Desde o anúncio do projeto Data Liberation o Google tem falado o bastante sobre a possibilidade de permitir que seus usuários possam se desligar dos serviços da empresa e levar consigo as suas informações. Ontem a empresa finalmente deu mais um passo nessa direção com o lançamento do Google Takeout. Essa ferramenta permite que usuários de uma conta do Google exportem alguns dos seus dados.

Quem estiver interessado em exportar informações de contatos, fotos do Picasa, dados do seu Google Profile, do Google Buzz e do recém-lançado Google Circles (parte do Google+), pode acessar o serviço e pedir a criação de um arquivo com todos esses dados. Se quiser exportar apenas os dados de um serviço específico, o Google Takeout também mostra qual o porcentual de espaço que ele vai tomar do arquivo.

Estão nos planos do Google expandir a coleta de dados dessa ferramenta para os demais serviços, mas a empresa não deu previsão para quando isso deve acontecer. Até lá, os usuários vão precisar continuar recorrendo ao site do Data Liberation Front, que oferece dicas de como exportar seus dados de serviços do Google, um por um.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Patricia
Com o lançamento da rede social nova da Google e - o que dizem - ela importando dados das contas do gmail automaticamente eu acho isso bem útil. Porque sério, só comentando que eu acho que a coisa mais hilária é quando uma rede social acha que é um benefício "importar" automaticamente dados atachados em contas de e-mail. Quando é que a Google (entre outros sites) vai entender que isso tira o controle sobre o quanto você se expõe? rede social pra muita gente é coisa séria, envolve família/emprego e etc e anexar a sua conta do picasa (por exemplo) ou automaticamente adicionar todo mundo da lista de contatos, não é necessariamente algo que a maioria das pessoas gostaria de fazer, e eles assumem que é.
Lucas Braga
Esse é o maior hipster da internet.
Caio Furtado
Amigo, se você usa o Bing você usa o Google. Kibe is kibe.
@luizfrancotj
Valeu Google! Um dos últimos passos para eu me deligar totalmente de vc! Já não uso a busca mais, so uso ainda o google Reader pq não achei algo melhor. Mas logo logo eu acho....
John
Ou é ele que escreve tanta besteira que nem percebe os erros, mesmo.
Rayzer'
Vey, seu teclado tá ruim ou com layout errado!
EDI LOPES
Tem uam frase de gente qeu levo chifre que diz assim. Deixo as coisas que amo livres, se elas nao voltarem eh pq nunca foram minhas. TEr a liberdade sobre sua conta eh uma otima forma de fazer com as pessoas nunca abandone o qeu vc tem a oferecer. Nao pelo menos ate o seu servico ser o melhor do mercado. Eu prefiro o Flickr ao Picasa mas uso cada um para um proposito distinto