Início » Internet » Adobe libera versão beta dos próximos Flash e Air

Adobe libera versão beta dos próximos Flash e Air

Avatar Por

Para tentar não perder muito espaço para o HTML5, a Adobe tem que constantemente atualizar o Flash e torná-lo tão ou mais eficiente que o seu dito concorrente padronizado pela W3C. Aliado a isso, sua plataforma Air também tem que se manter a par das últimas inovações para continuar interessante aos desenvolvedores.

Hoje a empresa mostrou que está trabalhando duro ao liberar versões beta do Flash 11 e Air 3, com novidades tanto em performance quanto em segurança. Elas são direcionadas para desenvolvedores, mas nada impede que usuários comuns baixem-nas e travem seus computadores imediatamente testem-na extensivamente.

Tanto no beta do Adobe Flash 11 quanto do Air 3 foram incluídos, dentre outras coisas, o novo modelo de renderização chamado Stage 3D (criado pela própria Adobe, por sinal), suporte para codificação de vídeos no codec H.264 e AVC em software, melhorias no streaming via HTTPS e melhor segurança na transmissão de dados sigilosos por meio de um gerador de números aleatório embutido.

Já as atualizações restritas apenas ao novo Flash 11 estão o suporte nativo para navegadores e sistemas em 64 bits, decodificação de imagens assíncrona (diminuindo o tempo de carregamento delas) e suporte para o protocolo de segurança TSL.

Veja mais detalhes e baixe as versões de teste no Adobe Labs.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilherme
O problema é que no cenário atual, determinadas especificações do HTML5 não estão disponíveis em diversos browsers, fazendo com que muitos desenvolvedores se sintam mais confortáveis usando Flash.
Guilherme
Não é briguinha entre Apple e Adobe, elas são empresas parceiras desde a época de suas fundações. O Flash não está no iOS simplesmente pois não roda satisfatoriamente em dispositivos móveis com touchscreen. A Apple publicou, em 2010, um texto com os motivos para a não adesão do plugin: http://www.apple.com/hotnews/thoughts-on-flash/
fatecano
O Air não vai deixar de dar suporte ao Linux? Quero só ver como o TweetDeck vai ficar nessa ... acho que só rodando pelo Chrome mesmo.
Alexandre
Puutz, ja vi briguinha de gente que defende fabricantes e SO de celular e desktop, mas agora voces ai em cima tao chegando em outro nivel!!

adobeFaggots VS html5FANS OMFG!!
Gabriel Simonetti
E o que exatamente você quer provar com isso?

É possível fazer animações vetoriais e e jogos FPS em 3D usando apenas Assembly. Logo, é viável fazer um Call of Duty inteiramente em Assembly?
@guilherme_holz
Acesso a câmera e microfone incluindo gravação, videos dentro de 3D, videos interativos, videos com transparência, comunicação p2p, fullscreen... Só pra citar algumas.
@guilherme_holz
O HTML5 hoje está tomando lugar em coisas que o flash fazia a 6 anos atrás, o flash está evoluindo pra se tornar algo muito mais poderoso.

As tecnologias não são concorrentes e sim complementares, enquanto o HTML5 melhora a experiência comum na internet o Flash atinge limites de interação que o html não consegue, no flash 11 por exemplo, o mais impressionante é o 3D acelerado por hardware, mas muitas coisas estão sendo adicionadas como o suporte a periféricos, melhor comunicação para multiplayer, melhor interação com vídeos(independente de codecs diga-se de passagem) e dezenas de coisas que só desenvolvedores entenderiam mas que vão produzir coisas incríveis.
@guilherme_holz
Eu trabalho com as duas tecnologias e posso afirmar com ganho de causa que qualquer coisa próxima do nível FWA com HTML5 + CSS3 é 80% mais difícil de produzir do que com o Flash, isso pra rodar em único browser, se tiver que adaptar para vários então é inviável em termos de custo de produção.

Não é questão de se o HTML5 é bom ou não, é ótimo, eu sou um dos maiores entusiastas da tecnologia mas dizer que vai concorrer com o flash é viajar na maionese.

