Início » Aplicativos e Software » Ubuntu 11.10 terá ISOs que rodarão tanto em CDs quanto em drives USB

Ubuntu 11.10 terá ISOs que rodarão tanto em CDs quanto em drives USB

Por
8 anos atrás

Uma função que já era relativamente comum em outras distros, mas estava ausente tanto no Debian quanto no Ubuntu, finalmente estará disponível na versão 11.10 da distro de Linux da Canonical. as ISOs disponíveis poderão ser gravadas tanto em CDs quanto em pendrives ou outros dispositivos ligados à USB, sem necessidade de usar programas externos para que isso aconteça.

O anúncio foi feito pelo líder da equipe responsável pelos processos de instalação da Canonical, Colin Watson, em um post na lista de discussão de desenvolvedores do Ubuntu. Segundo ele, as atuais daily builds do Ubuntu já estão vindo com essa função habilitada, mas ainda em fase de testes (como quase tudo em uma versão ainda alpha de um sistema, diga-se de passagem…).

Com esse nova tecnologia, os usuários não precisarão mais usar programas para criar instalações em pendrives, como o UNetbootin ou o Criador de disco de Inicialização do Ubuntu, como acontecia antes. Agora, é só copiar o conteúdo do ISO para o pendrive e pronto.

Agora bem mais fácil de testar e instalar

Mas há ressalvas: Isso vale somente para o ISO de instalação e live, se você quiser, por exemplo, instalar o Ubuntu em um pendrive e usá-lo não somente para boot, mas como um sistema operacional “móvel”, ainda terá que usar algumas ferramentas para formatar corretamente o pendrive.

Outro detalhe apontado por Colin é que essa solução “custará” em torno de 1 MB nos ISOs. E como o Ubuntu ainda é distribuído em ISOs para CDs, 1 MB é um valor alto. Algumas coisas acabarão tendo que sair do Ubuntu para dar espaço à solução. De qualquer forma é uma ótima notícia.

Com informações: H-Online