Como saber quais sites estão fora do ar hoje

Serviços online instáveis? Existem algumas maneiras de descobrir se um site está fora do ar ou se é um problema com a sua internet; veja como fazer

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 ano
Pessoa olhando a tela do computador nervosa mordendo um lápis
Será que é sua conexão ou é o site está fora do ar? (Imagem: Jeshoots/Unsplash)

Nem sempre é fácil descobrir quando é seu serviço de internet que está apresentando falhas de conexão ou se foi o aplicativo ou site que está fora do ar. Felizmente, já existem algumas alternativas que vão te ajudar a checar isso. Continue comigo e veja como fazer.

Checar o que estão falando com o Down Detector

O Down Detector é uma das ferramentas que vai te ajudar a saber se um site está fora do ar hoje. A página reúne diferentes serviços (tem até o WhatsApp), com uma seção de comentários e um gráfico de quantas pessoas reportaram algum problema nas últimas 24 horas.

Para checar, basta acessar o Down Detector, procurar o site ou app que deseja descobrir se está fora do ar e olhar os gráficos e comentários para ter certeza que não é seu computador ou celular.

Mesmo que esteja tudo aparentemente normal, você pode ter sido o primeiro a reparar na falha do site, então também pode reportar um problema.

Interface do Down Detector
Down Detector mostra gráficos e comentários sobre falhas de serviços. (Imagem: reprodução/Down Detector)

Visite o Fora do Ar

O Fora do Ar é uma página que faz testes de conectividade e DNS para descobrir se o site está acessível para todos ou, de fato, caiu.

Para checar, acesse o Fora do Ar? e digite o endereço do site no campo indicado. Depois, é só apertar “Enter” no seu teclado ou clicar em “Verificar” na tela e checar o resultado na página exibida; se ele estiver no ar, o problema pode ser só com você.

Interface "Fora do ar"
Fora do Ar faz testes de conectividade para saber se os sites caíram. (Imagem: reprodução/Fora do Ar).

Cheque suas configurações de internet

Para tirar a “prova real”, você pode checar se a sua internet está normal com um teste de velocidade.

Se realmente existir um problema, tente ajustar o DNS do seu computador ou faça melhorias no seu Wi-Fi. Se a falha estiver nos dados móveis, entre em contato com sua operadora telefônica.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre DownDetector na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados