Um novo acessório para os usuários de PC. A Microsoft apresentou hoje o Explorer Touch, um mouse com conceito diferenciado para a rolagem de páginas. O tradicional botão de scroll – que faz as vezes de terceiro botão nos mouses – foi substitui por uma área sensível ao toque que permite movimentar aquele conteúdo em questão em todas as direções. O novo hardware da MS se junta a uma família que conta com outros mouses, incluindo o Arc Touch.

Explorer Touch: tem sensor touch no lugar do botão de scroll (imagem: divulgação)

O Explorer Touch tem um design de babar. Nada de traços retos em sua parte superior; apenas curvas, uma tendência nesse tipo de produto. Está disponível com carcaça preta ou esverdeada, dando mais (poucas) opções para o cliente. O preço fixado para os Estados Unidos é de US$ 49,95 (o equivalente a R$ 79).

Entre os predicados do aparelho, o sensor touch é o que se destaca. A Microsoft afirma que ele funciona em três velocidades distintas: a lenta, para movimentos precisos; a média, para rolar “uma ou duas” páginas de uma vez; e rápida, para quando você quer dar aquela olhada por alto em uma série de páginas de uma só vez.

Outra tecnologia presente nele é a BlueTrack, que garante um feixe de luz mais preciso para capturar os movimentos do mouse. Dizem os fabricantes que ele pode ser usado tanto em superfícies acidentadas como superfícies absolutamente planas. E geralmente a Microsoft cumpre essa promessa.

A página do Explorer Touch na loja virtual da MS diz que sua bateria dura até 18 meses. Cabe lembrar, porém, que 1 segunda está dentro da definição de “até 18 meses”. Só testando o aparelho para descobrir com certeza se dá para confiar nisso.

O Explorer Touch é absolutamente sem fio. Para ligá-lo ao computador é preciso ter apenas uma entrada USB, onde entra o diminuto transmissor wireless. Ele funciona tanto em Windows (Oh…!) como no OS X da Apple – e deve funcionar também no Linux, mas a MS preferiu não falar desse sistema desimportante.

Poderia até dizer que o produto da MS lembra bastante o Magic Mouse da Apple, mas não quero ser acusado de ser fanboy de empresa alguma. Portanto, deixo de fora esse comentário super-pertinente acerca desse assunto. Deixemos quieto.

Consultada por mim, a assessoria da Microsoft Brasil não soube informar se o Explorer Touch será vendido no país, nem por quanto. Lá fora ele chega às prateleiras em setembro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados