O Google anunciou na manhã dessa terça-feira (28) uma nova investida na web social. Vem ai o Projeto Google+, que promete fazer frente ao Facebook com uma nova pegada para a maneira como as pessoas compartilham coisas — sejam links, fotos, mensagens etc — na web.

Mas antes que você corra para se inscrever no novo serviço: ele está em teste fechado (como o Google tradicionalmente faz).

Google+ nada mais é que a junção de diversas funcionalidades que o Google acredita que fazem a diferença na forma como a gente se comunica por essa grande rede. A empresa explica que a comunicação está entre as necessidades mais básicas do ser humano. Uma vez que boa parte dessa comunicação se dá no meio eletrônico, é preciso trazer para a rede as sutilezas e o caráter substancioso das interações.

(YouTube)

O Circles parece ser — o Google+ ainda não está disponível, então por enquanto a gente trabalha na casa das suposições — o mais importante recurso do Google+. A partir dele, os usuários podem criar grupos de pessoas com as quais vão compartilhar conteúdos distintos. Por exemplo, caberá ao usuário definir um grupo para familiares, outro para colegas de trabalho, e um terceiro para os melhores amigos.

“Nós descobrimos que as pessoas já usam círculos da vida real para se expressarem e compartilhar precisamente com os amigos certos.” A partir desse pensamento, o Google trouxe os círculos sociais para a sua plataforma virtual, por meio do Circles.

Sparks

Sparks, outro recurso do Google+, diz respeito aos interesses dos usuários. Se a pessoa gosta de novela, ou de quadrinhos, ou de determinada série de livros, poderá adicionar esses interesses específicos ao Google+. A partir daí, os eficientíssimos algoritmos do Google trarão artigos, notícias, vídeos, fotos, e tudo mais que estiver na rede, relacionado àquele assunto.

Sparks entregam um feed com conteúdo altamente contagioso disponível na web. Sobre qualquer assunto, em mais de 40 idiomas”. E aí você passa o dia inteiro lendo apenas sobre aquilo que te interessa.

O recurso Hangouts funciona como uma central de contatos dentro do Google+. O Google promete um espaço para os usuários entrarem quando estiverem com tempo livre. A partir do Hangouts, as pessoas poderão conversar com seus contatos do Circles por meio de videochat (com direito a conferência).

Para quem usar o Google+ no celular, o Google oferece alguns recursos exclusivos: a possibilidade de informar a sua localização geográfica em cada mensagem ou publicação; e o que eles chamam de Instant Upload, que envia as fotos automaticamente para a nuvem, possibilitando um compartilhamento mais fácil dos seus momentos mais felizes com quem importa — lembra-te o Photo Stream do iCloud?

No celular, o Google ainda habilitou o recurso Huddle. Em poucas palavras, trata-se de uma espécie de Google Talk em grupo e em tempo real. “Permite que todas as pessoas de um círculo saiba o que está acontecendo, na hora”.

Conforme eu já havia alertado no começo do texto, o Google+ no momento está em testes. Você pode acompanhar a demonstração do serviço nessa página (em inglês).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados