Firefox 5 está disponível nos servidores da Mozilla

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Desde que mudou o ciclo de desenvolvimento do Firefox, a Mozilla prometeu que além de entregar o Firefox 4 em 2011, suas três grandes versões subsequentes também sairiam esse ano. Ao menos de acordo com o mapa de desenvolvimento da empresa. E na semana passada ela mostrou que está cumprindo o prometido, depois de disponibilizar o Firefox 5 no seu servidor FTP.

Download | Firefox 5 (Windows)
Download | Firefox 5 (Mac OS X)
Download | Firefox 5 (Linux)

Dessa vez não há muitas mudanças estéticas, o Firefox foi melhorado mais no que diz respeito ao seu funcionamento e interpretação de páginas. Ele agora suporta animações via CSS e tem um menu menos complicado para acessar a configuração de listas do-not-track, dentre as melhorias de estabilidade e correções de bugs encontrados nas 7 betas dessa versão. Oficialmente, a Mozilla disse que ele será liberado mundialmente amanhã.

Uma diferença que pode frustrar alguns usuários, no entanto, é a incompatibilidade de extensões. As que funcionam atualmente no Firefox 4 podem parar de funcionar no Firefox 5 se seus desenvolvedores não tiverem feito ainda as adaptações necessárias.

Então aí está. A Mozilla prometeu e cumpriu 1/3 da promessa até agora. Falta saber se o Firefox 6 e o Firefox 7 também vão chegar nesse ano mesmo ou se a síndrome do atraso que infectou o Firefox 4 vai infectar o desenvolvimento dessas versões. Pessoalmente, duvido que isso aconteça, já que a Mozilla parece ter pego o passo bem rápido. Mas também duvido que veremos grandes diferenças entre versões.

Com informações: Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados