Início » Jogos » Nintendo anuncia Wii U

Nintendo anuncia Wii U

Avatar Por

Hoje durante a E3, a Nintendo anunciou a sequência do seu mais famoso console, o Wii. Provando que consegue criar nomes estranhos com a mesma capacidade que tem para relançar jogos com o Mário, a empresa anunciou que a segunda geração dele será chamada Wii U. Mais estranho do que isso foi a confirmação dos rumores que diziam que o controle dele teria o formato de tablet.

Stand de demonstração do Wii U na E3 (foto: Gus Fune)

A empresa não deu muitos detalhes das especificações técnicas dele nem mostrou fotos maiores ainda. Mas o pessoal do Engadget foi rápido no gatilho e tirou a foto abaixo, que mostra um Wii U ao lado de uma TV.

Além dos conhecidos controles analógicos, o tablet-controle do Wii U vem com um D-pad, quatro botões de ação e os botões de gatilho e superiores. Ele também conta com feedback vibratório, uma tela sensível ao toque, microfone, saídas de auto-falante, acelerômetro um giroscópio e uma câmera frontal.

Uma parte bacana até agora foi o anúncio de que os acessórios e controles do primeiro Wii são compatíveis com a nova geração. Então nada de precisar comprar controles novos se você já tem um Wii. O novo controle também vai ter alguma função de interação com o Nintendo 3DS, mas não deram muitos detalhes dessa integração ainda.

Controle do Wii U (foto: Gus Fune)

A aparente vantagem desse tipo de controle é que gamers poderão escolher entre jogar conectado à TV ou apenas usar a tela do controle do Wii U. A Nintendo diz, no entanto, que ele não foi feito para ser uma plataforma móvel: todas as imagens são geradas pelo console e transmitidas para a tela.

Veja um vídeo de demonstração do console logo abaixo


(Vídeo no YouTube)

Mais sobre: , , , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@gui_hentz
cara, eu li que os graficos seram maiores que o do ps3 e xbox360, entao nao se preocupe com graficos :) e se vc ja olho o video do passarinho, nao sei pq ta se preocupando
guilherme
seu troxa, ta dificil de entender que WII U é o console, e nao o controle/tablet??
Saulo Augusto Duarte
Enquanto o Wii U não chega no brasil, eu gostaria de ter o bom e velho Wii. Já me enjoei de Playstation 2, quero ter um Wii.
Mr.Brownstone
Windows 8 nem a pau que vai rodar ne sahsuhasuahsu
Orion
"Jackson:
isso é passageiro,,esperem o ps4 e verao o que é revoluçao..guardem minhas palavras e eu fico com meu ps3"

isso é passageiro, esperem o ps4 e verão o que é imitação
rsrs (é sempre assim)
Marcio Neves
Game Cube rodava jogos de N64? N64 rodava jogos do SNES? SNES rodava jogos do NES? :D
@agnatos
Eu só achei que na primeira parte do post o Rafael pareceu ser um fanboy da Sony falando. Achei desnecessário.
@agnatos
Sério, que você não leu o post e não viu o vídeo? Ou você fez os dois e não compreendeu?

Não sei o que é pior...
@agnatos
Jóinha ni tu e no xará ali em cima.

Eu tinha acabado de falar sobre jogadores de outras plataformas.

@Mozart "A Nintendo sempre com novas ideias e novos conceitos… e as outras correndo atrás"

E salientarei. Os jogadores de outras plataformas, simplesmente irão dizer que os gráficos são toscos XD
@agnatos
Olha... Eu sou fanboy da nintendo, mas não estou muito confiante no poder gráfico.

De qualquer modo, gráficos sozinhos não fazem a experiência do jogar. Para mim o importante é que eu me entretenha (Só não digo me divertir por que poderia ser algum jogo de horror e nesse caso eu deveria me assustar ^^) Se o jogo conseguiu me entreter eu o considero bom, indiferente de jogabilidade, gráfico ou história.

