Apesar de ter encerrado suas operações oficialmente no final de semana passado, o grupo de hackers LulzSec começou um movimento que ainda repercute hoje. A bandeira do chamado AntiSec, movimento contra a segurança da informação, continua sendo levantada por vários grupos de hackers ao redor do mundo. O Anonymous aderiu ao AntiSec quando se uniu ao LulzSec e liberou essa semana o AntiSec-001, primeiro conjunto dados do movimento contendo logins variados.

Dentre outras coisas, o arquivo contém logins e endereços de e-mail de diversos sites do governo brasileiro, como do Ministério do Meio Ambiente, Ministério Público do Estado do Pará e até dados do Instituto de Artes da Unicamp. Além disso, o grupo também liberou bases de dados contendo logins de sites da Universal Music e Viacom. No anúncio liberado com o arquivo, o Anonymous diz que os dois conglomerados de mídia são corruptos e por isso merecem ter seus dados expostos.

Sites do governo Brasileiro não foram os únicos alvos desse vazamento de dados. O arquivo liberado por eles, que está disponível para qualquer um baixar na baía dos piratas, também contém informações de sites dos governos do Zimbábue e Austrália. Aos olhos do grupo, todos eles são considerados tão corruptos quanto os conglomerados de mídia Viacom e Universal.

Atualização às 11:06 | Depois de analisar o arquivo, um amigo me informou que eles contém apenas informações de login, nome e e-mail. As senhas não estão contidas, ao menos não no arquivo do governo brasileiro. O texto do post foi alterado para refletir essas novas informações.

Com informações: PCWorld.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Everton Lopes
É? QUER UM PIRULITO?
Menezes
"um amigo me informou" huahuahuahuahuahuahua tá beleza então
Sérgio Felipe
Lendo os comentários, vejo que algumas pessoas precisam ler mais sobre estes "grupos de hackers" e rever seus pensamentos.
Murdock
Universal e Viacom são corruptos, ok, provem. Só porque eu acho e saio dizendo "tá na cara, só não ver quem não quer" não significa que seja verdade. Eles apresentaram relatórios fraudados, provas de subornos, falcatruas ou o que seja pra sustentar que algo ou alguém é corrputo?
Tio Z
Revolução Digital? Mais um rebelde sem causa... Somente um parvo sem o mínimo de educação acredita em propaganda na TV de como o Brasil é belo e cresce a ritmos cavalares. Mas adivinha só! Essa propaganda NÃO é para convencer você, pessoa esclarecida e sim o zé coitado sem estudo e fodido em algum canto perdido do país. Então vai lá, faz a sua "fanpage" do movimento e depois xinga muito no twitter enquanto os mesmos políticos vão novamente ser eleitos pelo nosso falho sistema eleitoral e continuar te roubando. Porque a maioria continua sem receber a educação necessária para aprender que vive de esmola que vem dos impostos absurdos que ela mesma paga. E agradece por isso.
Tio Z
Nada contra a liberdade de informações, mas você acha interessante até eles dizerem que seu banco faz práticas abusivas e liberarem suas senhas na internet e algum mané roubar teu dinheiro. Tudo tem um jeito certo de se fazer (mesmo que pelo meio errado). O que esses caras fazem é coisa de muleque que quer chamar a atenção. Esses são os pichadores modernos querendo se proclamar Robin Hoods' da vida. E tem gente comprando a ideia...
Tio Z
E adianta comentar? Tudo que precisa é o Lula botar a cara na TV e dizer que é normal, todo mundo faz e PUFF, povão refuta a ideia da ilegalidade e esquece. Como dizia o sábio cartaz no protesto: Eleição no Brasil não é decidida por quem lê jornal e sim por quem limpa a bunda com ele.
Allen
Cheio de demagogia e política em serviço publico, claro que deve ter falhas de seguranças grotescas ja que as pessoas também "não ligam"...
j2k
complicou hein... ja to começando a achar que até a forma como as aplicações web lidam com senhas precisará ser aprimorada, pois está difícil impedir a chegada de criminosos até elas...
@mos_axz
...Além disso, o grupo também liberou bases de dados contendo logins de sites da Universal Music e Viacom... Só eu que quando li o paragrafo pensei que aproveitaram e invadiram um site da sony junto?
joshua
Baixei o arquivo e não tem senha nenhuma, apenas arquivos passwd de alguns servidores.
Cristhian Vieira
A hora é agora, nosso momento de glória, vamos fazer história. Vamos viver a Revolução Digital, chega de sermos subjulgados por esse governo de "mentiras perfeitas". Nada esta saindo tão bem quanto as propagandas mostram, nós, consumidores de tecnologia sabemos disse, a tempos e não tomamos providências, mas chegou a nossa vez, apoiem, todos, este tipo de anarquismo, pois só a vós da maioria tem o poder para mudar. vamos criar uma fanpage para o movimento, e todos compartilhar seus desgosto com o governo atual, e motivar os que fazem os ataques a continuar ate termos uma posição clara e objetiva dos rumos da nossa economia (fechada) que eles teima em dizer ser social (quando vc tem o iPad mais caro do mundo).
@lixbearg
Liberar senhas não faz muito sentido, já que o governo pode facilmente alterá-las (apesar de duvidar que de o governo brasileiro tenha agilidade para fazer isto antes de alguém zoar com alguma abertura no sistema)... Mas bem, eu antes não tinha esperança nenhuma quanto a esses grupos, já que tudo que faziam eram ataques DDoS, mas agora já começa a ficar um pouco mais interessante...
Rafael
a pergunta.. não vão comentar dos documentos de licitações ilegais que eles liberaram não? todo mundo fala, do cpf da dilma... mas documentos mais importantes nem comentam...
Wendell Rocha
Agora a situação vai ficar tensa