Quem trabalha controlando rede empresariais tem que ficar atento quando certas conexões se tornam instáveis ou caem. Por isso administradores de rede são funcionários essenciais em empresas que dependem da rede para funcionar, seja interligando filiais ou conectando-se à redes externas. A maioria das ligações são feitas por empresas que alugam sua estrutura de rede em planos corporativos, garantindo um mínimo de banda disponível.

A Intelig é uma das empresas que fazem essas ligações e foi comprada pela operadora de telefonia celular TIM em meados de 2009. Mas enquanto a aquisição deveria melhorar os serviços da empresa, o que anda acontecendo é o contrário, segundo administradores de rede espalhados em todo o Brasil. Muitos deles acabam frustrados com as constantes quedas, chegando a apelidar a empresa de “Intelixo”.

Uma simples busca pela palavra Intelig na lista de discussão [caiu], em que trabalhadores do setor de T.I. relatam casos de queda de sites e conexões de rede em diversas operadoras, retorna dezenas de resultados, muitos deles recentes.

E para piorar a situação, ao abrir chamados para resolução das quedas, os clientes da empresa recebem uma resposta tão constante quanto as próprias indisponibilidades:”rompimento de fibra óptica”.

Alguns deles chegam a especular que a repetição do motivo “rompimento de fibra” não passa de uma desculpa para a Intelig tentar escapar das garras da Anatel. Já que de acordo com a lei, rompimentos de fibra óptica são considerados acidentes, a empresa não teria que ressarcir seus clientes por qualquer dano que eles sofressem nesses casos.

Problema na rede afeta clientes da TIM. De novo.

Os casos de indisponibilidade se acumulam e estão afetando cada vez mais pessoas, não só os clientes de planos corporativos da Intelig. Hoje mesmo clientes da TIM em Belo Horizonte e em Curitiba relatam que não estão conseguindo fazer ligações dos seus aparelhos nem acessar a rede de dados.

Essa parece ser uma reprise de acontecimentos do mês passado, em que duas grandes panes ocorreram na rede da Intelig e também afetaram quem usa a TIM no seu celular. No dia 6 e no dia 15 do mês de maio a rede chegou a ficar indisponível por ao menos 2 horas antes de voltar ao ar.

O motivo da queda? Acertou quem disse “rompimento de fibra óptica” primeiro.

O último que sair apague a luz

Dentro da empresa parece existir um alto nível de frustração igual aos dos seus clientes. Uma fonte da Intelig, que estava lá antes da empresa ser comprada pela TIM, confirmou ao Tecnoblog o que membros da lista de discussão [caiu] relataram há algum tempo: a evasão de funcionários cresceu. E isso acontece, segundo a fonte, porque “a TIM não é uma empresa boa de se trabalhar”.

A fonte ainda disse que uma das causas de frustração é a burocracia, que aumentou exponencialmente. “Um processo que na Intelig demorava 2 dias agora está demorando 15 em média na TIM”, afirma.