Esse ponto de vista dificilmente é compreendido por jogadores de outras plataformas, mas cada um é cada um, né?
@agnatos
Eu não me recordo de um produto da NINTENDO que não fosse retrocompatível com o predecessor, logo, não precisa nem perguntar né?
@agnatos
Assista ao trailer.
Moisés Freire
Se o console for mesmo aquele, eles estão de parabéns, tem quase o mesmo tamanho do onlive.
Marcio Neves
Mais um que não viu a conferência :D
Marcio Neves
Oi? Mas heim?
Marcio Neves
O controle em si não roda nada: ele é só um joystick comum para o input e uma tela wifi para o output... além de ser touch, claro. Fora isso, ele é um terminal burro do Wii U, mas nada impede que surjam SDKs que façam com que ele seja reconhecido e controlado por um PC. Aí fica a cargo da imaginação dos programadores em desenvolver soluções criativas para ele, caso consigam (ou melhor, quando conseguirem :D)
Marcio Neves
De acordo com a palestra, sim, ele será 100% retrocompatível com todos os acessórios E jogos do Wii atual :)
Marcio Neves
Cadê o thumbs down aqui no blog, heim? Porque certamente este aí não viu a conferência (ou não a entendeu)
Marcio Neves
Sim, e sanquinárias, coisa que você não esperaria num Wii atualmente. Viu as imagens do Ninja Gaiden 3? Tem sangue até dizer chega, quando ele destroça um inimigo com suas espadas :D
Marcio Neves
Mas é um novo console, e agora com capacidade de gerar gráficos HD, tal como X360 e PS3. Ainda resta a dúvida se ele está no mesmo patamar, acima ou abaixo destes dois, mas que serão gráficos que você dirá "isso não é mais um Wii", isso ele terá. Como já foi extensamente dito, não é um portátil, todo o processamento é feito no console e o tablet/controle só mostra a imagem gerada (que é transmitida para ele de forma wireless).

Aliás, esse lance da imagem ser gerada no console e transmitida para o Tablet via wifi é um dos motivos por ele só suportar um controle com tela por vez, pois no pior dos casos ele terá que fazer trabalho dobrado, gerando uma imagem para a TV e outra para o Tablet (de acordo com o que cada developer for desenvolver)
Marcio Neves
E ainda teve gente que teve a pachorra de dizer que esse foi o "mico da E3". Muito pelo contrário, foi a MAIOR sensação do ano. Bateu e nocauteou o anúncio do Vita, que já não era uma grande novidade, pois todos já sabiam o formato, que rodava uncharted, que tinha gráficos assim e assado, etc.
@asd
AUIDHIASDHIASUDHIUASDHSIAHDIUASDHIASUDHSUIADH
PIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADA DO ANO! PARABENS NINTENDO! PARABÉNS!
C. Emanuel Laguna Jr
Cartão sugere outra cousa… O VMU está mais para Tamagochi ou PDA: o bom mesmo era poder trocar os saves sem o Dreamcast ligado. Bons tempos.

8-)
C. Emanuel Laguna Jr
Talvez a Nintendo baixe o preço do Wii para 99 dólares no final do ano, aí sim vejo vantagem em pegar o Wii no Paraguai.

8-)
@rockdanx
É um novo console campeão.
Caio Furtado
"Sim, você" - SÓ PARA OS FORTES.
Alexandre
Estranho mas como tudo na vida, temos que vender o paradigma..
@duduoo
Muito legal mesmo, Nintendo sempre revolucionando, foi só eu ou mais gente já imagina um Angry Birds para o Wii U?
igorknoxx
iMaconha
Tchulanguero
Nossa gente, tudo bem que não foi a coisa mais clara do mundo, mas Wii U é o novo console (segunda imagem) e o "tablet" é o controle. E ele não funciona sozinho, todo o processamento é feito pelo console, o controle funciona como um "terminal burro".
Glauco
não falaram nada pq a conferencia da M$ e da Sony ficaram uma bosta.
@thiagoleite
Não viu a apresentação né?
@thiagoleite
Cara, olha o vídeo de apresentação até o momento que aparece o Zelda. Link lutando com uma aranha gigante. Os gráficos estão mostrados aí. Tbm tem um vídeo de um passarinho voando que era pra mostrar o potencial gráfico do console. Inclui alguns lançamentos de peso, como o novo Assassin's Creed. Sim, teremos gráficos!!
@tacio47
É, mas eu esperava mesmo era um novo console, mesmo porquê, todo mundo diz que o Wii já deu o que tinha que dar, deveria ter um novo video game e não uma parada que dar pra jogar jogos do Wii, a única diferença é que vocês vão poder jogar Mario e cagar no banheiro ao mesmo tempo, a Nintendo deveria ter feito o que fize-ra antes com o Game Cube e o GameBoy, no caso substituí-los pelo Wii e NDS respectivamente,e claro, com g´raficos melhores, pois todo mundo espera algo para bater de frente com o PS3 e o XBox 360, o que ainda seria dificíl pois quando a Sony lançar seu novo console (talvez intitulado PS4 ou não, já que a Sony mudou de presidente em 2007) vai vir mais forte que escurinho do Akuma do Street Fighter, sendo ainda, o Wii U não foi desenvolvido para ser um portatíl (virão o tamanho do bixo! parece um pastel de feira!),sem falar que o N3DS acabou se ser lançado e a KONAMI divulgou um video do Jogo Metal Gear Solid 3 Snake Eater 3ds, com gráficos excelentes, sem falar que os futuros jogos para o NGP (New Generation Player) que sucederá o PSP terá gráficos proxímos ao do PS3, tem desing bonito e cabe no bolso, o N3DS ainda tem muito pra fazer e o Wii e seus jogos já estão bem velinhos, por isso queremos um novo console e não uma nova parafernalha.
Felipe
Eu adorei esse novo Nintendo chamado de Wii U
Guilherme Mac
Alguns jornais publicaram as possíveis especificações, e são melhores que o PS3 e Xbox 360.

