Início » Celular » Apple Brasil não possui conta no Twitter

Apple Brasil não possui conta no Twitter

Avatar Por

Assumindo seu dever de informar e instruir a audiência, o Tecnoblog vem a público para desmitificar algo importantíssimo: sabe aquelas promoções no Twitter, distribuindo iPads e iPhones no perfil oficial da Apple Brasil. É tudo uma grande e assombrosa mentira. Não caia nesse tipo de armadilha.

Perfil da Apple no Twitter: mentira

Na semana passada, mais uma vez tinha gente que eu sigo no meu Twitter particular dando retweet em supostas promoções espetaculares promovidas pela Apple no Brasil. Que tal ganhar um MacBook, um iPad 2 e um iPhone? Era algo nesse nível que a promoção fajuta oferecia.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a subsidiária brasileira da Apple negou que faça qualquer tipo de ação no Twitter. E mais: não utiliza o microblog nem como canal de comunicação com os seus consumidores.

"[A conta] não é oficial. Não existe perfil oficial da Apple no Twitter."

Ou seja, não só a Apple no Brasil não possui representação no Twitter, como a Apple em âmbito global também não o faz, de acordo com o escritório brasileiro.

Questionada se a Apple Brasil pretendia tomar medidas para evitar que contas falsas da empresa se espalhem por aí, a assessoria de imprensa não havia respondido a pergunta até a publicação desse texto.

Twitter falso cresce a passos largos ao longo de semanas

Já diz o ditado que o santo desconfia quando a esmola é grande. As contas falsas da Apple Brasil deveriam ilustrar isso, mas o que vemos é justamente o contrário. O gráfico acima mostra o crescimento de apenas uma conta falsa ao longo das últimas semanas. Atualmente são 35 mil seguidores, pouco menos que o número conseguido pelo @tecnoblog com um trabalho diário (e intenso) de postagens.

O recado aqui é claro: se você encontrar algum suposto perfil da Apple no Twitter, o primeiro passo é desconfiar da iniciativa. O segundo é clicar no botão de reportar spam. A internets agradece.

Atualização — 14.06.2011 às 13h30 | Horas depois desse post ir ao ar, a suposta conta da Apple Brasil no Twitter com mais de 35 mil seguidores foi retirada do ar. Vitória!

