Início » Jogos » Assessoria de relações públicas ameaça quem falar mal de Duke Nukem Forever

Assessoria de relações públicas ameaça quem falar mal de Duke Nukem Forever

Empresa promete lista negra para os jornalistas e bloggers que criticarem o jogo.

Avatar Por

Duke Nukem Forever está aí para quem quiser testar. Depois de 15 anos — não são meses, são anos mesmo —, o jogo finalmente foi lançado pela Gearbox Software. Muita alegria, muita expectativa, e vários reviews negativos em sites especializados. Até que a empresa que cuida das relações públicas do novo título de Duke Nukem ameaçou publicamente quem fizesse mais artigos negativos sobre o jogo.

Duke Nukem Forever: espera de 15 anos

A conta do Redner Group no Twitter publicou uma mensagem bastante intimidadora para os jornalistas e bloggers que ainda vão escrever seus reviews de Duke Nukem. “Muitos foram muito longe com suas análises… Nós vamos rever quem vai receber os jogos da próxima vez e quem não vai baseados no veneno de hoje”. Pois é.

Qualquer profissional nesse mercado de comunicação sabe que as agências de relações públicas, assim como as assessorias de imprensa, estão aí para fazer pressão. É normal, e é preciso se acostumar e aprender a lidar com isso. Faz parte do jogo. Mas essa é possivelmente a primeira vez que uma companhia do tipo torna pública a ameaça de colocar certos avaliadores em sua lista negra por conta de reviews negativos.

“Notas ruins, está tudo bem. Artigos embebidos em veneno… Aí é completamente diferente”, dizia outro tweet na conta do Redner Group. Acredite se quiser. Provavelmente, essa lista negra impediria que alguns profissionais tivessem acesso a informações sobre futuros lançamentos antes da hora (o que também é bem comum nesse mercado).

Redner Group ameaça quem falar mal de Duke Nukem Forever (imagem: Ars Technica)

Se um jogo é ruim, não se pode escrever criticando seus pontos negativos? Aparentemente, a agência de relações públicas que promove Duke Nukem Forever não tem consciência disso. Em vez de levar o feedback para os desenvolvedores do game, atacaram justamente os que não têm culpa no cartório.

O bom senso apareceu depois que as duas mensagens haviam sido publicadas. Os tweets foram apagados, e o responsável pelo Redner Group no Twitter publicou o seguinte esclarecimento: “Tenho que pedir desculpas à comunidade. Eu agi movido pela pura emoção. Vou enviar pedido de desculpas particular a cada um”. Tudo leva a crer que a mensagem foi escrita pelo proprietário da empresa, Jim Redner.

Agora falta saber se a lista negra vai prosseguir, agora na escuridão do mundo das relações públicas. De qualquer forma, aí está mais um exemplo de como a sua empresa não deve atuar nas mídias sociais.

Com informações: Ars Technica.