Se for confirmado Wii U estará muito bem na fita.
j2k
realmente os graficos do Wii U melhoraram bastante. Eu assisti a conferencia da Nintendo pela web (gamespot.com) e os jogos mostrados estão com grafico bem melhor que os do Wii. É esperar pra confirmar...

Quanto ao novo controle, deve ser muito louco!! Espero que se popularize bastante.
j2k
huauhahuahua!! =P
Smess
Esperava por um gamepad simples com display. Mas pelovisto é um controle em formato de tablet.
marcoscs
mais potente que o PS3?
Voce tem certeza disso?
Se for isso mesmo, aí sim, já me daria vontade de comprar.
@lv_lopes
Wii U é o nome do console. O controle é chamado de New Controller, não sei se é o nome oficial ou se chamaram assim só porque é novo.
Os jogos de Wii serão compatíveis com o Wii U, inclusive os acessórios, mas não é possível utilizar o New Controller em um Wii.
@nepomucenobr
Ah ha... por isso os jogos para PC sao poucos e nao confiaveis, ne?! Em que planeta vc vive?
Lillian
Eu gostei muito!
Os gráficos melhoraram sim. Neste vídeo não da pra ver bem , mas em alguns trailers que foram mostrados na conferência as imagens me pareceram ser HD.
@lv_lopes
Wii U é o nome do console mesmo. Focaram a apresentação no controle pq "o console é apenas uma caixa"...
Guilherme macedo
Realmente...
Mas no caso do Dreamcast era um cartão com uma tela monocromática que servia pra salvar jogos. Tinha uns 2 jogos que dava pra jogar direto nesse cartão.
Eu gostei.
Vou começar a juntar a grana.
Guilherme Mac
calma. nem foi mostrado nenhum jogo definitivo e grande.
Setimo
Assim, explicando melhor

O wii U eh o novo console da nintendo aquele console ali meio parecido com o xbox slim, ele tem 2 vezes e mais mais potencia que o ps3
e vem com aquele controle que soh da pra usar NELE e nao da pra usar no wii normal.

mas todos os controles do wii normal da pra usar no wii U
gustavo
Video game com imagens inferiores, com jogabilidade simplificada para crianças ou pessoas que curtem jogos ocasionais, sem profundidade e complexidade.

Wii é fanfarra.
Mozart
A Nintendo sempre com novas ideias e novos conceitos... e as outras correndo atrás
Caio
legal, mas eeeeeeeee oooosss graficos? cadê?
ficou legel, mas eles esqceram do + importante, melhorar os graficos, estao parecendo os msm do Wii.
Thiago Sabaia
Windows não.
Se não quando você tiver na ultima fase do game,ai aparece uma tela azul e você tem que fazer tudo de novo.
@romulopfarias
Essa foto ae do console diferente embaixo da TV, é só pra pipocar na internet que "vazou" o novo console.

Na verdade, ainda acho que isso é um face lift do Wii, o Wii U (deve ser esse o nome do novo CONSOLE mesmo, pois colocaram lá, como disse antes, DS -> 3DS e Wii -> Wii U) vai vir completamente diferente.

A nintendo já fez isso antes, com o Snes:

http://files.maverickhunterx.webnode.com/200001080-14cc515c64/Snes.jpg
http://www.emuladoido.net/assets/images/SuperFamicom_jr.jpg

Tirando isso, mudou sempre da água pro vinho:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/42/NintendoStackTransparent.png

Pra ser bem sincero, acredito que esse Wii U vai sair esse ano ainda como acessório pro Wii também... E deve vir um controle estilo "DreamCast" também (assim como tem Wii Mote + Nunchuck como oficial, ou o Classic, o de GameCube como opcionais), ainda que como opcional (com a tela no meio, porém menor).
@danielneves
Correção: Mario.