Até o momento da publicação desse artigo a assessoria de imprensa da TIM, que também responde pela Intelig, não havia respondido nosso pedido por uma posição oficial da empresa.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Romualdo Petraglia
provedor wb internet que se diz "melhor banda larga" do rio de janeiro caiu anteontem e até agora, passados 3 dias continua fora do ar.......alega rompimento cabo intelig....ano passado caiui 1 vez no fim do ano por 2 dias, este ano mais 2 dias, 4 dias e agora a "queda" já perdura por 3 dias.....................................
Simone
Estamos sem serviço de TELEFONIA desde o ultimo dia 15/08/2012. Não temos retorno até o momento nosso protocolo de atendimento é 1711819. A pouco tempo contratamos os serviços de voz da INTELIG colocamos nossa inteira confiança no serviço oferecido, estamos completamente DECEPCIONADOS, é claro que se soubéssemos dessa deficiência não teríamos feito esforços para que nossa parceira existisse. Tentamos todos os canais disponíveis e todos foram em vão, não obtivemos sequer um retorno dos responsáveis e os prejuízos são INCALCULAVEIS. Peço novamente para que seja tomada a providencia adequada, somos uma empresa que depende do serviço contratado, nossos clientes e fornecedores, também nossos colaboradores diretos e indiretos não podem pagar pela “minha” péssima escolha em vossos serviços. Existem situações criticas que fazem parte da tecnologia que se devidamente tratada não deteriora o relacionamento de empresas como a nossa, espero por este tipo de tratativa que até agora não tivemos. Deixo aqui registrado minha total impotência de resolução e apelo para alguém possa fazer ou indicar quem faça vale nosso direito de cidadão. O mundo esta globalizado sim, mas ainda somos humanos e necessitamos de respeito e confiança. “ RESPEITO E CONFIANÇA”! No vosso aguardo.
Patrick
Rafael, sou cliente da INTELIG para dados e voz desde 2003. é uma VERGONHA como o serviço está PESSIMO. para ter nocao, estamos sem nosso link de dados a mais de 50 horas, e como vc bem descreveu, a desculpa é que rompeu fibra. o mais estranho q mesmo com a fibra rompida, estou com alguns PINGs. como pode !!! o pior é que o suporte fica te enrolando e ninguem se preocupa mas com o cliente. temos que nos unir para exigirmos um melhor serviço!!! abs
Renato Mendes
" administradores de rede são funcionários essenciais em empresas que dependem da rede para funcionar" Diz isso pro meu chefe, ele acha que me faz um favor me dando um emprego. Quando as coisas estão funcionando bem ele acha que eu não faço nada o dia inteiro, quando pára alguma coisa ele não perde a chance de dizer que eu não fiz o serviço direito.
Turdin
Caramba, a intelig está realmente complicada, trabalho com isso e estou vendo o inferno que está sendo todo dia =/
Ben
Temos vários clientes reclamando, infelizmente com compra da Intelig pela TIM o serviço só piorou!
@felipeslip
O problema é que o povo brasileiro tem uma cultura ridícula de reclamar e não agir, não sabemos nos unir e lutar por nossos direitos, a grande maioria não sabem seus direitos de consumidor, e as entidades reguladoras em sua grande maioria formada por corruptos e corrutores não fazem sua obrigação que é punir empresas "meia boca" que oferecem serviços que não tem capacidade prestar.
@flarub
Eu sou de Cascavel PR, e tambem sou cliente GVT e TIM, não tenho do que reclamar, em 99% das vezes que precisei a conexão tanto de voz, quanto de dados da TIM funcionaram e paguei apenas os 0,50 pela net. Da GVT raramente dá uns problemas, mas logo volta e sempre tem o ressarcimento como disse nosso colega... Já experimetei outras empresa e sempre tive dor de cabeça... nessas duas estou feliz... vou continuando assim enquanto achar que está bom !
Philipe
Somos provedor de internet a cabo em Fortaleza, e realmente o serviço da Intelig nunca mais foi o mesmo, quase que diáriamente temos problema de queda no sinal ou no tráfego e a justificativa é sempre a mesma (Rompimento de fibra). É interessante como um empresa desse porte se presta ao ridículo de dizer que uma fibra se partiu e não ter uma redundância (Será que realmente foi fibra?). Enquanto isso temos que repensar nossas estratégias e procurar outras opções no mercado, porque assim todo mundo se prejudica e o usuário final, embora informado do problema ás vezes não entende e nos culpa de um problema que não é nosso. Isso tem que acabar. Fora intelig! Philipe Sales Noc (Center Network operation) Net Fortaleza
Guilherme Rodrigues
Sou de BH/MG e ontem na hora do projeto de tufão, o NET VIRTUA caiu a conexão, celulares da OI e VIVO morreram e nada ocorreu com o Liberty Web Modem e minha linha da tim. Estava em ligação do DDD 31 para o DDD 32 e usando a internet da TIM na rede HSDPA. Agora pouco tentei ligar pra central da VIVO sobre o problema na linha mas ao tentar ligar do meu celular da TIM para 1058 Ouvi a mensagem: tempo superior de espera em 8 minutos.
@brunogdb
Como eu disse quando saí da TIM, a TIM é uma mer**.
@brunogdb
Até você entrar na zona oeste e norte do Rio de Janeiro :P.
Guilherme Rodrigues
Não foi só a TIM. Até agora não consigo originar e receber chamadas e muito menos me comunicar por SMS pelo meu celular da Vivo. O problema afeta principalmente clientes da área 31, mas afeta também a área 37 e 35. Tentei entrar em contato com a central de atendimento da vivo mas ao discar ouço a mensagem: "por razões de ordens técnicas sua ligação nao pode ser completada. Por favor, tente mais tarde".
Fredson Sousa
Se vocês mandaram um e-mail para a acessória deles é muito provável que eles estejam sem internet, sabe como é né "rompimento de fibra". Tenho um provedor de internet Wireless e a poucos meses a rede começou a cair e pior sempre no final de semana. Questionei o provedor o porque de tantas quedas seguidas na rede e eles informaram que tinha trocado a infra que era da Oi pela da Interlig. Outra coisa o sinal da TIM em Vitória da Conquista-Ba é uma porcaria muito instável, no plano infinit pré se gasta o dobro ou mais para fazer uma ligação.
Lucas
Em Salvador a TIM também enfrenta problemas,desde o início da tarder não consigo usar a linha da TIM.
Exibir mais comentários