Anunciado a quase um ano atrás como um fork livre do Mandriva Linux, o Mageia finalmente chega à versão 1, infelizmente trazendo poucas novidades se você sempre procura ter as últimas versões dos programas, mas ainda assim vale dar uma conferida.

Acima de tudo, o Mageia é uma distro mantida pela comunidade, organizado através de uma organização sem fins lucrativos e governada por uma junta de pessoas que foram eleitas de forma democrática pela equipe de contribuidores.

Na página do projeto eles mantém uma seção com os números atingidos pela distro, e apesar de ser um projeto que começou há pouco mais de nove mess, os números impressionam: mais de 100 colaboradores separados em mais de 10 times e mais de 180 doadores de aproximadamente 11.700 euros, tudo isso para gerar uma distro com 2 arquiteturas diferentes, duas opções de live distro (com KDE e GNOME) e mais de 7380 pacotes disponíveis para download e instalação, além de estar disponível em mais de 160 idiomas.

Infelizmente (ou felizmente, dependendo do usuário) o Mageia preferiu manter algumas versões mais velhas dos programas na distribuição, como o GNOME, que ainda é a versão 2, ou o LibreOffice, que também não está na última versão disponível. Obviamente você pode baixar tudo depois, mas ainda assim é meio chato.

O download do Mageia pode ser feito no site do projeto, e você ainda pode escolher entre diversas opções para download, como live cd com GNOME ou KDE, ou arquitetura 32-bit ou 64-bit para instalação. Como é um projeto mantido por colaboradores, vale a pena conhecer e até mesmo fazer parte da equipe. Mesmo que você não programe, pode fazer parte da equipe que cuida da tradução ou da arte do projeto, entre outras coisas. 🙂

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Relacionados