O Google foi o primeiro grande player global de tecnologia a oferecer pagamento por meio do NFC do celular, porém não é mais o único. O PayPal, aquele serviço que você usa quando precisa pagar alguma coisa usando apenas seu endereço de email e senha, anunciou a transferência de valores entre smartphones com o chip NFC devidamente instalado.

Isso se resume, por enquanto, ao Google Nexus S. Ao aproximar dois aparelhos desse mesmo modelo e acionar o aplicativo de pagamentos do PayPal, a transmissão de dados — altamente segura, diga-se de passagem — entre os dois smartphones permite definir o valor que será transferido e depois concluir a transação.

Pelo aplicativo, que funciona como um widget no smartphone, dá para solicitar ou enviar dinheiro para outra pessoa. O usuário determina a quantia e em seguida aproxima os aparelhos. Uma vez que o contato é feito, basta informar o PIN para autorizar a transação. Algo bastante simples.

NFC permite transferir valores ao aproximar aparelhos (imagem: reprodução)

O Engadget nota que a funcionalidade do PayPal usando a tecnologia de NFC ainda está bastante limitada. Diferentemente do Google Wallet, serviço similar do Google apresentado em maio, o PayPal nesse começo de serviço não disponibiliza nenhuma máquina nos moldes da de cartão de crédito para fazer o pagamento com o celular.

Para quem tinha dúvidas de que o novo sistema de pagamento chega para provocar o Google Wallet, é importante observar que, num primeiro momento, o PayPal liberou o serviço apenas para o sistema Android — você sabe qual é a principal empresa por trás da plataforma.

Nós não tínhamos nada do tipo que o Google e o PayPal estão testando antes devido principalmente a questões de segurança. Como garantir a integridade das transações em um dispositivo tão vulnerável, tanto do ponto de vista tecnológico como físico, como o celular? Com a chegada do NFC essa questão ficou mais clara. Todo aparelho com esse chip conta com um componente de segurança que mantém as informações financeiras armazenadas localmente com criptografia avançada, evitando grandes danos se o aparelho for roubado ou se estiver em uma rede de dados insegura.

O sistema de pagamento via NFC do PayPal tem previsão de lançamento durante o versão norte-americano. Em outras palavras, devemos vê-lo em ação até meados de setembro.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@lucashingis
Apenas relatando o erro: "... lançamento durante o verSão norte-americano" E aproveitando o ensejo, fica a dica da inclusão de um botão de "Relatar erro" para que não haja esse tipo de comentário. (6)
Breno Caldeira
Legal :D Isto que é bacana no Android, a Google não sai podando todos os seus concorrentes, né tio Apple? Assim, o usuário tem opção de escolha :D Show mesmo vai ser este versão norte-americano. Será que é o Verão 2.0?
Emmanuel Fotógrafo
Tô sem sinal 3G, posso pagar depois?
Alexandre
Tomara que esse servi;o nao demore decadas pra aparecer. Mas se pegarmos o historico desse tipo de tecnologia, estamos nao 1 decada atrasados, mas varias! Na Coreia e na Finlandia, o pagamento por celular (nao por NFC ta?) existe faz um bommmm tempo.
Turdin
Daqui a pouco seu celular que vai se suicidar, haha
@brunogdb
Meu cartão de crédito está querendo se suicidar :S
Yangm
Ladrão do futuro: Aproxima o celular! Assaltado: Mas eu não tenho dinheiro no Wallet nem no Paypal! :S Ladrão do futuro: Nesse caso passa o celular então! Assaltado: Okay.