Início » Aplicativos e Software » Nokia lança app de realidade aumentada para Symbian^3

Nokia lança app de realidade aumentada para Symbian^3

Live View funciona em nos modelos Nokia C7, Nokia E7 e Nokia N8.

Avatar Por

Faz tempo que eu não ouço falar de iniciativas de grandes empresas na realidade aumentada. Não fosse pela Nokia, acho que a gente passaria ainda um bom tempo sem coisas do tipo. Pois bem, a companhia finlandesa anunciou nessa semana o Nokia Live View, um software que se integra ao Ovi Maps para apresentar pontos de interesse na tela do aparelho, conforme o usuário o movimenta.

Nokia Live View em ação (imagem: divulgação)

A realidade aumentada funciona da seguinte maneira: a câmera do dispositivo — tem que rodar Symbian^3 — é acionada, como se fosse bater uma foto normal. Ao mesmo tempo, o GPS começa a funcionar e verifica quais são os restaurantes, cafés, mercados, pontos turísticos (em resumo, os chamados pontos de interesse) por perto. Aí entra o Live View, que cria uma camada acima da captura de vídeo para informar a posição exata desses pontos.

Conforme o usuário movimenta a câmera, os ícones também se movem, acompanhando a posição dos pontos de interesse no mapa (essa informação depende da bússola do aparelho). Graças à integração com o Ovi Maps (ou Ovi Mapas, como preferir), o dono do smartphone consulta com facilidade mais informações históricas sobre uma determinada ponte antiga, por exemplo. Ou ainda verifica as avaliações para um restaurante que lhe parece bastante saboroso.

Assista abaixo ao vídeo de demonstração da nova realidade aumentada.

(YouTube)

A Nokia já deixou avisado que o software ainda está em testes e que pode não terminar de ser desenvolvido. De minha parte, coloco em dúvida também se há pontos de interesse brasileiros  cadastrados para funcionar com a realidade aumentada. Você sabe como é; essas coisas demoram mais para chegar nessa terra bonita por natureza.

Ficou interessado? O teste do Nokia Live View foi liberado nessa página. Infelizmente, funciona somente nos seguintes aparelhos com Symbian^3: Nokia C7, Nokia E7 e Nokia N8. Também funciona no Nokia C6-01 e Nokia X7-00, mas não foi “completamente testado”. Ou seja, é por sua conta e risco.

Com informações: Engadget, All About Symbian

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ramon Melo
Provavelmente leu num blog da internet e está repetindo como um papagaio.
Guilherme Mac
Essa "terceirização", deixando a cargo da Microsoft o principal sistema, fez o time de pesquisa e desenvolvimento ficar bem desfalcado (houve demissões por lá), além de perder uma verba tremenda na realocação de recursos. O que eu acho disso tudo é que diminuindo o time de pesquisa e desenvolvimento, e realocando recursos, ou seja, deixando de investir bilhões, só vai deixar a Nokia dependente de um terceiro, ou seja, se o Symbian não dava mais conta de ser readaptado aos novos tempos, tava lá o MeeGo, que já se mostrou tecnicamente excelente, e só precisava desses recursos que foram "economizados".
@pri_barros
Também tem Layar pra Symbian! Quando instalei estava horrível. Não acompanhei, então não sei se lançaram alguma atualização, pq precisa urgentemente, muito instável! Ainda não testei esse novo app da Nokia Beta Labs, mas pretendo dar uma olhada.
Thássius Veloso
Bruno, por que pensas desse jeito? Explica aí quais são os pontos tão negativos do Symbian...
Mauricio Lima
Meio off-topic mas não custa tentar... :P Meu celular (Sony Ericsson Vivaz) roda hoje o Symbian 5. Existe uma maneira de fazer um upgrade para o Symbian^3?
@felipetv2
Eu era um Nokia Heavy User. Depois de 8 anos e mais de 16 Aparelhos Nokia, comprei meu primeiro Android. O Samsung Galaxy S. Ele mata a Nokia e quase todos os sentidos mas até hoje não vi um Hardware de GPS tão bom e preciso como o da Nokia. O Galaxy S já vem com essa app sem necessidade de instalação. Chama Layar. Confesso que depois do update da app ficou mais complicado de entende-la mas estamos falando de coisa já feita a mais de um ano atrás. Outro ponto negativo do app da Samsung é pq o hardware de GPS é muito fraco tornando o app menos eficaz.
@brunocmoraes
Nokia sucks :D (Symbian sucks na verdade)..
Jonatan
Muito bom. A maioria dos celulares que eu tive foi da nokia, e acho que continuara sendo...
Thássius Veloso
Murdock, o Nokia Live View foi liberado em caráter experimental pelo Nokia Labs. A empresa não garante que o app vá continuar existindo. Torçamos para que o oposto aconteça, porque ele parece ser bem bom.
Pedro
Não vejo por esse lado. Até agora o Elop fez um bom trabalho, trouxe inovação com o Windows Phone e garantiu assistência ao Symbian e MeeGo. Quase que toda semana novos projetos e pesquisas são divulgados pela Nokia, tanto no blog oficial quanto no Beta Labs, não houve nenhuma mudança significativa. O que não pode é a empresa gastar bilhões com desenvolvimento e pesquisa e só ouvir: "Symbian é uma merda".
Murdock
"pode não terminar de ser desenvolvido" Heim?? Como é isso?? Agora a Nokia faz as coisas pela metade? Lança smartphones que não serão continuados, aplicativos que não serão terminados.
Guilherme Mac
Só que o Elop chegou e está acabando com o departamento de pesquisa e desenvolvimento =_=
Pedro
Nokia é outro nível né...