Início » Celular » Motoblur espia os aplicativos que você abriu no Android

Motoblur espia os aplicativos que você abriu no Android

Motorola planeja avisar donos de smartphones sobre aplicativos que prejudicam o desempenho dos aparelhos.

Avatar Por

O CEO da Motorola, Sanjay Jha, comentou durante um webcast promovido por instituições financeiras americanas que a Motorola sabe exatamente quais aplicativos são executados nos smartphones da empresa rodando Android. Isso é possível graças ao Motoblur, o layer de comunicação que a empresa instala em praticamente todos os seus celulares com sistema do Google.

Motorola Flipout: com direito a Motoblur

Cerca de 70% dos smartphones Android devolvidos por consumidores sofrem de queda no desempenho causada pelos aplicativos instalados. Como você bem sabe, não existe qualquer controle sobre o funcionamento dos apps por parte do Google na hora de avaliar o que entra e o que sai do Android Market. Resultado: apps que não são nocivos à segurança do aparelho, mas fazem estrago principalmente na vida útil da bateria.

“Esses apps não são testados em uso de processador e consumo de energia. Nós começamos a entender agora o impacto disso”, afirmou o executivo. Esse impacto foi entendido faz tempo pela Apple, que conduz testes de performance nos apps antes de liberá-los na App Store.

O Motoblur entra nessa história como uma ferramenta para detectar quais aplicativos são os mais problemáticos. Se antes o software servia apenas para habilitar o smartphone e conectar-se a várias redes sociais, pode-se dizer que agora ele espiona os apps rodando no Android.

Para o futuro, o CEO da Motorola quer que as estatísticas colhidas com o Motoblur permitam oferecer mais informações de desempenho para os usuários. No exemplo dado por Jha, o Motoblur avisaria um usuário de que abrir determinado aplicativo “vai consumir 35% da energia do aparelho”. E aí o usuário poderia decidir se quer abrir o app mesmo assim ou se prefere preservar a bateria.

O que me espanta nessa história é que a Motorola vem colhendo informações sobre os aplicativos usados no Android sem falar absolutamente nada — pelo menos eu nunca tinha ouvido falar nessa história. E depois querem reclamar da Apple.

Com informações: PCWorld.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel Bemfica
Qual o teu problema em usar uma ROM customizada? Manda um e-mail pro [email protected] dizendo por que tu não consegue, que eu te ajudo ;)
@MasterWebInter
Instale uma custom ROM e seja feliz!
@renanferrari2
Tem que ficar de olho nos artigos tendenciosos do Thássius. O cara precisa distorcer uma notícia inteira, só pra ficar fazendo esse joguinho de "meu SO é muito melhor que o seu". Lamentável. Só quem perde nessa história é o Tecnoblog.
Caio Furtado
Então quem já tem não vai ser espionado?
Breno Caldeira
O bacana é que a rom CyanogenMod, feitas por "pessoas comuns" e algo 4free :] tem esta de colher informações e tal, porém, logo após o primeiro bot o OS pergunta se vc quer ativar ou não enviar os dados para a cyanogen. E a qualquer momento vc pode desativar isto.
@brunogdb
Isso me lembra uma certa empresa que tem nome de alimento -- já ouvi histórias dela ter arquivos no iOS que enviam informação por informação do seu uso para eles.
rafaelverolla
MacFags gonna MacFagear, então relaxa tiago xD. Mas eu ainda acho q o futuro vai ser igual aquele de um episodeo dos simpsons, com ipods gigantes chicoteando a humanidade
Tiago C. Araújo
Fala Sério... não quero justificar nem defender a Motorola, mas saber quais os aplicativos são utilizados é menos pior do que saber sua exata localização com GPS não acham ??? Ate pouco tempo atras APPLE tava rastreando os usuários atraves do GPS.
@mos_axz
Já começou com os emuladores... Google censurando, apple comentando eventos... e isso tudo depois da união do skype com a dona do .net framework... O Sky.net vem ai...
@mos_axz
"Já no caso da Apple, como citaram, ela te rastreava com precisão e não apagava os dados e ainda os deixavam desprotegidos, algo que já foi corrigido…" O arquivo ficava no Itunes(bate três vezes na madeira) e não ia para a apple. O android sim enviava o arquivo AO GOOGLE. MacHaters gonna hatear...
@mos_axz
Não conseguir colocar uma rom Customizada(meu caso) é um bom motivo pra usar uma rom oficial...
Thiago Sabaia
Ainda bem que não gosto da motorola mesmo. Só uso ela por causa do Nextel. Nextel da BlackBarry é um lixo.
Eduardo Silveira
Realmente prefiro pensar dessa forma. #Tenso
7megas
Motoblur deixa o aparelho MUITO lento. :S
@diariodoandroid
Olá @jorlano, tudo bom? Qual seria esse aplicativo? Abraço!
Exibir mais comentários