Na área de computadores inteligentes, o Watson, criado pela IBM, tem ganhado bastante destaque nos últimos tempos. Depois de chutar dois traseiros humanos em um jogo de perguntas e respostas, ele passou a processar dados que podem ajudar a salvar a vida de pacientes em hospitais. Seu método sofisticado e único de análise de linguagem natural permite que ele realize as duas tarefas com extrema eficiência. Agora a IBM planeja usá-lo no lugar de atendentes de telemarketing.

Enquanto muitos atendentes de telemarketing são treinados para vender um produto, alguns detalhes sobre ele podem escapar e é aí que o Watson se sobressai. Empresas poderão inserir dados do produto no programa DeepQA, que funciona como base de dados e também é o responsável por analisar e gerar resultados, e deixar o Watson funcionando sozinho, vendendo o que a empresa quiser.

Esse mesmo esquema também pode ser usado para substituir atendentes de suporte. Como eles precisam tirar várias dúvidas de usuários ou resolver problemas deles no computador, também podem esquecer alguns detalhes problemas específicos. Como o Watson teria todas as respostas, basta que o DeepQA procure e mostre qual é a melhor solução, com base na dúvida ou problema do usuário.

A IBM planeja testar o seu supercomputador internamente antes de liberá-lo para outras empresas. E num esquema um pouco INCEPTION, a primeira tarefa de Watson vai ser tentar vender mais Watsons para outras instituições.

Com informações: Slashdot.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados