Uma nova versão beta do iOS 5 foi disponibilizada hoje para os desenvolvedores. A beta 3 do sistema seria, ao menos na teoria, só uma versão com correções de bugs e falhas, já que foi liberada pouco mais de duas semanas depois que da beta 2. Mas segundo o 9to5mca, essa versão trouxe consigo novidades em termos de acessibilidade no iOS.

A Apple é uma das empresas de tecnologia que se preocupam em tornar seus produtos acessíveis para pessoas ou com problemas de visão. O iOS sempre contou com opções de acessibilidade que permitiam que pessoas assim usassem os dispositivos móveis, mas com a nova versão do iOS 5 essas funcionalidades foram melhoradas consideravelmente.

Novo painel facilita uso para quem é cego | Crédito: 9to5mac

O principal diferencial do sistema é que agora há um painel de controle que substitui os botões físicos do dispositivo móvel. Por meio dele é possível controlar, por exemplo, a rotação do iPad, seu volume, bloquear a tela, acessar os favoritos e algumas outras coisas. Essas funções não ficarão restritas ao tablet da Apple quando o iOS 5 for lançado: elas também estão presentes na versão para iPhone. Ou ao menos é o que esperamos.

Veja abaixo um vídeo de como o painel de controle funciona, cortesia do pessoal do 9to5mac.


(Vídeo no YouTube)

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@julianleno
Poise.... infelizmente nessa de dispositivo sem botões a Apple não saiu à frente...
Yangm
O Xoom com seus botões na tela e widgets mandaram um beijo.
Ramon Melo
Foi a informação que uma deficiente visual me passou, pelo menos. Até porque um deficiente visual não é necessariamente cego. Acho que é semelhante ao termo "negro": não é ofensivo, mas os representantes da minoria preferem "afrobrasileiro" ou "afrodescendente".
Anny
Cara, de boa, chamar o cara de cego ou de deficiente visual não muda em nada o que ele é. E não é ofensivo: É o mesmo que querer chamar negros de afro descendentes. No final, não dá no mesmo? Não é como se uma pessoa fosse se ofender por ter suas características listadas. Não vou querer processar alguém por dizer que sou loira, alta, ou branca. Pelo amor de Deus, né.
@oroshy
Sim, a Apple impor, querendo ou não eles ditam algumas tendencias. Não acho que os botões físicos do iPhone, iPad e iPod são "pessímos", eles fazem bem o que foram feitos para fazer. Nokia lançou o N9 sem botões, mas o sistema dele é Meego (dispensa os botões físicos ou capacitivos). Vou dar um exemplo claro: Lance um aparelho com sistema Android sem nenhum botão físico, como vamos usar as funções? Agora vamos falar da presença da Apple na inovação e tendencias tecnologicas. Quem impos que não usaria mais Drive de Disquete? A Apple simplesmente falou que não iria mais colocar o drive de disquete em seus aparelhos, um ano depois já se tornou padrão. Entre outros exemplos que podem ser observados ao longo desses anos. Abraços.
Arlys
"Estive pensando… Caminhando para um dispositivo sem botões? Será esse o futuro que a Apple quer impor?" APPLE impor? A Apple tá sendo a única que ainda tá batendo cabeça com esse botão físico péssimo do iPhone. O Nokia N9 mandou um abraço! Eu tenho um iPhone, mas isso não me deixa bitolado ao ponto de não enxergar as falhas dos produtos da Apple. Se esse botão físico fosse embora, já iria TARDE.
Wilson
atualmente já da pra voltar pra home screen usando um "pinch" com 4 dedos, e mudar de app deslizando 4 dedos horizontalmente no iPad... Isso disponivel tanto no iOS 5, creio eu, como no iOS 4 se o seu iPad estiver ativado como dispositivo de testes pra developer, o que por sinal, foi o que fiz pra ativar no meu... :P Quanto à um futuro sem botões: improvável. Como colocar/tirar o iQualquer coisa do sleep? Isso sem contar a necessidade de entrar em DFU pra restaurar um aparelho com problemas... Mas que o home já é um botão opcional, isso sim!
Scott
Tudo isso é mimimi. Conheço cegos que preferem ser chamados de cegos a ser chamados de deficientes visuais.
Emmanuel Fotógrafo
Pelo menos não vai ter mais botão HOME quebrado nas assistências! =D
@danielneves
Também achei a palavra cego no post bem dura.
Emmanuel Fotógrafo
Palavras de um cego que eu conheço: "Sour gerente de TI, tenho 2 filhos, 1 Hilux e 1 esposa que me ama. Pq eu seria deficiente? Sou cego, mas conheço um monte de deficientes que tem olhos saudáveis."
Vinicius Kinas
Sério que eu não posso chamar um cego de cego? Não quero ofendendo ninguém, maspelamordedeus, até onde vai esse lance de politicamente correto?
Ramon Melo
Cara, você está, pelo menos, 10 anos atrasado. Hoje em dia, deficientes visuais (que é o termo correto) navegam na internet livremente, deficientes auditivos contratam planos pós-pagos de celulares e cadeirantes trabalham com produtividade semelhante aos não-deficientes. A tecnologia só pode avançar se acompanhada de desenvolvimento humano, e isso vale para todos.
@oroshy
Estive pensando... Caminhando para um dispositivo sem botões? Será esse o futuro que a Apple quer impor?
TRICK
Preciona o único botão que tem no IPad e vai aparecer tipo uns aplicativo em baixo . Dai vc puxa os aplicativos ate o fim e vai ta lá .
Exibir mais comentários