Como disse o amigo ali em baixo o flash vai concorrer com coisas como a Unity3D e não com html.

Pra ter uma noção a tecnologia que da poder ao HTML5 o canvas é uma coisa que surgiu no flash 8 e já está obsoleta.
Guilherme Mac
Pra fazer em HTML5 o que mostra no vídeo (3D avançado) usa-se WebGL, mas creio que os objetivos no caso sejam diferentes. Tecnologia Flash vai além e nesse caso o concorrente é o Unity.
Gaba
Posso ter exagerado com o "pura bobagem".

E pode até ser que HOJE o flash seja concorrente do HTML5, pelo muito que o HTML5 está evoluindo. Mas como já disseram o flash sempre existirá e futuramente não vai mais concorrer com o HTML5...

Veja o vídeo que postaram ai, não vejo HTML5 fazendo isso (@davividal)

O flash irá evoluir bem como o HTML5, mas obviamente não irão para o mesmo caminho!
@davividal
OK. Tipo o quê?

Não duvido que haja coisas que eu posso fazer com Flash que eu não possa fazer em HTML. Mas me dê exemplos.

Todo mundo está falando que "tem muitas coisas que você pode fazer em Flash que não pode ser feito em HTML". Mas ninguém cita quais são essas "muitas" coisas. Na verdade, ninguém citou UMA coisa.
@davividal
Ou seja: é possível fazer 3D sem Flash. Próximo.
@Cobalto
FLASH 64BITS!!!!! AEEEEE COM APENAS 5 ANOS DE ATRASO!
www.cobline.com/sexta/8bit_cat.swf
Guilherme Mac
Entrei no site e vejo q HTML5 (não 4) pode sim substituir Flash. Não há nada de extraordinário q faz ficar difícil.
Rafael Silva
Gaba,
Eu tenho visto cada vez mais empresas web focando no desenvolvimento de páginas, aplicativos e sites usando não só flash como também funções do HTML5. O flash ainda é bastante adotado amplamente, mas dizer que ele não está perdendo espaço para o HTML 5 é tentar tapar o sol com a peneira.

Dito isso, concordo que são duas tecnologias que podem andar lado a lado, mas também acredito que elas podem muito bem ser concorrentes e ao mesmo tempo complementar funções um do outro.

O problema é que cada vez que uma empresa ou desenvolvedor escolhe se esforçar no desenvolvimento de um site ou aplicativo usando apenas uma das tecnologias ele está ajudando a deixar a outra obsoleta. E como isso não acontecia quando era só o Flash, sem HTML 5, é possível assumir que são concorrentes sim. E não pura bobagem.
Guilherme Mac
Flash 64-bit está na fase de testes há anos e anos. Espero que o plano deles seja saí na fase de testes pelo menos na próxima década.
Guilherme Mac
Mas já tem há alguns anos, pelo menos pra Linux. A grande dúvida é quando sairá da fase de testes =_=
Guilherme Mac
Ia acabar pra algumas coisas. HTML5 substitui muito bem. No mais, HTML5 e Flash coexistirão.
@guilherme_holz
Entra do thefwa e da uma olhada em 90% dos sites de lá, tem muita coisa que se não é impossível é muito improvável fazer em html.
@guilherme_holz
O Flash vai continuar fazendo o que faz hoje, realizar coisas que o html não consegue, é impossível comparar a velocidade de atualização do plugin com a do padrão html, quando terminarem as especificações do HTML5 o flash já está num patamar absurdo e vai continuar sendo assim.

Da uma olhada no http://www.thefwa.com/ 90% dos sites lá são feitos com flash não só porque tem muita coisa que não dá pra fazer com html mas também porque são muito mais fáceis de produzir com flash.

Bonus (Flash 11):
http://youtu.be/KcKvS983K8c
@guilherme_holz
3D, sem WebGL não tem como fazer 3D em html
@davividal
Beleza, o Flash tem seu mercado. Eu *realmente* sei disso. Se não tivesse mercado, já teria caído fora faz tempo.

Mas, de novo: o que você pode fazer com Flash que você *não* pode fazer com HTML?

