Na área de computadores inteligentes, o Watson, criado pela IBM, tem ganhado bastante destaque nos últimos tempos. Depois de chutar dois traseiros humanos em um jogo de perguntas e respostas, ele passou a processar dados que podem ajudar a salvar a vida de pacientes em hospitais. Seu método sofisticado e único de análise de linguagem natural permite que ele realize as duas tarefas com extrema eficiência. Agora a IBM planeja usá-lo no lugar de atendentes de telemarketing.

Enquanto muitos atendentes de telemarketing são treinados para vender um produto, alguns detalhes sobre ele podem escapar e é aí que o Watson se sobressai. Empresas poderão inserir dados do produto no programa DeepQA, que funciona como base de dados e também é o responsável por analisar e gerar resultados, e deixar o Watson funcionando sozinho, vendendo o que a empresa quiser.

Esse mesmo esquema também pode ser usado para substituir atendentes de suporte. Como eles precisam tirar várias dúvidas de usuários ou resolver problemas deles no computador, também podem esquecer alguns detalhes problemas específicos. Como o Watson teria todas as respostas, basta que o DeepQA procure e mostre qual é a melhor solução, com base na dúvida ou problema do usuário.

A IBM planeja testar o seu supercomputador internamente antes de liberá-lo para outras empresas. E num esquema um pouco INCEPTION, a primeira tarefa de Watson vai ser tentar vender mais Watsons para outras instituições.

Com informações: Slashdot.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ana.paula.catvieira
Lendo o debate de vcs... Eu percebo, e passo a ter outra opinião a respeito, q as inovações tecnológicas... cibernéticas e tal.. vem justamente para nos dar qualidade de vida... E otimizar serviços e ter mais tempo para de fato viver tarefas comum ao dia a dia....
João
Com certeza custará muito mais do que o seu dinheiro poderá pagar! Se um Dell de R$ 999,00 é salgado para você, um sistema que promete substituir um Call Center inteiro não vai custar menos do que milhares de Celerons de R$ 999,00!
Leitor
Como ele sempre vai procurar a solução mais fácil, ele vai falar para maioria do problemas: "É só formatar..." rsrs..
Diego Bandeira
Na Globo também teve: http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL714614-9798,00-JULIANA+PAES+SERA+ATENDENTE+DE+TELEMARKETING+EM+CAMINHOS+DA+INDIA.html Mas tem um filme, de 2007, na mesma linha: http://www.outsourcedthemovie.com/trailer.html
Ramon Melo
Não tem como substituir o suporte de verdade, por ser um trabalho que demanda inteligência criativa e habilidade cognitiva. Só quem será substituído são aqueles atendentes que ficam mandando você reiniciar o computador, reiniciar o modem, reiniciar o celular e, quando percebem que o problema não foi resolvido, desligam na sua cara. Na verdade, esse robô pode até valorizar a carreira do suporte, porque vai eliminar do mercado os maus profissionais.
Anderson
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk boaaa!!!!
C. Emanuel Laguna Jr
Eu me lembrei de outra série, Outsourced :lol: Foi cancelada apõs a 1ª temporada, mas ainda vai estrear na Warner BR.
André
imaginei o seguinte cenário, o usuário liga para o computador, ele encontra a solução, e o help-desk recebe um sms com as instruçoes para resolver o problema do usuário x, ou seja, o computador já entregaria a resolução do problema de bandeja para o help-desk, agilizaria o processo, o número de funcionarios do help-desk diminuiria drasticamente, e nós do help-desk continuaríamos recebendo ordens, só que agora de um computador rsrs.
gokernel
Acho que seria alguma menssagem do tipo: "Ei cara, acho que te lascaram, empurraram um OS da 25 de Março ... PIRARARIA NÃO, SAI DESSA PREGO, ME RECUSO A PROCESSAR, ahahaahhhah" Gokernel.
Diego Bandeira
Lembrando "The Big Bang Theory", TODOS os atendentes da AT&T na Índia CHORA!
Guilherme Mac
Não é exatamente assim que funciona. Se fosse tão simples resolver problemas sociais mais de meio mundo não estaria como está. Não se trata de "preguiça" ou algo parecido, se trata de oportunidades, que só aparecem com uma sociedade mais igualitária. Se algo do tipo for de fácil implementação, como aconteceu com a tentativa de colocar máquinas self-service nos postos de gasolina, o resultado não pode ser bom se for feito de uma hora pra outra.
Matheus Wichman
Será que ele consegue explicar para as pessoas porque está aparecendo uma estrelinha na barra de tarefas quando o Windows não é original?
gokernel
Bom saber dessa notícia. Estava interessado mesmo em um computador, procurei na DELL mas não me atraiu o preço(Celeron 999) ... Se o preço for melhor que o oferecido na DELL, com certeza vou comprar esse. Aliás quanto custa mesmo?, será que acompanha Windows original ? Gokernel.
@QG10g
O ruim é que não teríamos quem xingar mais, xingar o computador já é normal entre nós, não tem a mesma graça. Adorei o Inception.
Thiago Sabaia
A Oi tem que encomendar um desse.
Exibir mais comentários