPhone 3GS faz de tudo e não trava no flash :P.
Marcos
Ao contrário dos fanboys da Apple, eu consigo admitir facilmente que o flash é realmente muito pesado para a grande maioria dos modelos vendidos hoje. “fragmentação maluca”: Ice Cream Sandwich mandou um OI! “adeus bateria”? Caso minhas suspeitas se confirmem, o iCloud tornará o iOS um clone do Android no quesito acesso a internet e compartilhamento. Aí veremos se o vilão é o flash ou a infinidade de sincronizações, que aliás, faço questão. Eis o abismo entre os sistemas operacionais... O Android é um sistema híbrido! Usuários convencionais (os de iOS, por exemplo) não conseguem ver a fronteira entre sistema local e nuvem. Mas isso não importa, afinal a informação está lá, em tempo real, o suficiente para traçar uma rota de GPS desviando dos congestionamentos de São Paulo. “Vai lá tentar atualizar o seu Android enquanto pode,ou não.”: Nesta vc realmente me pegou! Não consigo atualizar meu Nexus S, pois aqui diz que ele já está atualizado. Tsc, tsc, tsc.
Exibir mais comentários