O desafio de remasterizar God of War – Origins Collection

Gus Fune
Por
• Atualizado há 1 ano

Direto de Los Angeles | Duas novidades na E3 merecem algo diferente de um review, pois são games que já conhecemos há pelo menos uma década: The Ico & Shadow of the Colossus Collection e The God of War Collection. Ambos serão lançados para PS3 ainda em 2011, depois de um trabalhoso processo de remasterização.

Tive a chance de conversar com Kyle Shubel, Produtor Executivo da SCEA, que também foi produtor do Shadow of the Colossus em 2001, assim como Andrea Pessino, VP de Tecnologia da Ready at Dawn Studios, empresa responsável pela produção da “versão HD” desses dois relançamentos, para entender um pouco mais sobre esse processo e os desafios.

Breve remasterizado no PS3

De início, pode parecer um trabalho colossal adaptar um jogo antigo para uma tecnologia atual. Um game como God of War leva em média de 2 a 4 anos para ser produzido. “Levamos apenas 10 meses pra finalizar todo o trabalho de remasterização”, disse Andreas. “o game está pronto, só precisamos mesmo adaptar para as tecnologias mais recentes”, Kyle completa, justificando que “não tem nenhum trabalho de (game) design” que a maior parte diz respeito a trabalho técnico.

“Precisamos refinar todos os gráficos. Adequar os modelos e as animações, aplicar novas tecnologias de luz e sombras, refazer e remapear as texturas, e por aí vai”, disse Andreas. “Além disso, preparamos tudo para 1080p (Full HD), suporte a 3D, anti-aliasing e outras tecnologias”.

Enquanto conversávamos, Andreas jogava God of War e eu assistia com óculos 3D como GoW1 estava completamente diferente e bonito. Se eu não soubesse o que era, ia achar que alguma expansão do God of War 3, último lançamento da série, estava a caminho. “Também utilizamos algumas tecnologias próprias mais modernas para efeitos de câmera em 3D e pra diminuir as distrações causadas pelos cantos da tela quando você está usando óculos 3D”, ele explica.

“No caso de God of War, temos o desafio maior de adaptar a jogabilidade do PSP para o PS3, porque a dinâmica de jogo e o poder de processamento no portátil é diferente do console e por conta disso tivemos que ficar muito atento aos ajustes”, disse Andreas. Dois títulos da série foram lançados apenas para o portátil e vão sair para o console da Sony agora. Além disso, todo o conteúdo pago de download dos games anteriores, como roupas, foi adicionado ao GoW Collection.

Kyle me contou também um detalhe que poucas pessoas levam em consideração: o áudio. Ambos os games foram remasterizados para suportar 5.1 Surround. “Re-editamos a maioria dos masters para ter esse suporte. Em alguns casos, precisamos produzir novamente os efeitos de som, mas na maioria é mais uma questão de utilizar o áudio original e adaptar”.

“Uma das novidades no jogo em si é o suporte ao sistema de troféus do PlayStation”, contou Kyle. Perguntei se alguma outra coisa mudava em relação ao jogo original, e ele confirmou uma: bugs. “Quando lançamos Shadow of the Colossus há 10 anos, como a maioria dos títulos, sempre lançávamos primeiro nos EUA, fazíamos ajustes e depois lançávamos na Europa. Nesse meio tempo descobríamos novos bus no jogo e corrigíamos. A remasterização é feita em cima da versão com menos bugs”.

Naturalmente que bugs descobertos na versão europeia são corrigidos no processo e, a experiência de jogar novamente um clássico desses, não é a mesma, mas definitivamente melhor. Esse trabalho de debugging é tão complexo que muito tempo é gasto só nisso. De qualquer forma, ambos os jogos já estão prontos. Agora falta apenas refiná-los e encontrar possíveis erros.

E os planos para o futuro? Andreas não pode comentar nada a respeito do futuro da série God of War. “Se tem algo ou não, eu não posso falar nada, desculpe”. Kyle disse que o “pessoal da Team Ico está tão concentrado em Last Guardian que eu que estou aqui tirando dúvidas do jogo”, soltando risadas logo em seguida. Questionei sobre quando deve sair e ouvi que ninguém sabe. “Eles vão lançar quando estiver pronto e estiverem satisfeitos, até lá, estou esperando tanto quanto você”.

God of War Collecton sai em novembro para Playstation 3 e The Ico & Shadow of The Colossus Collection sai também no fim desse ano.

Além desses games, Metal Gear Peace Walker HD, remaster do game homônimo de PSP, sai também em novembro para PS3 e Xbox 360. Destaque especial para Metal Gear: além do jogo de PSP lançado no ano passado, a versão vai conter remaster de Metal Gear Solid 2 e 3 para ambos os consoles. Só notícia boa na E3 para os gamers saudosistas.

Receba mais sobre god of war na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Gus Fune

Gus Fune

Ex-redator

Gus Fune é formado em Comunicação Social e pós-graduado em desenvolvimento e design de Games. No Tecnoblog, cobriu eventos como Electronic Entertainment Expo (E3), Game Developer Conference (GDC) e South by Southwest (SXSW) e escreveu sobre esse universo. Atua, hoje, como diretor de tecnologia e assessor, mas já esteve em projetos de empresas como 3M e Motorola.

Canal Exclusivo

Relacionados