Tecnoblog
Razão Social Sony Corporation
Fundação 7 maio, 1946
Nihonbashi, Tóquio, Japão
Website Oficial sony.com

Sony

A Sony é uma empresa japonesa que se tornou um conglomerado por atuar em diversos ramos, como de eletrônicos, jogos, entretenimento e até mesmo em serviços financeiros.

Criada em 1946 por Masaru Ibuka e Akio Morita, a Sony era inicialmente uma loja de eletrônicos em uma loja de departamentos chamada de Tokyo Tsushin Kogyo. O nome Sony surgiu em 1958 e é a junção de duas palavras, "sonus" (origem latina de som) e "sonny".

O primeiro produto fabricado por seus fundadores foi o Type-G, que também acabou sendo o primeiro gravador de fitas do Japão. Já sob o nome novo, o lançamento inicial foi um rádio transistorizado chamado de TR-55, que chegou ao mercado em 1955.

Na década de 60, a Sony expandiu para os Estados Unidos e popularizou os produtos fabricados no Japão na América do Norte. Depois de aparelhos de rádio, a Sony apresentou as primeiras TVs, na época portáteis, cujo ramo ela faz sucesso até hoje.

No começo dos anos 80, a Sony e a Philips aprimoraram e popularizaram a tecnologia de Compact Disc (CD). No final da década, a empresa comprou a CBS e a Columbia, um grande passo para a Sony se firmar também como uma gigante do entretenimento.

Em 1994, a empresa lançou o PlayStation One no Japão, o console de videogames foi o fruto de uma joint venture que não deu certo com a Nintendo. Após tentativas, cada empresa seguiu seu caminho e a Sony escolheu apostar na sua própria força. O PSOne vendeu mais de 100 milhões de unidades na primeira década.

Na telefonia móvel, a Sony apostou no começo dos anos 2000 em um consórcio com a sueca Ericsson, formando a Sony Ericsson. Seus lançamentos, como o Sony Ericsson P990, se destacavam por boas câmeras e recursos multimídia.

Eventualmente, a Sony comprou a Ericsson e chamou a subsidiária móvel de Sony Mobile, composta principalmente pela linha Xperia. A fabricante também tentou o mercado de computadores com a linha VAIO, mas desistiu em 2014.

O conglomerado Sony também fabrica câmeras, inclusive modelos mirrorless como a linha Alpha. Além disso, é bem forte no segmento de semicondutores, com painéis LCD/LED e sensores para câmeras de smartphones.

Continue lendo »