Governo aprova redução de impostos para 6 fabricantes de tablets

Rafael Silva
Por
• Atualizado hoje às 21:40

O governo do Brasil anunciou hoje quais serão as primeiras fabricantes que vão poder produzir tablets no Brasil com taxas reduzidas. A fabricação de tablets no país já ocorre há bastante tempo, mas as empresas que escolheram essa opção pagam por isso, literalmente. Os encargos e tributos que são cobrados pelo governo encarecem o preço final do tablet porque até agora ele não era classificado como computador.

Com a medida provisória anunciada no ano passado e publicada há pouco tempo, ele entrou nessa categoria e já pode ter sua fabricação desonerada. Mas as empresas deveriam pedir para terem os impostos reduzidos e assim, poderem vender seus tablets a preços mais acessíveis. E hoje o governo liberou o nome das seis que primeiro fizeram o pedido.

São elas: Samsung, Positivo, Motorola, Envision, MTX e Aiox. A fabricação do tablet terá os impostos de PIS/Confis e IPS reduzidas, o que pode fazer com que o preço caia em até 40% em alguns casos, dependendo do percentual cobrado de ICMS, que varia de estado para estado. Resta saber se as empresas planejam abaixar já o preço dos seus tablets vendidos no Brasil ou se vão esperar para aplicar o novo preço apenas na nova leva de produtos.

Até lá eu considero prudente adiar a compra de um tablet, para evitar arrependimentos futuros.

Com informações: Agência Brasil.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados