Dois brasileiros são responsáveis por um novo serviço que permite realizar sorteios via Twitter. O Twitquero entra no ar com uma proposta diferente do seu principal concorrente, o Sorteie.me. Enquanto o último apenas disponibiliza uma forma de rastrear links para determinar o ganhador de um concurso ou promoção, o Twitquero quer ir além.

Criação de Adriano Caetano e Luis Quintas, o serviço levou seis meses para ficar pronto. De acordo com Adriano, essa demora toda foi para que detalhes como layout, concepção de funcionamento e até mesmo entrar na white list do Twitter fossem acertados. Com o Twitquero, empresas e blogs podem gerenciar seus sorteios de formas mais eficientes e completas.

Página de sorteio no Twitquero

Ao decidir participar de um sorteio, o usuário do Twitter precisa se autenticar — usando o OAuth, que é totalmente seguro — no serviço. A partir daí, o próprio Twitquero vai postar os tweets para aquela que pessoa, que não vai ter que preocupar em abrir o microblog, escrever qualquer coisa, incluir o link certo para depois rastrear o tweet, e por aí vai.

Como é muito comum que concursos e promoções no Twitter exijam que o usuário comece a seguir uma determinada conta, o próprio Twitquero começa a seguir a conta do responsável pelo sorteio.

“O sistema é simples e útil para empresas que desejam promover seus produtos ou aumentar sua visibilidade nas redes sociais”, comenta Adriano. Uma vez que a data do sorteio está definida, o Twitquero usa o Random.org para definir o vencedor da promoção.

O Twitquero me parece ser o serviço de sorteios mais completo já desenvolvido no Brasil. O mais bacana é que, ao criar um sorteio, a empresa ou blog ganha uma página específica, onde monitora a quantidade de participantes. Como os sorteios normalmente são para promover algo, o Twitquero permite inclusive adicionar links na página da promoção para que os internautas que não levaram o prêmio comprem o produto com algum desconto. Aí sim!

Entrevista: Co-criador do Twitquero

Eu conversei sobre o lançamento com Adriano Caetano, um dos criadores do Twitquero, além de sócio-diretor da Linux Mall e diretor da Nixus, uma firma que oferece soluções para lojas virtuais. Leia abaixo.

TB — O Twitquero é gratuito. Como ele vai se sustentar?

Adriano Caetano — O serviço não foi concebido inicialmente para gerar lucro, mas para ser uma ferramenta para auxiliar empresas de e-commerce a divulgarem seus produtos e adquirirem mais seguidores de uma forma “legal”.  Ele vai se integrar via API com as lojas virtuais da Nixus (ou qualquer outra que tenha interesse), que poderão criar sorteios na própria plataforma da Loja Virtual. Ele também tem o apoio da Hostnet.com.br, que fornece gratuitamente a hospedagem do site. Futuramente podem ser inserido algum plano plus com características mais avançadas para empresas que desejem ir além dos recursos oferecidas hoje.

Quais são as vantagens do Twitquero frente ao maior serviço do tipo no país, o Sorteie.me?

Serviço segue automaticamente o responsável pelo sorteio

O Sorteie.me é muito bom, inclusive já o utilizei bastante para sorteios da Linux Mall. Porém, como usuário do sistema, a opção apenas de “pedir retuites” para as pessoas é limitada para as empresas e os participantes.

Com o Twitquero a empresa pode criar uma página do produto ou serviço com banner promovendo o produto, com link para a página deste produto no site da empresa, e todo tipo de interação que este meio permite. Ninguém precisa dar RT nas mensagens ou ficar fazendo flood. Ao participar, o sistema já dispara automaticamente uma mensagem no Twitter do participante com link (esta é uma condição do sorteio), e também passa s seguir a conta do Twitter daquela empresa.

Por que o serviço é limitado a empresas e blogs?

Pessoas “normais” podem participar de sorteios, porém não podem cria-los. Temos uma preocupação grande para que as empresas que fizerem sorteios no Twitquero honrem com suas promessas enviando os prêmios para os ganhadores. Porém não temos nenhuma responsabilidade ou interferência neste processo. Queremos evitar que alguém (que não fazemos a mínima ideia de quem seja), com uma conta recém-criada, supostamente sorteie um iPad, por exemplo, só para ganhar seguidores através de uma conta e um sorteio fake.

Twitquero foi construído com que tecnologias e linguagens de programação?

Ele foi todo desenvolvido em PHP, com banco de dados MySQL. O servidor é Linux.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marta Santos
boa expere que eu seja sorteada para bbb 14 muitos obrigado brasiel eu tem fe que vou entra casa telefone decontato ;3743243805 ou marta_b [email protected] ou fecebook no twttter
Matheus ­
Amg Scott: Eu acabei de realizar cadastro no TwitPromo e é opcional seguir a conta deles ou não. VOCÊ está errado. Da próxima vez, CERTIFIQUE-SE. Forte abs.
Jaboatão
Além do sorteie-me sair do ar praticamente toda semana, o atendimento é de péssima qualidade. Não esclarecem as duvidas e não retornam tuites. Desde que o Jonny Ken saiu da empresa, parece que eles mudaram o foco. Acho que isso é má-administração. Sei lá, é a minha opinião...
Twitquero
Olá @Matheus_SDPW, Acho que não está lembrado, mas ao realizar seu cadastro você pode selecionar se deseja ou não seguir o @Twitquero. Atenciosamente, Twitquero
Scott
É a mesma porcaria. Os dois sites são ruins.
@Matheus_SDPW
Querido amg Scott: Eu realizei um cadastro no Twitquero e ele me fez seguir automaticamente o perfil @Twitquero sem pedir autorização. O que você tem a dizer sobre isto? Abs.
@leodemelo
Realmente ja existe o Twitpromo que é muito bom, porém tem esse fato de qualquer um poder fazer um sorteio e esses descontos adicionais aos participantes, acho que esse é o diferencial do Twitquero, outra coisa, para nós não importa qual seja o importante é que ganhemos prêmios não é? rs
Scott
mimimimimimimimi Btw, o TwitPromo é aquele serviço que também faz você seguir o perfil TwitPromoNews automaticamente sem pedir autorização e sem avisar sobre isso, não é? Que coisa feia.
@rogerio_alan
Exatamente o que eu ia falar cara, cópia descarada do TwitPromo, eles falam como se fosse a maior novidade...
@Matheus_SDPW
Cópia mais descarada do TwitPromo impossível. O TwitPromo é o melhor site para fazer sorteio. O Adriano Caetano e o Luis Quintas repararam que o TwitPromo estava fazendo sucesso e copiaram. Como diz o ditado: "O inteligente cria e o burro copia." Vão fazer algo novo, ao invés de ficar copiando os outros! ¬¬
marcussilva
Boa, mais conheço outro, twitpromo.com.br já tem um tempo que existe e é praticamente igual ao twitquero. É a famigerada briga pelas oportunidades criadas com a disseminação das redes sociais e seus rumos incertos.
@fredpolicarpo
Opa, Só faltou citar o TwitPromo, que é o site para promoções no twitter que já existe, esse sim é o principal concorrente do TwitQuero, e não o Sortei-me. Conheçam: http://twitpromo.com.br
PedroSaldanha
legal, era o que tava faltando pra esses sorteios, tinha uns do tipo mais não seguiam automaticamente
Diego Rocha
Qual problema da hostnet?
@leolandy
Ótima ferramenta, gostei do jeito que abordaram as promoções, parece ser bem eficaz para ambas as partes, tanto para um usuário quanto para o próprio anunciante.
Exibir mais comentários