Início » Inteligência Artificial » Watson, da IBM, pode substituir atendentes de telemarketing e suporte

Watson, da IBM, pode substituir atendentes de telemarketing e suporte

Por
8 anos atrás

Na área de computadores inteligentes, o Watson, criado pela IBM, tem ganhado bastante destaque nos últimos tempos. Depois de chutar dois traseiros humanos em um jogo de perguntas e respostas, ele passou a processar dados que podem ajudar a salvar a vida de pacientes em hospitais. Seu método sofisticado e único de análise de linguagem natural permite que ele realize as duas tarefas com extrema eficiência. Agora a IBM planeja usá-lo no lugar de atendentes de telemarketing.

Enquanto muitos atendentes de telemarketing são treinados para vender um produto, alguns detalhes sobre ele podem escapar e é aí que o Watson se sobressai. Empresas poderão inserir dados do produto no programa DeepQA, que funciona como base de dados e também é o responsável por analisar e gerar resultados, e deixar o Watson funcionando sozinho, vendendo o que a empresa quiser.

Esse mesmo esquema também pode ser usado para substituir atendentes de suporte. Como eles precisam tirar várias dúvidas de usuários ou resolver problemas deles no computador, também podem esquecer alguns detalhes problemas específicos. Como o Watson teria todas as respostas, basta que o DeepQA procure e mostre qual é a melhor solução, com base na dúvida ou problema do usuário.

A IBM planeja testar o seu supercomputador internamente antes de liberá-lo para outras empresas. E num esquema um pouco INCEPTION, a primeira tarefa de Watson vai ser tentar vender mais Watsons para outras instituições.

Com informações: Slashdot.