Mais sobre: , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodolpho Victor
O cara mudou o twitter. João Gabriel
@leozacche
Até porque promoção é para promover... no caso, a marca, torná-la mais pública, mais popular. E a Apple nem de longe quer ser popular. Quer (e sempre quis) ser exclusiva. Assim como seu público.
Eugenio Hertz
deviam ser processados, isso é coisa de filho da puta nojento.... MALA, coisa que tem de sobra aqui pra umas 400 encarnacoes.
@Dan_Jacques
Igual a minha sensor bar pra Wii chinesa. Wii foi escrito como Wll (com dois "L"s minisculos) e como WÜ, numa fonte parecida com a Courier. Bizarro, totalmente bizarro.
Luciano Carvalho
Ah, aí então tá explicado, Raph4. Se eles estavam prometendo brindes e não enviando, aí realmente é caso até de Polícia e Justiça. Valeu pelo esclarecimento.
Raph4
Mas é exatamente o que eles fazem (ou faziam), Luciano. A conta era apenas promoções (falsas) e troca de indicações para contas próprias - exemplo de posts típicos: http://nerdherd.com.br/wp-content/uploads/2011/06/nh_applebr_fake1.jpg Mas enfim, para mim a discussão agora é saber que conta virou.. quem sabe os seguidores podem saber.
Caio Furtado
Se há pouco tempo a Apple não estava gostando das promoções/sorteios de iPads e iPhones, porque passaria a fazer o mesmo?
Luciano Carvalho
Depois de postar, eu vi que ele se auto-intitula "OFICIAL". Aí sim eu sou contra. Mas, se tirarem essa informação de lá, fica 100%.
Luciano Carvalho
Pra mim, não faz a mínima diferença se o perfil é oficial ou não. Há vários perfis não oficiais e nunca ninguém falou nada. No Facebook mesmo eu curto uma página chamada "Apple Brasil", e ela traz informações muito interessantes, diga-se de passagem. Então me digam uma coisa: por que esse estardalhaço todo e essa campanha generalizada contra esse perfil no Twitter agora? Ele está fazendo algo ilegal, imoral ou que engorda? Está prometendo brindes e não entregando? Ou é só porque ele conseguiu, em pouquíssimo tempo, quase a mesma quantidade de seguidores que vocês?
@brunogdb
Meu colega é um deles e ainda diz assim: "Vai que é verdade" e eu fico rindo da cara dele.
@mos_axz
é legal ver o pessoal irritado porque não teve a promoção...
fatecano
Eu não segui essa conta e fiquei aqui pensando: "Qual a finalidade de criarem uma conta dessas sem colocar links falsos para roubo de informações?"
Raph4
Pelo que aparece no site, a conta não foi removida, apenas trocaram de username, ou seja, sucesso no objetivo. Que porcaria :/
ssoff
Dava pra perceber o fake qdo eles diziam q para participar da promoção vc teria q seguir usuário tal para participar.... tdo isso é coisa de piá de prédio q não tem o q fazer
Gabriel Bemfica
Tava bem na cara que era fake. Não vou nem considerar o "L" minúsculo, mas só esses pontos já mostrariam claramente: 1 - Tudo em caixa alta (@, bio, tweets). Tem maior falta de esmero à netiqueta usar caixa alta? Com certeza a Apple não faria isso. 2 - Tweets sem link. O pessoal da Apple não seria idiota de ficar contando pessoa por pessoa quem deu RT, especialmente porque, salvo me engano, há um limite (acho que 250 pessoas), depois disso o Twitter para de listar individualmente. 3 - Esses sorteios. QUEM DIABOS ACREDITA QUE A APPLE DARIA 10 MACBOOKS PRO DE UMA VEZ? Sem mais. 4 - Pedindo para seguirem um ou outro perfil. Nada seria MENOS do feitio da Apple do que algo assim. 5 - iPhone 4G? Eita, lançamento esse aí, ainda nem tem nas lojas. De qualquer modo, quem conseguiria usar redes LTE ou WiMAX no Brasil, mesmo que um iPhone 4G existisse? 6 - Avisos por DM. Aham, Cláudia, senta lá. Nenhuma empresa séria que faz sorteios pelo Twitter o faz sem anunciar publicamente os vencedores, até para evitar suspeitas de fraude. Eu fiz minha parte, dando block + report for spam na conta, e avisando quem eu via retwittando esse perfil na timeline. De qualquer modo, são dignas de pena as pessoas que caíram nisso aí, por simplesmente desconsiderarem TODAS as regras do bom-senso pela chance de ganhar um (inexistente) produto Apple.
Danilo A.
É impressão minha ou esse perfil fake foi deletado?
@loucos88
Facil saber que era fake.... não tinha link (geralmente esses sorteios tem um link acompanhando)
Thiago Sabaia
kkkkkkkk,ainda bem que eu não sigo empresas.
Rodrigo
Por Deus... Tem gente que se receber o spam da Ericsson, pedindo dar reply para a Anna Swelund, vai encaminhar, na esperança de receber o último lançamento da empresa no mercado de celulares :-(
@QG10g
Não acredito que tem tanta gente, até aqui, caindo nesse tipo de truque. É assim que funciona o SPAM de hoje.
Willian Max
Ela costuma utilizar o símbolo de marca registrada após o "Apple", não em "Apple Brasil", se formos analisar o histórico. Acho que no caso ficaria "Apple® Brasil". :P
@stormqueen1990
Bem que achei estranho quando vi o retweet...
Diego
O twitter oficial da Apple não iria oferecer o inexistente iPhone 4G
Emmanuel Fotógrafo
