O Ubuntu 11.10 mal chegou ao Beta, e a Canonical já está com o plano de lançamentos da versão 12.04 na mão. Então anotem as datas na agenda, que essa versão promete!

Mesmo sem ainda ter um codinome definido, o Ubuntu 12.04 será uma versão LTS do Ubuntu (Long Term Support, ou Suporte de longo período). Justamente por isso, a Canonical fará o possível para lançar uma versão o mais estável possível, além de garantir que ele receba atualizações por pelo menos dois anos (o que é ótimo para empresas planejarem atualizações, diga-se de passagem).

Para a versão 12.04, o time de desenvolvimento resolveu mudar um pouco a forma com que as versões alpha e beta são lançadas: teremos dois alphas, dois betas, e um Release Candidate, já bem perto da data de lançamento oficial. Anote as datas:

  • 1º de dezembro de 2011: Alpha 1;
  • 2 de fevereiro de 2012: Alpha 2;
  • 2 de março de 2012: Beta 1;
  • 22 de março de 2012: Beta 2;
  • 19 de abril de 2012: Release Candidate;
  • 26 de abril de 2012: versão final do Ubuntu 12.04 (se nenhum bug crítico for encontrado no último minuto).

Como essa será uma versão LTS, o Ubuntu 12.04 ainda terá pelo menos três releases de manutenção depois de lançado. O primeiro deve sair em 16 de agosto de 2012, o segundo em 7 de fevereiro de 2013, e uma terceira release, que deve sair em algum momento do meio de 2013.

Isso, claro, se o mundo não acabar no final de 2012...

Com informações: Softpedia

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gonzalo
Parece que vai ser adiado, pelo menos para dia 28: http://www.fuctura.com.br/2012/02/lancamento-do-ubuntu-12-04-em-recife/ Mas tudo bem. Esperamos mais, pois preferimos algo sem "bugs" ;-)
Leandro Jorge Junges
Conselho de senhas para root root 1234 4321 admin seu nome nome do pc time de futebol abcd dcba sobrenome seu nome + 123 ... Cara e ainda tem troxa que usa isso (até para banco)
Carlos Santos
Meu ubuntu 11.04 só está aparecendo o prompt. Como faço para retornar a interface gráfica. Já usei comando tipo StartX, porém não funcionou. PS. Uso windows em dual boot, Somente o windows está funcionando.
Tiago Pereira
Não tô nem aí pra virus no linux e enquanto a atualização prefiro a LTS utilizo atualmente o ubuntu 10.04 e só vou mudar pra próxima LTS.
Victor
Sim, mas no Linux, só existe 4 vírus catalogados e todos eles dependem de uma senha de administrador ridícula como "4321" para funcionar. Isso até seria uma preocupação maior se estivessimos falando em servidores, mas como não estamos.....
Guilherme Mac
Mas qdo perde o suporte perde atualizações de segurança, o q é muito importante
Guilherme Mac
Ubuntu ainda suportará. É só ir na Central de Programas e instalar, sem problemas, assim como se faz com o KDE, o XFCE, etc. O bom de se ter vários ambientes gráficos é isso :)
Guilherme Mac
No caso do Ubuntu pode-se ficar com o Gnome clássico sem problemas. Não precisa mudar pro Unity se não quiser.
Victor
Talvez ele tenha perdido. Mas só os fracos precisam de suporte.
Guilherme Mac
Já não perdeu o suporte não? O_o
Rodrigo
O que mais aparece às vésperas do lançamento de uma versão nova, são usuários insatisfeitos. Mesmo que eles não façam idéia do que vai ser lançado. O negócio é publicar e esperar...
JosephDiniz
Essa questão de atualizar vai a cada seis meses vai muito do usuário. Eu, por exemplo, só atualizo nas versões LTS. Fiquei com a 8.04 até o lançamento da 10.04 e só vou atualizar agora com o lançamento da 12.04. Tenho um conhecido que sempre pula as versões X.04 e só atualiza para as X.10. Nada te obriga a ficar atualizando a cada seis meses...
Tiago
Ainda estou no 8.04 kkkkkk
@malloy_
Ki sds do meu linux usei ubuntu por 3 anos tive ki migrar pro wndowns de novo por pressão HAHHA
Victor
/\ Instalar *.tar.bz2 e coisas do gênero não é algo fácil ao usuário leigo(ele não suporta *.DEB e *.RPM), pois envolve linha de comando e para instalar o GentOO é um inferno, o usuário acha difícil particionar o HD, configurar a BIOS e responder algumas questões sobre que lingua, padrão de teclado, etc; utilizar.... Mesmo eu que estudo na área de computação e me dou bem em matérias como estrutura de dados, programação, arquitetura de computadores, etc; sofri para conseguir instalar ele..... Passei 3 dias pesquisando e estudando e ainda sofri no 4º dia para conseguir instala-lo. Ele é mais difícil de instalar até que o slackware.....
Exibir mais comentários