Falando em Dropbox (ou quase isso), um incidente perigoso foi relatado pela empresa responsável pelo serviço de backup de arquivos. Na segunda-feira, uma falha no sistema da Dropbox fez com que os documentos dos usuários ficassem disponíveis livremente na rede, para quem quisesse baixar.

A Dropbox explica que, durante a tarde da segunda-feira, um novo código foi implementado por volta das 17h45. O bug decorrente do novo código causou uma falha no sistema de autenticação da Dropbox. Por quatro horas, na tarde de ontem, os arquivos dos usuários ficaram acessíveis a qualquer pessoa. Bastava informar o login, pois a Dropbox se esqueceu de pedir a senha.

O problema foi quase assim

De acordo com a empresa, o problema afetou apenas 1% de seus usuários. Pode parecer um percentual pequeno, mas uma projeção bastante conservadora (feita por mim) diz que o bug afetou potencialmente 250 mil usuários. Isso considerando os números da Dropbox para o fim de 2010, mas é bem provável que tenha sido mais.

Todas as contas acessadas durante o período de falha tiveram suas sessões encerradas, afirma a empresa, como uma maneira de garantir a segurança dos usuários. Eles também prometeram enviar logs com as atividades recentes, para que os usuários verifiquem se os seus arquivos foram mexidos enquanto o sistema de autenticação estava com defeito. Caso esse seja o seu caso, a orientação que a Dropbox dá é de entrar em contato pelo support@dropbox.com.

Cabe lembrar que a mesma Dropbox foi acusada em maio desse ano de não ser transparente sobre a proteção que oferece para os arquivos armazenados em seus servidores.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados