Documentos, fotos, músicas… Tudo na nuvem. A apresentação do iCloud nessa semana colocou a Apple numa situação privilegiada entre as empresas que oferecem serviços baseados na nuvem. Nada privilegiada é a situação de Greg Hughes, um estudante terceiranista de Ciência da Computação no Reino Unido. Ele acusa a Apple de ter roubado a ideia de fazer a sincronização via Wi-Fi.

Hughes conta que criou o app Wi-Fi Sync há mais de um ano, justamente com o objetivo de sincronizar os arquivos do dispositivo rodando iOS com o iTunes por meio da rede sem fio mais próxima. Depois de enviar o app para os avaliadores da App Store, a surpresa: o aplicativo usava APIs e recursos de desenvolvimento proibidos. Alegando “preocupações com a segurança”, a empresa da maçã se recusou a publicar o software, nos informa o Telegraph.

Wi-Fi Sync: disponível na Cydia

Um ano depois, Steve Jobs apresenta o iOS 5 com o recurso de sincronização de dados por Wi-Fi, exatamente como o aplicativo de Hughes. O rapaz está inconsolável com essa história e promete ir à justiça questionar a Apple nessa questão. Afinal, incorporar no seu sistema recursos de um app recusado é plágio (ou algo do tipo)?

O Wi-Fi Sync está à venda na Cydia, a loja oficial dos iPhones, iPods Touch e iPads que passaram por jailbreak. Custa 10 dólares por lá. A atualização do iOS com a sincronização via Wi-Fi será de graça para todos os aparelhos compatíveis.

Um representante da Apple entrou em contato com Hughes para avisar que o app não seria aprovado. O estudante conta ter ficado sabendo que a equipe de desenvolvimento da maçã ficou “impressionada” com o que ele havia feito em seu primeiro aplicativo para iPhone. Pediram, inclusive, que ele enviasse seu currículo depois de concluir a graduação. No entanto, depois dos fatos recentes, algo me diz que o convite não está mais de pé.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caio Furtado
Outro kibe Apple?! PQP
@thiagomarzano
Pensamento assim é a lei de Gerson: "sou brasileiro, devo tirar vantagem em tudo". Ngm é santo mas as pessoas deviam ter etica o suficiente e valorizar quem teve a ideia nao copiar do outro.
Rics
Provavelmente a Apple deve ter uma patente ou alguma prova de que esta funcionalidade já estava prevista antes do App ser enviado para aprovação. Provavelmente, inclusive, o App do rapaz não foi aprovado porque a empresa já estava com o lançamento na manga. Não se adiciona uma funcionalidade dessas em apenas 1 ano, essas coisas são planejadas a longo prazo. Ainda mais uma coisa tão significativa quanto essa. Tem todo um processo envolvido. É patético o sujeito pensar que a empresa olhou o App dele, viu que era uma grande idéia e montou toda uma estratégia de mercado em cima disso e lançou nesse tempo tão curto. Estou curioso pra ver o desenrolar dessa história. Pra mim o máximo que vai acontecer é o cara perder a chance da vida dele de trabalhar numa das empresas de maior prestígio do MUNDO na área dele. Tolinho.
Odilio Noronha Filho
Proporções a parte a ideia é mostrar que um crime não justifica o outro, olho por olho todo mundo acaba cego mas acho que voce não consegue entender analogias!
Gustavo Ferreira
Vai por mim... Conheço e uso os dois sistemas, mas o Mac OS é melhor.
Gabriel Bemfica
ERRADO. Leia o último parágrafo: os caras de desenvolvimento da Apple gostaram da ideia dele (tanto que o chamaram pra trabalhar lá), então a implementaram no iOS 5. Isso é copiar na cara dura.
Gabriel Bemfica
Odilio: Excelente comparação a tua, no mesmo nível do seu português. Afinal, ter uma ideia de melhoria para um dispositivo é a mesma coisa que cometer um assassinato.
Mr Hertz
Tanto Apple quanto Microsoft tem um dos maiores FDPs do planeta, respectivamente Jobs e Gates. PELO MENOS Bill Gates ta torrando grana em filantropia, enquanto Jobs ainda continua com a velha mania de roubar ideias descaradamente.
Mr Hertz
é sempre a mesma historia... alguem chega pra steve jobs e lança a ideia de um papagaio rosa no sistema, ae ele: "é, nao gostei muito, mas tenho outra ideia muito melhor que essa... que seria colocar um papagaio rosa no sistema" quem nunca viu isso acontecer, provavelmente nasceu ontem.
bryan
Caramba.. Nem sabia q isso existia. Siga minha dica: pule do XP pro 7;-)
Breno Caldeira
Fato! Falou bem :) A questão agora é: por que as APIs eram proibidas? A Apple explicou bem para o cara e é algo que realmente faz sentido a proibição? Ou quando a Apple viu a ideia do menino disse: "Nossa! Eu quero isto para mim, nega isto, dá qualquer motivo bobo e vamos implementar!" Essa verdade vai ser difícil saber =/
Breno Caldeira
De preferência um adÊvogado da Google :]
@brunogdb
A cópia eu falei com visão das patentes :).
Odilio Noronha Filho
Muito util o seu post professor pascoale, logo percebe-se que voce tem muito a acrescentar em um debate!
Alexandre
Até o iOS 5 ser lancado vai rolar muuuuuito mimimi de desenvolvedores. Nao tiro a razao deles, pois o que a Apple fez, e acredito que faz, desprestigia seu plantel de desenvolvedores. Espero que as outras grandes nao sejam assim tambem, pois afinal, hoje em dia o desenvolvedor "freela" pode se sustentar somente fazendo apps pra smarts... Tomara que a M$ "roube" esses caras pra eles...
Exibir mais comentários