No começo eu fiquei: Meh, que chato, um iPad apenas com usos ridiculos... mas dá pra fazer muita coisa com isso. Novos angulos e visões de jogos :D
Diego Duarte
Provavelmente alguma variante do System Menu do Wii
@danielneves
Realmente eles falaram primeiro o nome aí passaram para o controle e depois meio que falaram que o controle tinha o mesmo nome do console... ficou meio mal explicado. Eu acho que o controle poderia ter esse nome mas o console poderia ter outra nomeação... mas eu acho que é assim mesmo.

Eu acho que o console não é tão importante, os jogos e o console é bem mais importante que as caracteristicas tecnicas e tudo o mais, mas fiquei curioso para saber qual real poder gráfico dele. Pela demostração parece estar bem lindão.
@philippe_reis
Será que o novo Wii U rodará os jogos do Wii antigo?
Rodrigo Soncin
Me bateu a idéia agora:
Este controle vai rodar Android? Windows 8?
@fedias
O console na primeira foto lembra o xbox360
Rodrigo Soncin
Fale várias vezes o nome deste console e vão te perguntar porque você está imitando uma sirene.

Mas eu até achei interessante a idéia do controle. Adiciona espaço na tela principal exibindo stats e inventários no controle, além de permitir maior personalização de controles específicos para um determinado jogo por parte dos desenvolvedores.
Guilherme Mac
parece desconfortável O_O
@hsteix
amigo, Apple na E3? o que você está fumando?
Matt
Muito foda, Wii U dominou essa E3.
Rafael Silva
O que eu entendi foi que o Wii U é uma 'experiência' que leva em conta o console novo, que é ligado à TV, e um controle novo.

Mas quem quiser pode usar os controles antigos do primeiro Wii ou não usar a TV e jogar só no controle novo também.

Sim, é bastante confuso.
carlos
Aleluia, ta parecendo que a E3 e so da Aple, as outras empresas ninguem fala mais nada a respeito, so tem I.. aqui I.. ali ava a Pqp com essa onda I..., existe muita coisa interessante na E3 que e deixada de lado para falar das I.. da vida, Icloud, Ios e I...
Roberto
Cade a novidade?? Mais um tablet no mercado...
@romulopfarias
Bem, o que eu entendi (na verdade, to mais confuso que tudo):

1) Não entendi o que é o Wii U, afinal de contas. Esse controle-tablet anunciado, ao meu ver seria o "Wii U". O console em si, só falaram que vai ser foda, que está em desenvolvimento.

Porque todos os caras das desenvolvedoras de jogos falavam ou em "a Jogabilidade do Wii U vai ser foda" ou então "o novo console da Nintendo promete".

mas aí, no final, botaram lá a tabela.. DS -> 3DS e Wii -> Wii U. Logo dá a entender que o Wii U é o nome do novo console.

Essa foto aí, quando vi essa cena, ja fui olhar mas a Nintendo foi mais rápida, passou batido. Analisando a foto, pra mim, é um "face lift" do Wii.

Minhas conclusões: O controle-tablet se chama Wii U, e é o controle oficial do novo console (que se chama Wii U também), essa foto é um face lift (estilo Xbox Slim e PS Slim) do Wii, e o controle Wii U vai ser compatível com o Wii, inclusive saindo alguns jogos pra Wii que usam o Wii U.

Com certeza devo estar viajando em algumas coisas, mas entendi isso...
victtor
Na conferência foi dito que detalhes sobre o console, só depois (?).
Depois quando Nintendo? ._.
Luiz Henrique
caralho... To meio "sei lá" haha
Matheus M.
Na verdade, o Wii U é o controle, e não o console! O console talvez seje outro nome, mas o Wii U é o controle, e não o console. Também foi dito algo sobre o 25º aniversário de Zelda relacionado ao Wii U...
@maicoandrade
Ah... adicionaram mais fotos.. ficou mais gudi !!!
@mos_axz
Só eu que uma semelhança com o joy do dreamcast?
jackson
isso é passageiro,,esperem o ps4 e verao o que é revoluçao..guardem minhas palavras e eu fico com meu ps3
@maicoandrade
Poha... de cara ta meio feinho... o.o
@superjacaman
com td isso vai ser caro pra c***** =[
@philippe_reis
Ah e eu pensando em comprar um Wii :-(
vou ficar com vontade de ter um wii U.....
@thiagoleite
Tá sendo o que o Wii deveria ter sido! Tá f*d* demais!!
Douglas
Aleluia falaram a respeito da E3! Da Sony não falaram nada... por que será? #tbfail