Sem tentativa de trollagem aqui. É que eu realmente não sei o que você pode fazer com Flash que não pode ser feito em HTML.

(Enfatizo: NÃO PODE! Não quero saber o que é mais fácil de fazer com Flash do que com HTML/CSS/JS. Posso fazer com jQuery o que o Flex faz. Posso fazer streaming usando as tags audio/video. Posso fazer animações usando CSS.)
@thiagoleite
TweetDeck é um bom programa feito em Air, pra ter como exemplo.
Gaba
O Flash tem o seu mercado! Desenvolvimento de sites intereativos, jogos, campanhas ricas em media ainda são muito utilizadas e valorizadas.

O tempo do Flash não passou e nunca vai passar. Existirá sempre esses 2 modelos de se desenvolver e ai brother... cada um usa o que for mais oportuno.

Além do mais o Flex está aí pra dar mais mercado ao Flash. Sistemas e etc...

Claro, é indiscutível que o Flash vai na contra-mão dos objetivos da W3C, mas também não podemos negar que ele tem seus pontos fortes!

Eu mesmo prefiro fazer tudo em HTML do que em Flash... mas não descarto essa ferramenta!
@davividal
E menos no Lynx, que é modo texto. E menos nas plataformas que não possuem plugin. E menos nos sistemas para os quais a Adobe ainda não portou o plugin. E menos nos browsers que não rodam o plugin.

Ou seja: tirando os lugares onde não roda, o Flash roda em todos os lugares.

Por favor, releia meu comentário anterior.
@JamirMachado
O mesmo site que funciona em qualquer browser em html/css/js no flash também funciona, visto que o plugin é universal e roda igual em todas as plataformas.. :p
Menos no iOS, mas não por culpa da Adobe. Aí o buraco é mais embaixo por briguinha de empresas.
@davividal
Tipo... ?

Todo mundo fala que o Flash pode fazer coisas que o HTML não faz, mas ninguém cita um exemplo concreto.

Com HTML/CSS/JS eu posso fazer meu site funcionar da mesma forma no IE, Firefox, Safari, Lynx. Sistemas 32 ou 64 bits, Windows, *nix ou iOS.

Assumo: não sei nada de Flash. Não sei o que você pode fazer com ele além das animações e do streaming de audio/video.

Então quem trabalha com Flash: o que você pode fazer com Flash que você não pode ("Não pode" != "É mais fácil em Flash do que HTML") fazer em HTML?
Turdin
"Por um bom tempo"
Ou seja, uma das 2 vai morrer, certo?
Se uma está fadada a matar a outra, são concorrentes, mesmo que AINDA uma não possa substituir completamente a outra.
@paulomenzinger
exatamente. Acho que o maior problema do flash é o mau uso que os desenvolvedores fazem dele.

Muita coisa que é melhor fazer em html é feita em flash. Sem contar que o flash necessita de um cuidado especial na hora de desenvolver para ter um bom desempenho na hora de executar ( o que não reduz o problema de aplicações que deveriam ser feitas em html, mas que muitos fazem em flash).

O HTML 5 trouxe muitas novidades e vai dispensar o uso de flash em diversas outras aplicações ( como audio e vídeo, se as coisas andarem bem). Mas ele ainda não tem todo o poder de fogo que o flash tem.
@rubensbrilhante
Tanto se falou que o flash ia acabar.
Mas o bicho ainda tá ai.
E ainda acredito que Jobs é que morre antes do Flash.
#prontofalei
7megas
Nunca usei programa em adobe Air

agora em Java tenho muitas coisas...
@brunocmoraes
Até que enfim, fizeram pra 64 bits \o)
Gaba
Ai você viajou eim... o flash não é concorrente do HTML5 isso é pura bobagem!

É certo que muitas pessoas usam o flash pra coisas idiotas que o HTML5 pode fazer. Mas FLASH e HTML5 são duas tecnologias que vão continuar vivendo juntas por um bom tempo. Quem realmente sabe usar os dois corretamente sabe do que eu falo!
gustavo
ALELUIA! 64 bits nos planos!