MySpace muda de dono por apenas US$ 35 milhões

News Corp vende rede social por 30% do valor pedido originalmente.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Fim de novela. O MySpace anunciou há instantes que vai mudar de dono. Sai de cena a News Corporation, um dos maiores conglomerados de mídia do mundo, e entra a Specific Media, que concordou em assinar um cheque de 35 milhões de dólares. Acredite: é pouco, muito pouco — ainda mais quando consideramos o histórico de liderança da rede social na web.

A situação do MySpace estava crítica nos últimos meses. Sem qualquer pudor para entrar em negociações (e negociatas), a News Corp de Rupert Murdoch havia sinalizado que pretendia vender a rede social — tradicionalmente associada à conteúdo musical — para a primeira empresa que se comprometesse a bancar um negócio na casa dos 100 milhões de dólares.

MySpace: marca nova em 2010

No fim das contas, vendeu por muito menos que isso, a fim de se livrar de um site problemático dias antes de fechar a contabilidade do ano fiscal.

A mesma News Corp pagou 580 milhões de dólares lá em 2005, quando adquiriu o MySpace. Naqueles tempos, a rede social estava decolando, e ainda não havia o facebookpólio que existe atualmente. O Orkut já era forte por aqui, mas havia ainda espaço para uma rede social global forte. Como você pode ver, os planos da megacorporação não deram nada certo.

Assim, de cabeça, lembro que o desespero da News Corp ficou mais aparente no fim de 2010. Foi quando eles trocaram a marca do MySpace, por algo que até hoje deixa a desejar (só dá para ler o “my”!).

É sabido que a Specific Media vai realizar diversos cortes no MySpace. Metade dos 400 funcionários será dispensada, e o CEO Mike Jones também está com seus dias contados. Isso para começar os cortes, claro.

Com informações: All Things D.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados