Como liberar espaço de armazenamento no Xbox One ou Series

Aprenda como liberar espaço de armazenamento no Xbox One ou Series X|S, e consiga instalar mais jogos e apps em seu console

Ronaldo Gogoni
Por
• Atualizado há 1 ano
Xbox Series X (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)
Xbox Series X (Imagem: Felipe Vinha/Tecnoblog)

O espaço de armazenamento do Xbox One ou Xbox Series X|S pode ficar bem limitado em pouco tempo, dependendo de quantos e quais jogos você instalar no seu console. Por isso, é preciso liberar espaço de tempos em tempos, para permitir que novos games possam ser curtidos. Confira a seguir nossas dicas de como liberar espaço no Xbox One ou Series X|S.

Como o armazenamento do Xbox é ocupado

O Xbox One, Xbox Series X e Xbox Series S possuem uma unidade de armazenamento com espaço limitado, que varia entre 500 GB e 1 TB dependendo do modelo. Parte do espaço é usada pelo sistema operacional e arquivos essenciais, deixando o restante livre para a instalação de jogos e aplicativos.

No entanto, dependendo de quantos e quais games o jogador baixe ou instale no console via mídia física (desde o Xbox One, os consoles da Microsoft exigem instalação dos jogos, independente do formato), esse espaço pode ser ocupado rapidamente. Arquivos de save e o cache, a memória temporária para acesso rápido de dados e recursos, também ocupam espaço.

Para saber quanto espaço disponível há no seu console, faça o seguinte:

Tela de armazenamento do Xbox One (Imagem: Reprodução/Microsoft) / como liberar espaço no xbox
Tela de armazenamento do Xbox One (Imagem: Reprodução/Microsoft)
  1. Aperte o botão “Xbox” no controle do Xbox One ou Series X|S;
  2. Selecione “Configurações”, “Sistema”; “Dispositivos de armazenamento”;
  3. O console exibirá todas as unidades em uso (interna, externa USB e/ou unidade expandida Seagate, no caso do Xbox Series X|S), o armazenamento ocupado nelas e o espaço livre.

Note que a unidade principal nunca terá todo o espaço real livre para jogos e apps, pois parte dela é reservada ao sistema.

Como liberar espaço no Xbox One ou Series X|S

Há mais de um procedimento que pode ser feito para liberar espaço no Xbox One ou Series X|S, sendo que eles são os mesmo independente do modelo do console, já que a interface do sistema é a mesma em todos eles.

Acompanhe nossa lista:

1. Limpar o cache

O processo para limpar o cache dos consoles Xbox é bem simples. Ele é indicado se o videogame fica permanentemente na tomada, seja ligado ou em modo de repouso, pois com o tempo, os arquivos temporários tendem a ocupar bastante espaço.

Lembre-se de realizar o procedimento de tempos em tempos.

2. Apagar jogos e apps com pouco uso

Se você possui muitos apps e jogos instalados, ou alguns que ocupam muito espaço, e você não os joga/usa frequentemente, talvez apagá-los da unidade seja uma boa opção. Ao fazer isso, você irá liberar espaço que poderá ser melhor aproveitado com novos jogos e apps, que serão mais usados.

De vez em quando, verifique se você não tem jogos e apps subutilizados, e remova os que não acessa mais. Você sempre poderá baixá-los de novo pela Biblioteca ou Microsoft Store, ou reinstalá-los via mídia física.

3. Mova jogos para a unidade externa

HD externo conectado ao Xbox One (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)
HD externo conectado ao Xbox One (Imagem: Leandro Kovacs/Tecnoblog)

Outra opção para desafogar a unidade interna do Xbox One ou Xbox Series X|S é mover os jogos para uma unidade externa, conectada via USB. Nos atuais consoles da Microsoft, é possível também usar o Cartão de expansão de armazenamento Seagate para Xbox Series X|S (sim, esse é o nome), um SSD de 1 TB proprietário, que custa R$ 2.229 no Brasil.

Para configurar um HD ou SSD externo, conecte-o em uma porta USB 3.0 ou 3.1 do console e selecione a opção “Formatar dispositivo”. Para usar o SSD proprietário da Seagate, basta espetá-lo na porta dedicada do Xbox Series X|S, e ele será reconhecido automaticamente.

A partir daí, faça o seguinte:

Movendo jogo do HD interno do Xbox One para o externo (Imagem: Reprodução/Microsoft)
Movendo jogo do HD interno do Xbox One para o externo (Imagem: Reprodução/Microsoft)
  1. Aperte o botão “Xbox” no controle;
  2. Selecione “Meus jogos e apps”, “Ver tudo”;
  3. Mova o cursor para o jogo que deseja mover  e aperte o botão “Menu”;
  4. Selecione a caixa “Jogos” no canto direito e depois, “Mover ou copiar”;
  5. Em “”Transferir para”, escolha a unidade para a qual o jogo será movido;
  6. Selecione “Mover seleção”;
  7. O jogo será movido para a unidade secundária.

Caso você mova um jogo do Xbox Series X|S para um HD ou SSD externo conectado via cabo USB, ele só poderá ser executado caso ele seja movido ou copiado de volta para a unidade principal, ou para o SSD proprietário da Seagate. Jogos do Xbox One, Xbox 360 e Xbox original, por sua vez, rodam diretamente da unidade externa.

4. Remova jogos do Xbox 360

Você também pode remover todos os jogos do Xbox 360 instalados em seu console, bem como os perfis de uso.

Opção para remover jogos do Xbox 360 (Imagem: Reprodução/Microsoft)
Opção para remover jogos do Xbox 360 (Imagem: Reprodução/Microsoft)
  1. Aperte o botão “Xbox” no controle do Xbox One ou Series X|S;
  2. Selecione “Configurações”, “Sistema”; “Dispositivos de armazenamento”;
  3. Selecione “Limpar armazenamento local do Xbox 360” e depois, “Sim”;
  4. Os jogos do Xbox 360 serão apagados e o console reiniciado.

Presente na mesma tela, a opção “Limpar jogos locais salvos” é similar à de remover jogos do Xbox 360, mas ela apaga todos os jogos salvos no Xbox One ou Series X|S. Em ambas situações, você poderá baixar os jogos novamente e seus saves permanecerão sincronizados na nuvem.

Com informações: Microsoft.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Xbox One na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ronaldo Gogoni

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.

Canal Exclusivo

Relacionados