Foi com certa surpresa que, na semana passada, eu escrevi por aqui que a Federal Trade Commission dos Estados Unidos (FTC) havia iniciado uma grande investigação das práticas comerciais do Google. O próprio buscador confirmou a informação.

Pois bem, parece que a mesma comissão está de olho em outro serviço web importantíssimo para muita gente. Dica: o símbolo máximo de seu fracasso é uma baleia e ele limita os usuários a escreverem apenas 140 caracteres por vez.

Leia mais | Google está sob investigação do governo americano

De acordo com o Business Insider, o faro dos investigadores da FTC aponta para práticas danosas do Twitter para com seus concorrentes e até mesmo parceiros. Nenhuma das duas organizações confirma a informação, entretanto.

Tweetie: virou cliente oficial do Twitter para Mac

Estreando seu novo layout, ainda no ano passado, o Twitter adicionou informações externas ao seu banco de dados na timeline dos usuários. Dava para ver imagens do TwitPic, por exemplo. Agora a empresa quer acabar com isso — tanto que vem testando o upload de fotos direto para seus servidores com o iOS 5.

Para o mercado, essa “absorção” de uma funcionalidade secundária, oferecida também por um provedor de serviço secundário, pelo site principal pode ser considerada prejudicial para a concorrência (e para a inovação, claro).

Outra prática curiosa do Twitter é comprar aplicativos desenvolvidos por terceiros. O Tweetie deu origem ao cliente oficial do microblog para Mac, por exemplo. Há algumas semanas, a companhia foi de novo às compras, dessa vez para absorver o TweetDeck, um cliente baseado em Adobe Air com presença em diversas plataformas — reza a lenda que ele vai virar o cliente oficial do para Windows.

É inegável de que há indícios de concorrência predatória do Twitter. Vamos ver o que a FTC tem a dizer isso. Aliás, primeiro temos que esperar a confirmação de que essa história é verdadeira.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Filipe Ricardo
a Google comprou dezenas de empresas, mas não está livre da concorrência, a existência do Twitter e do Facebook não me deixa mentir, são empresas que vieram depois do Google, na internet as coisa andam muito de pressa, nada é pra sempre, o velho dá lugar para o novo, o que vale são as vivas idéias!
Sérgio Felipe
concordo com você j2K, mas se estás empresas tiverem tudo nos conformes, podem ficar tranquilas. A Internet é e sempre será um fonte de lucro muito grande.
j2k
falta do que fazer...
@mos_axz
Rede social pra mim é o twitter e o orkut, por se aproximarem daquilo que eu quero quando me socializo com a internet. Ou seja: comunicação instantanea, oportunidade de falar o que penso e foruns de discussão...
Vinicius Kinas
Pois é, mas de qualquer forma, não estão impedidos, certo?
@mos_axz
E ainda jogou um concorrente meio plagiado pra o dropbox enquanto copiava descaradamente o android...
@mos_axz
Convidados a fazer clientes melhores e vendê-los :D Não é concorrencia desleal é meio que terceirizar a criação de novos apps e funcionalidades...
Marcos Jahn
TweetDeck cliente oficial para Windows? ARGH! Tomara que não!
Vanderlei
Não vejo o twitter fazendo nada de errado e pelo menos óque era pago fica gratuito para o usuário:)não chorem desenvolvedores rsrs
Ramon Melo
O Twitter está certo sim, quem está errado são os desenvolvedores que continuam apoiando um ecossistema gerenciado por uma companhia tão desleal. Hoje em dia, a única utilidade do Twitter, para mim, é o login no TB. O Facebook faz tudo que o Twitter faz, sem o limite de 140 caracteres.
Caio Furtado
A Apple fez isso e ninguém falou nada. Matou o Instant Paper, o Instagram, o Remember The Milk e tudo numa tacada só.
@d3xss
Sei lá, se terceiros criam um serviço, baseado em uma API que eu divulguei, porque eu não posso simplesmente clonar o aplicativo criado pelo tal? Injustiça ou não, acredito que o Twitter tá mais que certo em ter suas proprias aplicações, o que fará ter maior controle do que é publicado e fornecer mais segurança para sua API e idéias de outros.
Aiman Jalil Sarraf (@mannnq)
Acho bom que investiguem e impeçam esse tipo de concorrência desleal, de que adianta perder dias e noites desenvolvendo aplicativos para interagir com o Twitter, e do dia pra noite, ele resolve usar a sua ideia em um serviço interno (Twitpic). Desestimula qualquer desenvolvedor. -- Sobre o texto: "oficial do para Windows".
@brunogdb
Faça de tudo, mas não estrague meus floods D:.
Vinicius Kinas
Enquanto eu vejo a concentração dos serviços como uma ameaça aos serviços antes 'terceirizados', comprar as empresas que produzem os aplicativos não é uma decisão unilateral. A concorrência existe, mas a concorrência desiste quando vê a proposta. Se for punir o Twitter, que punam pelos motivos certos. Aquisições de empresas menores, pra agregar valor ao serviço principal não pode ser crime. Seria uma violação se eles de repente, impedissem os aplicativos de terceiros de usar a API do Twitter. Até isso acontecer, todos estão convidados a fazer clientes melhores ou alternativos.