Início » Aplicativos e Software » Backup no Mac é com o Live Mesh

Backup no Mac é com o Live Mesh

Avatar Por

A Microsoft reforça sua presenta no mundo da maçã com a chegada do aplicativo oficial do Live Mesh para OS X. O serviço faz a sincronização automática de diretórios do seu computador com o serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft. De início, são 5 GB para uso gratuito. Quem quiser usar o serviço tem que ter uma conta no Windows Live (qualquer Hotmail serve).

Instalação do Live Mesh no Lion

Diferentemente do que acontece com alguns softwares da Microsoft para Mac, a instalação do Live Mesh é bem fácil. Segue aquele velho passo único de arrastar o arquivo (ou pacote de arquivos, para ser mais preciso) da imagem de instalação para o diretório de Aplicativos. Em seguida é só fazer o login e definir os arquivos que vão passar pela sincronização.

Funciona de forma similar à Dropbox e ao SugarSync, dois serviços já conhecidos dos leitores do Tecnoblog – quando a gente gosta de alguma coisa por aqui, não paramos de falar nela. O Live Mesh envia cópias dos arquivos de pastas previamente escolhidas para o servidor da MS. Conforme os documentos são alterados, os arquivos são reenviados, de modo que o mais atual esteja sempre no servidor.

Caso o Mesh esteja configurado em mais de um computador, ele automaticamente replica os arquivos. Digamos que você tenha criado um relatório no escritório; com o Live Mesh, a sincronização automática faria com que esse mesmo relatório, em sua versão mais recente, fosse enviado também para o seu computador de casa.

Em resumo, trata-se de mais uma opção de backup online. Dessa vez fornecido pela Microsoft. Embora a companhia tenha muitos defeitos, todos sabemos que ela conta com uma estrutura de servidores poderosa. O inverso de algumas startups que se metem a oferecem esse mesmo tipo de serviço. Portanto, fica a dica. Download aqui.

Atualização 21.jul 20h37 | Para evitar confusão: eu falo da nova versão final do aplicativo, agora com o nome Mesh em vez do Sync.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@silaspiacenti
MSN pra Mac é horrível sim, mas o Outlook também é. Decepção total. Sou obrigado a usar ou o Parallels 7 com Windows 7, dentro do Mountain Lion, mas pra rodar bacana, no mínimo 8GB, de preferência 16GB de RAM. E i5 no mínimo também... Ou ter uma máquina PC com Windows só pra poder usar o Outlook (que pra mim, é o melhor software da Microsoft, que deveria fazer os programas pra Mac com a mesma qualidade que faz Hardware. :D rs)
Denis
Só acho q a Microsoft deveria unir o Mash com o SkyDrive afinal o Skydrive oferece 25GB só q n tem um programa pra sincronizar.
Denis
Não Reclame :P, O Mesh para Windows é um saco para instalar, no MAC arrastou instalou :(. Isso pq o programa é da MS, e também o Messenger 2011 é bugado até no Windows, esperamos pelo 2012 :).
Vinícius
Sim,
Marcelo
Sou fãn desses recursos da Apple!
Leandro
O Live Mesh para Mac também permite o acesso remoto ao computador?
Ramon Melo
É a primeira vez que eu vejo alguém dizendo que ser escrito em Python é uma vantagem.
Gabriel
"...quando a gente gosta de alguma coisa por aqui, não paramos de falar nela." É, percebi. #trollface :D
O Mesh e o Messenger é o que ainda se salva de todo o Windows Live (tá, talvez o Writer também, o Mail é sofrível e o Proteção Familiar não possui muita utilidade para alguns).
PS: a Apple não reconhece o Mesh para Mac OS como vírus? #trollface2 :D
Vinicius Kinas
Porque ser escrito em Python é uma vantagem? Tô curioso.
Yangm
Usaria no meu hackintosh se não tivesse o SugarSynic :D
Yangm
Sou mais SugarSynic.
@oroshy
Desculpa, mas o que tem a ver ele ser "escrito" em python?
Matheus Marques
Fato.
Matheus Marques
No dia que a MS lançar um MSN DE GENTE para o Mac ai sim eu dou os parabêns pra ela…
pq pelo amor de deus o messenger atual que ela oferece pra piorar tá dificil.
Tenho que ficar usando o Adium -.-' pelo menos não buga tanto igual o da MS.
@othonn
acho que é mais fácil instalar o Mesh em um Mac que no próprio Windows, onde te forçam a atualizar o lixo do Messenger 2011 pra poder instalar qualquer outro programa do Live Essentials.
Scott
O Live Mesh existe há tempos pra Mac OS X, não? Lembro que ele existe desde o tempo em que ainda era chamado de Live Sync...
Emmanuel Fotógrafo
Boa.
rafaelhbarros
Mas Thássius, tem mesh pra iOS/Android?
Emmanuel Fotógrafo
Vou esperar sair o App pro iPhone pra poder testar e ver se abandono o Dropbox ou não!
@juliodessoy
E um messenger decente sai quando?
rafaelhbarros
Vc me desculpa mas ngm consegue competir com a Dropbox, mesmo com todas as falhas de segurança que ela tem, ela funciona. E muito bem.

Não tenho nada contra o mesh da MS, não testei, mas não vou largar a dropbox, que tem pra iOS, pra usar o mesh.

E um plus: Dropbox é escrita em python ;)
Thássius Veloso
Dando prosseguimento a essa discussão off-topic (afinal, o post fala sobre Mac): também tem Live Mesh para Windows, com os mesmos 5 GB. E a Microsoft não está sendo acusada por aí de tentar se apropriar dos arquivos dos usuários.

Just sayin'.
Matheus Wichman
Não obrigado, mesmo que eu não tenha um Mac estou super satisfeito com a DropBox e seus 2 Gb.