Atualização — 15.06.2011 às 17h07 | A 2k, que publica e desenvolve Duke Nukem Forever, confirmou ter encerrado o contrato que mantinha com o Redner Group. Má conduta devidamente punida, pois.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno
Eu esperava mais mas tem tudo q eu sempre esperei! O jogo n eh um lixo como muitos dizem.. provavelmente nunca jogaram os classicos.
Sergio
Concordo com alguns dos comentaristas. Que o jogo peca em alguns quesitos como a movimentação de Duke tipo flutuando, ao contrário do UT3 (DNF usa a mesma Engine)e gráficos um pouco abaixo da média dos lançamentos até tudo bem. Mas quem fica malhando é que nunca jogo Duke Nukem 3D. Não dá para comparar com outros títulos, DNF é diferente, singular, talvez. E gráfico não é tudo em um jogo, de nada adiantaria um game com imagens perfeitas e um enredo furado, uma jogabilidade horrível. E DNF tem seu enredo particular e boa jogabilidade, quem não gostar vai jogar Tibia ou Paciência...
diego
ei cara mas para isso tem o Demo do game, se é mesmo fã acho que arrumaria tempo pra isso pelo menos, eu particularmente sou contra se basear em reviews, so jogando mesmo, se basear em reviews é o mesmo que se deixar levar pelo ponto de vista de outra pessoa que provavelmete não tem o mesmo gosto que vc !
Thiago
Eu concordo com o autor do artigo! Cara, quando penso nos jogos para PC, o melhor pra mim era o Duke Nukem 3D. Eu era viciadíssimo! Não posso ficar me proclamando "o fã" do jogo pq é claro que não tenho como saber quem gosta mais ou menos que eu. Mas eu gostava mesmo, a ponto de ter também o Shadow Warrior e o Redneck Rampage, que usavam o mesmo engine, eram parecidos no jeitão do jogo, piadas, experiência, etc... Inclusive no quesito humor o Redneck era o melhor (engraçadíssimo!!!!!!), o Shadow o segundo e o Duke o terceiro. Humor era uma parte pequena do prazer de jogar DK3D. Tava acompanhando direto o desenvolvimento dessa nova versão, há anos, e já tinha perdido a esperança de lançarem... Fiquei muito feliz quando percebi que dessa vez seria lançado. Mas realmente venho nesse tempo notando que o jogo seria mais frustrante do que eu gostaria de imaginar. Concordo com as coisas que falam no artigo. Dá para perceber mesmo que eles estavam focando muito no humor do jogo. Eu gostava do original, mesmo do humor, mas era algo menor na época, agora realmente está muito concentrado no humor, como se isso é que gerasse, em grande parte, o prazer de jogar o antigo. Uma das coisas mais idiotas foram tirar a ideia de explorar um mapa e transformar em um caminho linear. Cara, o jogo realmente parece muito chato, eu nem tinha simpatia por esse blog Ars Technica, mas os caras acabaram não só salvando minha grana, mas em ESPECIAL, salvaram horas de meu tempo que eu vou aproveitar agora fazendo algo melhor! Espero que minha opinião ajude a alguém que também não queira jogar dinheiro e TEMPO fora. (pode não parecer, mas nosso tempo é mais valioso do que o também escasso dinheiro...)
@harumakii
Na boa? Ele tem toda a razão. Dar notas ruins é completamente aceitável, mesmo o jogo sendo bem melhor do que os reviews levam a crer, agora soltar veneno da forma como estão soltando concordo que soa absurdo. O Jogo demorou 15 anos? Qual o problema? O Jogo está ai AGORA e o conteúdo oferecido é no mínimo aceitável.
@motafoka
O que eu percebi lendo reviews e impressões de jogadores, é que tem muito moleque que nunca jogou o Duke Nukem original descendo a lenha e comparando com Gears of War, borderlands e etc... Mas se esquecem, ou ignoram completamente, que o Duke Nukem Forever foi feito a essa altura apenas para dar um sentido de encerramento a essa "novela", e como um pedido mórbido de desculpas pelo aborto prematuro da franquia quando ela estava no auge. Como disseram, é um jogo que os fãs vão jogar lembrando das frases e situações características de Duke Nukem. É igual jogar Postal 2 e comparar com os outros FPSs da época, vai falar que é um lixe de jogo, mas quem jogou o 1 ou gosta d ejogos "for fun" se amarrou nas piadas...
Dan
nem é cara...não chega a ser aquele jogo fantástico, mas dá pra se divertir e dar altas risadas com ele. xD
Rodrigo
Pois é. Uma coisa é fazer um review técnico, apontando as falhas do jogo e avaliando do ponto de vista de um adulto consciente. Outra é escrever um artigo de moleque, dizendo que o jogo é uma merda (como o João Pedro citou o redator do ARS) não apenas criticando, mas ofendendo o trabalho dos desenvolvedores. Aqui no Brasil, alguns pseudo-bloggers arrogantes também se acham gozadinhos insultando desenvolvedores (e usuários) de qualquer coisa que eles considerem ruim. Se vocês está decepcionado, é só dizer que a experiência é frustrante. Não precisa partir pra ofensa.
@JoaoPedroSachet
O redator do Ars (primeiro blog que eu li sobre o jogo) disse que limpava a mão na calça depois de soltar o controle de tanto nojo de incorporar um personagem daqueles
Sam
O jogo mistura elementos de vários jogos de tiro como Half Life 2, ao dirigir o carro se percebe isso. Também tem elementos de Call of Duty, como esconder e esperar a vida regenerar rapidamente e o limite de carregar duas armas ao mesmo tempo. O jogo também ficou bem linear, voce não tem muitas áreas para explorar, só seguir em frente. Acredito que a maior parte das pessoas esperava algo mais parecido com o antigo.
Tio Z
Nota Ruim - Má reputação pro jogo Veneno - Você fez um Relações Públicas chorar
Tio Z
Acho que só adiantaram o inevitavel... muito hype pra pouco jogo infelizmente. Poderia e deveria ter sido melhor.
@AntonioVeras
Relações Públicas de Regime Ditatorial MODE ON.
RKNeto
O jogo é tão ruim assim?
Gabriel Melchior
Acho que foi no mínimo um melindre. Mas creio que a maior resposta quanto a isso quem vai dar são os próprios jogadores. Tenho certeza que um fã da série não deixaria de comprar por conta dessa ou daquela análise. Digo fã mesmo, pois ao que me parece, o jogo foi feito para esse público e não com caráter revolucionário de o jogo do ano. Dentro da música, o Chinese Democracy do Guns N Roses é um exemplo de uma novela desse tipo, que na verdade, pela crítica, ficou bem abaixo frente toda a promessa que seria. Não lembro de ninguém ligado ao lado da música tomando esse tipo de postura repressiva. Se o jogo é realmente ruim, é mais um tiro no pé de quem o produziu.
Exibir mais comentários