Início » Internet » Google está sob investigação do governo americano

Google está sob investigação do governo americano

FTC vai revisar práticas comerciais do gigante da internet.

Avatar Por

Nada de boas notícias para os nossos amigos de Mountain View. O Google anunciou nessa sexta-feira que recebeu uma notificação da FTC (Federal Trade Commission, ou Comissão Federal de Comércio) nos Estados Unidos. Na carta, o órgão afirma que vai conduzir uma enorme investigação acerca das práticas comerciais do Google nos últimos anos.

A investigação é considerada como anti-truste, porque tenta levantar informação sobre práticas de truste do Google. Para quem não sabe, o tal do truste significa que uma empresa utilizou seu tamanho, poder econômico – e tecnológico, suponho, para o caso específico do Google – em benefício próprio.

Em um texto sobre o assunto, Google reafirmou que sempre teve o usuário em foco ao desenvolver novos produtos e serviços. "Nós reconhecemos que nosso sucesso levou a um grande escrutínio", diz a empresa ao admitir que recebeu o comunicado da FTC. É bem verdade: com os bilhões de dólares que o Google fatura anualmente e a grande concentração de mercado que a empresa abocanha no negócio de buscadores, não é surpresa que um órgão de investigação vá atrás de mais detalhes sobre a empresa.

A Microsoft passou por investigação similar e Bill Gates teve que prestar esclarecimentos

Na mensagem, o gigante da internet meio que ironiza o comunicado da FTC: "Ainda não está claro quais são as preocupações da FTC". Entretanto, o Google finge não saber que a investigação será ampla e possivelmente vai trazer questionamentos sobre diversos negócios da companhia.

O Google promete colaborar integralmente com as requisições da FTC. Se for assim mesmo, é de se esperar que a empresa tenha um grande custo com a produção de documentos, pareceres, provas e afins que tragam explicações para a comissão de comércio americana.

Esse é o só o começo do que me parece ser um processo bastante longo e litigioso. Cabe lembrar que a Microsoft também já enfrentou investigação similar no início dos anos 1990, quando diversas práticas da companhia foram investigadas. Até mesmo Bill Gates prestou (notáveis e inúteis) esclarecimentos ao governo americano.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Turdin
Tomara que nem comprem, se não vão bugar mais o Brasil do que já está bugado atualmente =/
Ramon Melo
Não acho que a Apple faça antitruste, não, os clientes da empresa sabem (ou deveriam saber) muito bem onde estão pisando. Uma vez consumidor (ou desenvolvedor) Apple, dê adeus à compatibilidade com dispositivos de outros fabricantes, se tiver alguma é lucro. A única prática anticomercial da empresa é o iPhone/iPad exclusivo da AT&T (e agora Verizon Wireless), mas parece que essa é uma prática comum no EUA, então deve ser permitido por lei.
Caio Furtado
A Apple? A Apple não domina nenhum mercado, ela só tem a fama de ter os melhores produtos. Quem vende mais, PC ou MAC? Etc, etc, ela até perdeu o posto dos smartphones pro Android.
Tweener
O Americano até posso duvidar, mais o Brasileiro, eu não duvido não, já que o Brasil vem dando tantos problemas a essas empresas. . .
Tiago C. Araújo
Ta na hora do governo americano fazer o mesmo com a APPLE.
Bruno de Andrade
Isso de o algumas funcionalidades do Google só funcionar no Chrome tem que ser revisto mesmo. Não sou a favor disso.
Rodrigo Fante
Tem sempre os tards de companhias, toda investigação nesse sentido é boa, seja qual empresa for, fato. Deveriam na real manter Microsoft,Facebook,Google e Apple na rédea curta sempre.
Breno Caldeira
Cara, eu não achei ruim não :) E olha que sou fã da Google. TAmbém, não acredito que a Google corra o risco de ser fragmentada. Uma vez que seus concorrentes principais também são gigantes: Apple e Microsoft. A não ser que, seja uma investigação nas empresas de anúncios. Aí já não sei como funciona, e nem se tem concorrente grande nessa área.
Devanil
RI MUITO disso. kkkkkkkkkkkk Governo dos EUA - beta by Google
matheusgomesl
concordo com Henrique aí.
Henrique Picanço (@henriquepicanco)
O Google pode pegar dicas de como uma investigação dessas ocorre, afinal, a Microsoft é veterana no assunto.
Guilherme Mac
É impressão minha ou tem gente q não gostou? O_o Quando a Microsoft passou a ser investigada e ameaçada de ser obrigada a se fragmentar isso foi muito bom pra uma concorrência saudável (ainda não ficou tão saudável, mas é melhor q nada) e pros consumidores. Pq alguém seria contra isso?
Agnatos
Vou falar com meu amigo Michael Moore para ele dar uma investigada também. Ele adora o lindo governo dele.
@agnatos
Vou falar com meu amigo Michael Moore para ele dar uma investigada também. Ele adora o lindo governo dele.
@feelipelannes
Ri muito!
Exibir mais comentários