O chato foi ver minha mãe (dei um iPad pra ela e ela viciou no Twitter) esperando o sorteio tarde da noite... Esse Block & ReportSpam não serve pra nada né?
@brunogdb
Pior não é os desavisados darem RT, e sim que tem gente (que eu não sei se é pra trollar ou se é sério) que é consciente e fica dando RT.
@Ricardo_Alvez
Só de ver o perfil escrito em caixa alta
Oswaldo Acauan
http://twitter.com/#!/AppleBrasiI/status/79671905614954496 ríoceanus
@juanlourenco
Se eu não estiver enganado, essa logo também já é de uns anos atrás, não é a atual.
Rardgi
#shit @applebrasil*
Rardgi
Ah, é essa conta que o Estadão colocou no twitter e linkou com a matéria do blog. São duas na vdd. "@applebrasLL" e "@Applebrail" A segunda tinha tudo para parece mais legítima :( rs
@Kaantaro
Eu fiz minha parte, anunciei geral que era fake. Só que a maioria é gente velha que não se toca. E até na bio eles escreveram "i'm fake". Nada pra fazer, cria um perfil de empresa famosa e depois apagam os tweets e transformam em mais um perfil de sucesso pessoal, que fica mandando mensagens sentimentais com mais de 30 mil followers. É triste.
Rardgi
Claro que not né? Ou será que esse "João Gabriel" dono da conta é algum representante da maça aqui no Brasil? O cara foi mais ligeiro que esse com o "l"... :D É engraçado no minimo Huahuahuahua...
Thássius Veloso
Tenho dúvidas com relação a usar o símbolo de marca registrada. De resto, não é do feitio da Apple fazer promoção atrás de promoção. Eles querem vender produtos, isso sim! Não dar.
Thássius Veloso
NOT.
Rardgi
A verdadeira Apple Brasil é essa: http://twitter.com/Applebrasil Hhuahauahauhauaa
@mos_axz
Eu dei rt no twit, mas não segui a conta porque sabia que era fake... Tudo pelo lulz...
Rafael Hernandez
Eai Thássius como está?... Pois é mano, durante o dia eu estava vendo que alguns de meus seguidores estavam retuitando a tal conta e alertei que era falsa. Pelo que sei só essas contas: @forstall, @pschiller, @stevewoz, @AppStore, @iTunesMusic, @iTunesMovies, @iTunesTrailers, @iTunesTV e @iTunesPodcasts são oficiais e todas contem o selo de conta verificada. #ficadica Grande abraço!
Felipe Martins Greiner
Ótimo esclarecimento, pessoal do @tecnoblog. Bacana que vocês foram buscar informações com a Apple, o que dá credibilidade à informação ;)
@acm_on
Não analisa, mas valeu pela resposta! Grande abraço e eu nem RT essas promoções (nunca ganho!). =-(
@shootmeagain
Tinha um monte de gente na minha timeline dando RT nessa conta. Eu avisava que era fake, por razões bastante óbvias pra quem tem um pouco de bom senso. Metade não acreditou. Agora tô esfregando esse post na cara de todo mundo :P Valeu TB!
Thássius Veloso
A Apple proíbe promoções que ofereçam seus produtos de graça por acreditar que isso desvalorize a sua marca. Mas ninguém segue essa proibição, para dizer a verdade. Ela é meio abusada, para não dizer autoritária.
Thássius Veloso
Foi o twittercounter.com, dica do Rafa. Não sei se analisa hashtags.
Thássius Veloso
Tulio, estás coberto de razão. Preferi não colocar o nome do perfil no texto para não promover ainda mais essa conta. Penso, porém, que a maioria dos usuários não atenta para esse fato.
@acm_on
Amigo Thássius, que site você usou para criar esse gráfico? Ele analisa também hashtags? #comentárioforadotema
@stiksy
Bah, jogada muito velha essa... colocaram o nome em maiúsculas, e o "I" em "Brasil" na verdade é um "L" minúsculo... Como diz o ditado, quando a esmola é muita, o santo desconfia. O pessoal não resiste a promoção pelo Twitter...
Gabriel Melchior
Seria bom demais para ser verdade, mas recentemente a própria Apple disse que esses tipos de promoções que ocorrem no twitter e em outros sites ferem o termo de uso, ou algo do tipo. O difícil é ter controle com o monte de campanhas desse tipo que rolam atualmente na rede.
@leonardobussolo
Tava na cara isso. A Apple não é de ficar fazendo esse tipo de ação. E também não usaria o símbolo de marca registrada nem o "Oficial" no nome.
@R0drig0Vit0rin0
E eu também dando RT... Oh decepção viu!
@juanlourenco
Logo que vi um RT deles também entrei na onda pra participar. Poucos minutos depois eles tuitaram dizendo que os sorteados haviam sido informados por DM. Um alerta soou: que sorteio é esse que não diz quem foi os ganhadores publicamente? Tem coisa errada. Fui procurar no Google (ou melhor, no eco4planet) e vi referências a outras contas falsas da Apple que haviam sido criadas ao longo dos últimos meses, e dizendo justamente que a maça nem conta no Twitter tem fora do Brasil, muito menos sai sorteando produtos. Informei então meus amigos que estavam "participando das promoções" e todos demos unfollow/report as spam. Sugiro fazerem o mesmo. Aliás, notem que o @Applebrasil na verdade tem um "L" minúsculo no lugar do "i", coisa que a verdadeira nunca faria.
Tulio
Repara que o nome do perfil falso @APPLEBRASlL tem um l (L minusculo) no lugar do I do BRASIL. É só digitar a url que você percebe
@IoRDaN
E eu dando RT... Doce ilusão... ¬¬