6 programas para personalizar o Windows 10 e melhorar experiência

Conheça quais são as principais formas de personalizar o Windows 10 gratuitamente e veja onde baixar cada uma das ferramentas

Victor Toledo
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Notebook com Windows 10 (Imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Notebook com Windows 10 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Uma das principais vantagens de usar o Windows 10 como sistema operacional é a possibilidade de personalização. Com diferentes ferramentas disponíveis na loja de aplicativos da Microsoft, o usuário pode deixar o dispositivo com a sua cara e ainda melhorar a experiência de uso. Veja, a seguir, uma lista com seis programas gratuitos para personalizar o Windows 10.

Programas para personalizar o Windows 10

1. Lively Wallpaper

Se você procura por um papel de parede animado, o Lively Wallpaper tem essa proposta. Com diversas opções para escolha do usuário, a ferramenta está disponível para download de forma gratuita na Microsoft Store. O aplicativo permite ainda personalizar o Windows 10 adicionando GIFs e vídeos do YouTube ao plano de fundo da sua área de trabalho.

Lively Wallpaper (Imagem: Reprodução/Lively Wallpaper)
Lively Wallpaper (Imagem: Reprodução/Lively Wallpaper)

2. EarTrumpet

Outra ferramenta de personalização disponível para Windows 10 é o EarTrumpet. O aplicativo traz uma nova cara ao mixer de áudio do sistema operacional, oferecendo um maior controle sobre os dispositivos do seu notebook ou desktop. Com o EarTrumpet, ainda é possível definir teclas de atalho para aumentar ou diminuir o volume. A ferramenta é gratuita e também pode ser baixada na Microsoft Store.

EarTrumpet (Imagem: Reprodução/Windows 10)
EarTrumpet (Imagem: Reprodução/Windows 10)

3. RoundedTB

O RoundedTB também é um app que traz recursos interessantes ao Windows. A proposta da ferramenta é oferecer ao usuário a possibilidade de deixar sua barra de tarefas menor e com cantos arredondados. Seu uso é bem simples: ao instalar a aplicação, basta definir um número para a margem e outro para o raio dos cantos.

Para voltar ao estilo original, é só fechar o aplicativo posicionado na bandeja da barra de tarefas. O RoundedTB também está disponível gratuitamente na loja da Microsoft.

RoundedTB (Imagem: Reprodução/Microsoft Store)
RoundedTB (Imagem: Reprodução/Microsoft Store)

4. WinDynamic Desktop

Se você curte os papeis de parede do macOS, o WinDynamic Desktop pode te ajudar a deixar seu Windows 10 com a cara do sistema operacional da Apple. A ferramenta disponibiliza planos de fundo de diferentes versões do Mac gratuitamente para download na Microsoft Store. Além disso, é possível baixar uma série de outros papéis de parede feitos pela comunidade.

A ferramenta ainda traz compatibilidade com modo noturno, alterando automaticamente a versão do Wallpaper selecionado em diferentes períodos do dia.

WinDynamic (Imagem: Reprodução/WinDynamic)
WinDynamic Desktop (Imagem: Reprodução/WinDynamic)

5. Microsoft PowerToys

Já para aqueles que preferem personalizar o explorador de arquivos do Windows 10, a Microsoft oferece o PowerToys. Com a ferramenta, é possível ter recursos adicionais no sistema operacional, como: alterar tamanho de imagens, modificar atalhos do teclado, fazer seleção de cores e também a possibilidade de renomear vários arquivos de uma só vez. O Microsoft PowerToys pode ser baixado no GitHub.

Microsoft PowerToys (Imagem: Reprodução/Windows 10)
Microsoft PowerToys (Imagem: Reprodução/Windows 10)

6. Sigma File Manager

Se você não curte tanto o explorador de arquivos padrão do Windows 10 é possível fazer a instalação de outra aplicação com as mesmas funções. O Sigma File Manager é um software de código aberto que traz uma interface mais moderna do que o disponibilizado pela Microsoft e uma série de outros recursos. A ferramenta está disponível gratuitamente no Github de Alexey Hoffman, criador do explorador.

Sigma File Manager (Imagem: Reprodução/Sigma)
Sigma File Manager (Imagem: Reprodução/Sigma)

Com informações: Bleeping Computer.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Windows 10 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Canal Exclusivo

Relacionados