Aposto que já aconteceu contigo. Você está confortavelmente no seu Mac (seja o iMac ou o MacBook; ou ainda um Hackintosh, vai saber) navegando tranquilamente no Google Chrome, talvez até mesmo lendo as últimas notícias e artigos publicados no Tecnoblog. De repente, sem querer, vai no atalho Cmd+Q crente que vai fechar a aba. Claro que o Chrome por completo é encerrado.

Tem coisa mais irritante?

Eu tenho a dica perfeita para que isso não ocorra mais. Normalmente, ao pressionar essa combinação de teclas, o Chrome fecha sem perguntar nada. Depois você tem que restaurar as abas, o que demora um bom tempo. Em vez do Chrome simplesmente fechar, sem mais nem menos, ele vai perguntar se você tem certeza que quer fazer isso. Como?

Chrome » Avisar antes de sair. Problema resolvido.

Passo 01 — Clique em Chrome no menu do aplicativo. Em seguida, clique em Avisar antes de sair.

Prontinho. A partir de agora, o navegador do Google vai perguntar se você tem certeza que quer encerrá-lo, como a imagem abaixo bem atesta. Assim evitamos restaurações de abas desnecessárias.

Pressione por mais de 1 segundo para encerrar o Chrome

E se o Cmd+Q não foi pressionado por acidente e você quer mesmo fechar o Chrome? Basta manter as duas teclas pressionadas por 1 segundo. O aplicativo será encerrado normalmente.

Observação: Essa dica foi devidamente testada no Chrome 13 Beta. O leitor Everton Favretto jura que também funciona no Chrome 12 (estável).

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@filipekiss
Tem uma dica um pouco mais "universal" pra quem usa MacOs: No "Keyboards" você pode alterar QUALQUER tecla de atalho de QUALQUER menu de QUALQUER aplicativo. Meu Chrome é fechado com Option + Cmd + Q. Assim não corro riscos de fechar sem querer quando estou trocando de abas.
@QG10g
Pra quem não percebe a ironia isso é uma ofensa ao amado idioma japonês.
Hugo
Eu até tenho esse plugin, mas ele funciona quando quer.
Vinicius Viana
Me lembro que em versões mais antigas você poderia digitar na barra de endereços about:flags E habilitar a opção Confirm to Quit Por essa ser uma feature tão pedida pelos usuários, aí eles habilitaram oficialmente nas últimas versões.
Rogério Sousa
O comando abaixo lhe ajudará: exec defaults write com.google.Chrome AppleLanguages '(pt-BR)'
Rogério Sousa
exec defaults write com.google.Chrome AppleLanguages '(pt-BR)'
Breno Caldeira
O objetivo do post não é ensinar o cmd+W e sim, ao se confundir com o cmd+Q... :P
John
Mais um que não percebeu a ironia.
EDI LOPES
Que vergonha. Eu achei a dica ótima mas o que eu fiquei curioso mesmo foi ver o CHrome em português. Olhei todas as funções nao vi onde mudar a linguagem. Nao sei se fiz certo mas para deixar o Chrome em português eu deletei s outras línguas. Obrigado pela dica eu ja fiz isso algumas vezes
Lauro
No GS StatCounter, na prévia de hoje o Windows 7 passou o Windows Xp no Brasil. Windows 7 - 45.98% Windows XP - 45.45% Se até o final do dia o Windows 7 ganhar, vale uma matéria não? Porque o Windows XP tinha 70% 1 ano atrás aqui nas terras tupiniquins. http://gs.statcounter.com/#os-BR-daily-20100601-20110731
Denis
Pelo q eu sei tem um extensão, mais acho um vergonha a Google não ativar esse recurso no Windows nativamente.
Denis
Windows não existe isso né ?.
@Caffeine42
não, não fucniona.
@Cobalto
Tem alguma versão disso pra eu poder apertar Alt+F4 no Windows e ele perguntar também?
Marcell Almeida
Apesar de que aqui eu uso o Quicksilver nesse atalho é uma ótima dica pra usuários desavisados =)
Exibir mais comentários