Desde que mudou o ciclo de desenvolvimento do Firefox, a Mozilla prometeu que além de entregar o Firefox 4 em 2011, suas três grandes versões subsequentes também sairiam esse ano. Ao menos de acordo com o mapa de desenvolvimento da empresa. E na semana passada ela mostrou que está cumprindo o prometido, depois de disponibilizar o Firefox 5 no seu servidor FTP.

Download | Firefox 5 (Windows)
Download | Firefox 5 (Mac OS X)
Download | Firefox 5 (Linux)

Dessa vez não há muitas mudanças estéticas, o Firefox foi melhorado mais no que diz respeito ao seu funcionamento e interpretação de páginas. Ele agora suporta animações via CSS e tem um menu menos complicado para acessar a configuração de listas do-not-track, dentre as melhorias de estabilidade e correções de bugs encontrados nas 7 betas dessa versão. Oficialmente, a Mozilla disse que ele será liberado mundialmente amanhã.

Uma diferença que pode frustrar alguns usuários, no entanto, é a incompatibilidade de extensões. As que funcionam atualmente no Firefox 4 podem parar de funcionar no Firefox 5 se seus desenvolvedores não tiverem feito ainda as adaptações necessárias.

Então aí está. A Mozilla prometeu e cumpriu 1/3 da promessa até agora. Falta saber se o Firefox 6 e o Firefox 7 também vão chegar nesse ano mesmo ou se a síndrome do atraso que infectou o Firefox 4 vai infectar o desenvolvimento dessas versões. Pessoalmente, duvido que isso aconteça, já que a Mozilla parece ter pego o passo bem rápido. Mas também duvido que veremos grandes diferenças entre versões.

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renato
Para quem tá aparecendo Permission Denied 550 já experimentaram fazer com que ele mesmo verifique se há novas atualizações? Foi assim que consegui atualizar o meu.
alberto
Excelente, já estou usando!!!
@lcrudo
Será que volto para a raposa...acho que vou testar
Diego
Espero que resolvam o problema de travamentos do Firefox 4. Essa merda trava toda vez que eu o inicio e algumas vezes durante a navegação, em páginas com conteúdo em Flash. Tem horas que bate até uma pontinha de saudade do Internet Explorer.
Rafael
hã?
Rafael
Eu desisti de esperar o desenvolvimento do complemento, e instalei a solução alternativa em Java (disponível no rodapé da tela de incompatibilidade apresentada pelo banco), e eu verifico com frequência as atualizações de plugins. Será que é seguro?
Fabio Luis
Já vem crackeado? E pode postar no Megaupload?
@AntonioVeras
Realmente para mim também está aparecendo "Permission Denied 550?, porém o meu já é o 5 há umas duas semanas. Foi atualizado automaticamente. Não sei como, mas já é o 5. Vejam. http://twitpic.com/5efcjz Acho que é só pedir para atualizar. Já o download da versão para Linux está normal.
leandro de souza
Olá Lá no baixaki ja dá para baixar a versao final e em pt-br comeceii a baixa, porém esta muito lento It´s
christiano
permission denied
Kim
tentei todos os navegadores aqui instalados mas todos dão "Permission Denied 550" :/ algum solução ?
Rodrigo Cardoso
Eles deviam por uma opçao nas extensoes incompativeis: "Tentar usar assim mesmo", pq em alguns casos é so ir la mudar a string de versao compativel... :/
Denis
+ ou -, Arrumaram o consumo de memória ram, mais ainda trava (não tanto quanto o Firefox 4) mais ainda da umas travadinhas. Então prefiro continuar com o Chrome, Mais quem sabe na versão 6 :P.
Marcos
550 Permission denied.
chuvadenovembro
Vixe, Se o santander demorou uma vida p/ lançar o modulo de segurança compatível com o ff4, para a versão 5 será mais outra eternidade heheheh
Exibir mais comentários